sulfato de alumínio na piscina

Como orientar seus clientes sobre o uso de sulfato de alumínio na piscina

A manutenção da água da piscina é um processo que deve ser feito em diversas etapas. Além de medir e acompanhar os índices químicos, é preciso fazer a aplicação do cloro, do algicida, do estabilizador de pH e, não menos importante, do decantador. E é justamente por facilitar o processo de decantação que o uso de sulfato de alumínio na piscina se popularizou bastante nos últimos anos.

Mas muitas pessoas ainda possuem dúvidas na hora de usar esse produto no tratamento da água e, por isso, ao colocá-lo à venda na sua loja de piscinas, é importante garantir que seus clientes saibam como manuseá-lo da forma adequada. Isso porque, quando aplicado sem a orientação correta, o sulfato de alumínio pode acabar prejudicando a água da piscina.

Entenda o que é e como funciona o sulfato de alumínio na piscina

Sem muito mistério, o sulfato de alumínio é uma espécie de sal obtido pela reação química entre ácido sulfúrico e hidróxido de alumínio. Em sua forma neutra, o sulfato de alumínio é um composto químico granulado de cor azul que possui baixos índices de toxicidade e que é extremamente solúvel em água. Em lojas especializadas na limpeza de piscinas, ele geralmente é encontrado em uma versão mais refinada, uma espécie de pó branco, e seu uso costuma ser recomendado por conta da eficácia: ele é capaz de colocar toda a sujeira no fundo da piscina mesmo com a motobomba desligada, facilitando a limpeza e a aspiração.

Ou seja: o sulfato de alumínio é uma ótima solução para situações em que há excesso de resíduos sólidos na água e a decantação se faz obrigatória. No entanto, é preciso ter em mente que um dos efeitos químicos da aplicação do sulfato de alumínio na água é a redução do pH. Em outras palavras, se a piscina estiver com os índices químicos estáveis, utilizar o sulfato de alumínio vai alterar o pH e, consequentemente, a qualidade da água para o banho.

Isso quer dizer que seu cliente pode, sim, usar o sulfato de alumínio na piscina. Porém, cabe aos vendedores da sua loja o papel de alertá-lo de que esse uso está condicionado à aplicação de estabilizadores de pH e tratamentos complementares. Afina, como já falamos por aqui, o controle do pH é muito importante no tratamento da piscina — sua alteração deve ser somente em caráter corretivo.

Vamos pensar em uma situação mais prática: imagine que, depois de um temporal atingir a cidade, um cliente chegou na sua loja de piscinas em busca do sulfato de alumínio — ele ouviu de um amigo, que também tem piscina em casa, que o sulfato ajudou a eliminar toda a sujeira que se acumulou na água por conta do temporal. Sendo assim, seu vendedor faz a venda. O problema é que, poucos dias depois, esse cliente volta na loja com um novo problema: a sujeira se foi, mas agora a água da piscina está turva, esbranquiçada ou com a acidez em níveis irregulares.

Identificar o problema é simples. Nesse cenário, a aplicação do sulfato de alumínio provavelmente reduziu o nível do pH — lembre-se de que a escala do pH da água pode variar de 1 a 14 e que todo pH inferior a 6 é considerado ácido. Sendo assim, a acidez acabou reagindo com a sujeira e com os índices de cloro que já estavam presentes na água, fazendo com que a piscina ficasse esbranquiçada e imprópria para o banho.

Isso quer dizer que seu cliente utilizou o sulfato de alumínio para a decantação, mas esqueceu de regular a acidez da água após o uso, solucionando apenas parte do problema. Agora, a missão é estabilizar os níveis de pH da água novamente. A boa notícia é que reverter esse quadro é simples: basta utilizar o seu kit de pH para conferir os níveis de acidez e aplicar um estabilizador de acordo com as especificações do fabricante.

Aqui na Bel Piscinas, por exemplo, o pH Bel é uma ótima alternativa para elevar o pH da água quando ela estiver abaixo de 6,8, evitando desconforto, ardor nos olhos, corrosão de equipamentos diminuindo o consumo de cloro. Além disso, o pH Bel melhora a eficiência dos produtos clorados e floculantes, garantindo uma piscina limpa e bem trata  e sem interferências por mais tempo!

Como utilizar o sulfato de alumínio na piscina de forma segura e eficiente

Você já viu que o uso do sulfato de alumínio na piscina exige atenção redobrada. Contudo, isso não significa que ele não possa ou não deva ser utilizado pelos seus clientes no tratamento da água. Pelo contrário: o sulfato é uma ótima ferramenta para a decantação da água e o importante é que ele seja utilizado da maneira correta. Pensando nisso, elaboramos um passo a passo para que você possa orientar seus clientes com segurança na hora de vender o sulfato de alumínio para a decantação. Confira:

  1. O primeiro passo na hora de usar o sulfato de alumínio é verificar o pH da água. Para não correr o risco de causar danos permanentes na piscina, o pH deve estar entre 7,2 e 7,6.
  2. Se o pH estiver estável, utilize um balde com água da própria piscina para dissolver 40 gramas de sulfato de alumínio para cada metro cúbico de água. Distribua o conteúdo do balde uniformemente e deixe a piscina recirculando por 15 minutos. Em seguida, aplicar 40 gramas da barrilha leve para ajustar o pH e deixar a piscina recirculando novamente por mais 30 minutos. Depois é só desligar a motobomba e deixar a decantação acontecer naturalmente. O ideal é que exista um intervalo de mais ou menos 12 a 24 horas entre esta e a próxima etapa.
  3. Após esperar 12 horas, a sujeira da piscina provavelmente estará decantada no fundo, então, é só fazer a aspiração dos resíduos normalmente.
  4. Em seguida, é só verificar se os parâmetros de pH, alcalinidade e cloro estão corretos. Caso seja necessário realizar algum ajuste, sempre diluir primeiramente o produto em um balde com água e depois jogar na piscina, deixando circular por alguns minutos para que a mistura fique homogênea.

Não esqueça que a piscina não deve ser utilizada durante esse processo e que não há um tempo certo de espera até que esteja em condições ideais para o banho. Afinal, o uso da piscina está condicionado ao controle dos parâmetros químicos da água. Por isso, se a piscina estiver com cloro livre entre 1 e 3 ppm, se o pH estiver entre 7,2 e 7,4 e se a alcalinidade total estiver entre 80 e 100 ppm a piscina já pode ser usada, independentemente do processo que foi adotado para realizar a limpeza.

Orientando seus clientes com as dicas que apresentamos neste artigo, vai ficar muito mais fácil entender os riscos e os cuidados necessários na hora de aplicar o sulfato de alumínio na piscina. Dessa forma, você evita dores de cabeça e garante a satisfação do cliente! Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe, estamos à disposição da sua loja com um catálogo completo de produtos para garantir uma piscina sempre limpa, cristalina e bem tratada!