6 erros que você não deve cometer ao limpar a piscina

Limpar a piscina com frequência é fundamental para que a água esteja sempre cristalina, saudável e ideal para um bom banho! Não é à toa que sempre reforçamos essa questão aqui no blog. Mas sabemos que a manutenção desse espaço pode ser desafiadora, principalmente para quem está começando.

E é para ajudar você a esclarecer possíveis dúvidas e fugir de problemas quando o assunto é limpar a piscina que desenvolvemos este artigo, elencando os principais erros que podem ser cometidos e mostrando como fugir deles. Acompanhe com a gente!

1 – Misturar produtos químicos diferentes

Na angústia de dar um jeito em uma água suja, não é incomum que o dono da piscina acabe fazendo uma mistura de produtos químicos para resolver logo o problema. Porém, essa prática não costuma oferecer bons resultados e, além disso, ainda pode ser nociva à sua saúde e também à sua piscina.

Por isso, nunca misture produtos químicos ao limpar a piscina e tome cuidado também ao armazenar e manusear essas substâncias. Mantenha todos os itens separados e não utilize um mesmo dosador para manipular produtos diferentes, pois isso pode até diminuir a eficácia deles.

2 – Uso de produtos em excesso

Uma preocupação ao limpar a piscina é que a dosagem de um produto possa não ser suficiente para resolver um problema e, de fato, isso pode mesmo reduzir sua eficiência. Contudo, essa situação por vezes gera outro erro: usar o produto em questão em excesso.

O uso de um produto em uma dose maior que a ideal pode gerar problemas à saúde, como irritação na pele no caso do cloro, por exemplo, além de causar danos à estrutura da piscina. Para que isso não aconteça, uma boa dica é utilizar a calculadora da Bel Piscinas para saber a quantidade ideal de cada produto de acordo com o volume de água do seu espaço.

3 – Não dissolver os produtos da forma correta

Produtos químicos em pó ou granulados, como cloro e sulfato de alumínio, precisam ser dissolvidos na água antes de serem aplicados na piscina. Se isso não for feito da forma correta, essas e outras soluções podem acabar acumuladas e suspensas na superfície, prejudicando, mais uma vez, sua eficácia.

Sem esquecer que a diluição incorreta também pode causar danos no revestimento de piscinas de fibra e de vinil. Por isso, o recomendado é fazer a diluição do produto em um balde com uma pequena quantidade de água da própria piscina para só depois aplicá-lo na piscina toda.

4 – Esquecer de fazer teste químico da água

Uma das primeiras coisas que se aprende sobre limpar a piscina é a importância de realizar o teste químico da água, isto é, medir o pH, a alcalinidade e o cloro. Porém, mesmo assim muitas pessoas não dão a devida relevância a essa prática ou simplesmente esquecem de fazer esse procedimento.

O fato é que sem saber como estão esses parâmetros, ou ainda sem corrigi-los, se necessário, todo o tratamento da piscina é colocado em risco, já que os produtos podem não agir como o esperado. Por isso, lembre-se sempre de fazer o teste químico da água antes de limpar a piscina.

5 – Ignorar a manutenção da motobomba, do filtro e da estrutura

É comum que a qualidade da água ganhe maior atenção durante a limpeza. Mas é fundamental que o maquinário e a própria estrutura da piscina também sejam verificados com frequência para evitar problemas em todo o conjunto e assegurar uma vida útil ainda maior aos componentes.

A presença de água na casa de máquinas, manchas insistentes, problemas na aspiração ou mesmo a diminuição no volume de água são apenas alguns dos sinais da necessidade de reparos. Dessa forma, é importante estar atento aos problemas e fazer a manutenção periódica de todo o espaço.

6 – Limpar a piscina apenas antes de utilizá-la

A limpeza da piscina deve ser realizada apenas antes do uso, certo? Errado! Embora a falta de tempo possa minar essa tarefa no dia a dia, os cuidados com a água devem ser feitos periodicamente, mesmo durante o inverno ou quando o uso não é tão frequente.

É que, sem os cuidados rotineiros, acaba sendo mais difícil recuperar a qualidade da água e a própria estrutura da piscina pode sofrer danos, o que vai gerar mais trabalho e custos para você. Por isso, faça a manutenção periódica mesmo se não for usar a piscina.

Para limpar a piscina, escolha soluções de qualidade!

Como vimos, alguns erros são comuns ao limpar a piscina, mas uma coisa é certa: com as soluções da Bel Piscinas você conquista mais praticidade nessa tarefa e, claro, garante que a água fique sempre saudável e cristalina. E tudo isso com o melhor custo-benefício do mercado. Conheça nossos produtos e surpreenda-se com a qualidade!

Ah, se quiser se aprofundar no tema, aproveite para conferir o Guia Prático Bel Piscinas. Nele, mostramos medidas de prevenção e tratamento adequadas para evitar e resolver problemas no seu espaço. Clique no botão abaixo para acessá-lo e mantenha-o sempre por perto para esclarecer alguma dúvida: