manutenção de piscinas

Aprenda a fazer de forma correta a manutenção de piscinas

Um bom banho de piscina é irresistível, mas para que a água esteja saudável para os banhistas, é necessário fazer um tratamento que envolve processos químicos e físicos. Em outras palavras, a manutenção de piscinas é mais do que aplicar cloro indiscriminadamente. A substância é, sim, fundamental para deixar a água livre de microrganismos responsáveis pela transmissão de doenças, mas é apenas uma das etapas necessárias e que deve ser feita corretamente. Por isso, neste artigo vamos mostrar o passo a passo de como fazer essa manutenção para ajudá-lo a deixar sua piscina sempre pronta para o uso.

Antes de explicarmos o processo, é importante que você entenda por que o tratamento periódico da água é tão necessário. Bom, além das questões sanitárias, referentes à destruição de bactérias e outros microrganismos que causam doenças, é ele que mantém a beleza e a cristalinidade da água, elimina odores desagradáveis e remove materiais orgânicos e inorgânicos, como poeira, folhas, insetos e suor.

Passo a passo para fazer a manutenção de piscinas

Vamos, então, para a parte prática? Antes de começar o procedimento em si, você precisa conhecer o volume de água da piscina. Como fazer isso? De modo geral, o cálculo é realizado multiplicando as medidas do comprimento, da largura e da profundidade média (soma das profundidades da parte mais funda e da mais rasa, dividida por dois). E aqui temos uma ótima dica: você pode calcular o volume da sua piscina de forma muito fácil com a calculadora Bel Piscinas. Essa ferramenta permite descobrir tanto o volume de água da sua piscina quanto a quantidade certa de produtos para utilizar nela.

Muito bom, não é verdade? Bem, com essa informação em mãos, você pode prosseguir para as etapas seguintes.

1 – Medir e ajustar a alcalinidade da água

Toda manutenção de piscina inicia na medição da alcalinidade. Ela corresponde à capacidade da água neutralizar ácidos e, assim, manter o pH estável. Em outras palavras, atua como um tampão do pH, dispensando correções frequentes dele quando mantida na faixa ideal (de 80 a 120 ppm). Com isso, proporciona maior economia e praticidade. Sua medição é realizada com o Kit Teste de Alcalinidade Bel e, dependendo do resultado, é preciso corrigi-la. Se ela estiver baixa, utilize o Alca+Bel. Se estiver alta, aplique o Redubel. Esse procedimento deve ser realizado semanalmente.

2 – Medir e corrigir o pH

Com a alcalinidade estabilizada, é hora de corrigir o potencial hidrogeniônico da água, ou, simplesmente, pH. Esta medida está condicionada à quantidade de íons de hidrogênio, indicando, assim, se uma solução está ácida (de 0 a 6), neutra (7) ou básica (de 8 a 14). Quando aplicamos esse conceito na manutenção de piscina, o objetivo é conferir a neutralidade da água para tratá-la da melhor forma. O ideal é que o pH da água da piscina esteja entre 7,2 e 7,6, mas como descobrir isso? Com o Kit Teste de pH e cloro Bel. Dependendo do resultado obtido, é preciso corrigir o pH utilizando o pH Bel, caso o resultado seja menor que 7,2, ou o Redubel, se ele for maior que 7,6. Lembre-se de repetir essa etapa semanalmente.

3 – Medir a quantidade de cloro e aplicar o necessário

O cloro é o responsável pela sanitização da água da piscina, ou seja, é ele que vai deixá-la livre de microrganismos perigosos para a saúde dos banhistas. E como isso acontece? Quando o cloro é aplicado na água ele reage formando subprodutos diferentes, dentre os quais destacamos o ácido hipocloroso (HOCI), ele é responsável por atacar as células dos microrganismos. Para que o produto proporcione o resultado esperado, é preciso aplicá-lo em quantidades corretas, considerando o volume da piscina. Desta forma, o primeiro passo é medir a quantidade de cloro na água, o que é feito com o mesmo Kit Teste de pH e cloro Bel, e conferir se está na faixa ideal (1 a 3 ppm). Para manter os níveis corretos, aplique pelo menos a cada dois dias o Clorobel ou o Diclorobel e mantenha uma pastilha de Triclorobel no flutuador dentro da sua piscina. Lembre-se de retirar o flutuador durante o uso da piscina pelos banhistas!

4 – Adicione clarificante

Em seguida, é preciso adicionar o clarificante. Este produto tem a capacidade de agrupar toda a sujeira em flocos maiores, depositando-os no fundo da piscina. Isso facilita a decantação e a aspiração, deixando a água limpa e cristalina. Para essa etapa, indicamos que você aplique semanalmente o Clarificante Bel. Uma das vantagens do nosso produto é que ele deixa sua piscina limpa sem alterar o pH.

5 – Acrescentar algicida

Para manter a água da piscina livre das algas, é importante aplicar semanalmente o algicida. Essa substância tem uma fórmula que age especificamente nos focos de algas, prevenindo-as ou eliminando-as. Para isso, indicamos o Algicida Bel Plus, cuja fórmula contém um leve teor de cobre, responsável por potencializar a eliminação desses microrganismos sem reagir com o cloro da piscina.

6 – Desengordurar as bordas

Com o uso constante da piscina, é natural que se acumule gordura nas bordas dela, proveniente dos protetores solares e dos óleos bronzeadores utilizados pelos banhistas. Para remover essa gordura e garantir a limpeza, é aconselhável utilizar o Limpa Bordas Bel semanalmente.

7 – Faça o tratamento físico

Após a aplicação dos produtos químicos, você vai iniciar o processo físico de manutenção. Assim, ligue o filtro e o deixe funcionando por pelo menos duas horas para que o produto seja bem distribuído por toda a piscina. Depois, aguarde de 12 a 24 horas para que toda a sujeira seja depositada no fundo e, em seguida, faça a aspiração, descartando a água com a sujeira. É importante que a água seja filtrada diariamente e a sujeira, aspirada uma vez por semana.

Com esses passos sua piscina estará sempre pronta para a diversão. Faça um calendário marcando os dias em que os procedimentos precisam ser feitos e garanta o conforto e a saúde dos banhistas! E não se esqueça: em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe! Estamos prontos para ajudá-lo.