Gestantes na piscina: conheça os principais cuidados

A gente sabe que um bom banho de piscina não se nega a ninguém! Mas existem algumas situações em que é preciso pensar duas vezes antes de pular na água e é isso que acontece quando falamos sobre as gestantes na piscina. É claro que elas também podem desfrutar desse local com a família e os amigos, mas é preciso ter alguns cuidados para garantir a saúde da mamãe e do bebê.

E para que você saiba que cuidados são esses, nós produzimos este artigo com diversas dicas sobre o assunto. Assim, você fica por dentro do tema e também pode contribuir para promover a segurança e o conforto das gestantes na piscina. Confira!

Principais cuidados com as gestantes na piscina

Muitas pessoas têm dúvidas sobre se as gestantes podem, de fato, entrar na piscina. E quanto a isso, elas podem ficar despreocupadas: não há nenhum problema em tomar um bom banho na piscina durante a gestação. Basta ter atenção para não fazer movimentos muito intensos e procurar se manter mais perto das bordas para se segurar caso tenha algum mal-estar.

Na verdade, quando o assunto é gestantes na piscina, o que vale mesmo é o bom senso. É possível e até bom para amenizar o desconforto dos últimos meses de gravidez que a mulher fique na água ou pratique movimentos leves com o apoio de um profissional especializado. O que não é indicado é dar mergulhos e saltos, que podem ser mais perigosos nessa fase.

Falando nisso, o ideal é sempre usar a escada para entrar e sair da piscina. Existem até modelos mais recomendados para as gestantes, as chamadas escadas confort. Elas têm uma leve inclinação, além de degraus duplos e corrimãos seguros, que promovem mais conforto e segurança para a entrada e a saída do local. Por isso, são uma ótima opção para as gestantes na piscina.

Dicas adicionais para um bom banho de piscina

É impossível falar de piscina sem pensar no sol, não é verdade? Pois as mulheres grávidas também precisam ter atenção a ele! Durante a gestação, a pele fica muito mais sensível, o que contribui para o aparecimento de manchas. Por isso, é necessário redobrar os cuidados com o sol, usando chapéu e guarda-sol, além de um protetor solar com fator de proteção mais alto.

Outro cuidado importante é em relação às roupas úmidas. Se, em geral, o indicado é nunca usá-las por muito tempo após o banho, durante a gravidez, é preciso ainda mais atenção. Isso porque a umidade acaba favorecendo infecções, como a candidíase, que são comuns na gestação e podem prejudicar a saúde da mamãe e do bebê. Por isso, é essencial trocar de roupa logo após o banho.

Vale lembrar também que o calor é um ótimo motivo para tomar um banho de piscina, mas pode ser um vilão para as gestantes que têm pressão baixa. Nesse sentido, proteja-se sempre do sol, como já falamos, e procure ficar na piscina nas primeiras e nas últimas horas do dia, quando o calor está mais ameno e o risco de ter algum mal-estar é menor.

Como o clima quente contribui para aumentar o inchaço, procure não ficar muito tempo em pé, mesmo na piscina. Você pode aproveitar as bordas para esticar as pernas sobre uma cadeira e ajudar a circulação. Além disso, ingerir água, sucos e vitaminas frescos e naturais é ótimo para manter a hidratação, assim como fazer consumo de frutas e picolés, que ajudam a refrescar.

Qualidade da água é outro aspecto importante

Uma piscina limpa e bonita é um convite para um bom banho, concorda? Mas além disso, garantir a saúde da água é fundamental para a segurança e o bem-estar das gestantes e de todos os outros banhistas que frequentam esse espaço. Por isso, além dos cuidados sobre os quais já falamos, tenha atenção à qualidade da água da piscina.

E para isso, lembre-se que você pode contar com a Bel Piscinas! Nós oferecemos soluções completas para o tratamento das piscinas e temos um método inovador para que você saiba como tratá-las sem dor de cabeça: o VAPT. Acesse o nosso site, conheça os nossos produtos e veja como o VAPT pode ajudar você a cuidar bem da sua piscina!

Ah, e se você tiver mais alguma dúvida sobre as gestantes na piscina ou quiser compartilhar as suas experiências sobre o assunto, deixe seu comentário aqui embaixo e enriqueça a nossa conversa!