flutuador

Por que é importante usar o flutuador na manutenção da piscina

Durante a manutenção da água da piscina, uma das principais preocupações é a desinfecção dela, não é mesmo? Tanto que o cloro é um dos produtos mais lembrados para a realização dessa tarefa — e a ele estão associados alguns mitos, para os quais já chamamos a atenção diversas vezes aqui no blog. Como explicamos em outros posts, é preciso ter cuidado com a quantidade de cloro aplicada na piscina, pois tanto o excesso quanto a escassez dele podem causar sérios problemas de saúde para os banhistas. E disso surge uma nova questão: como manter o produto na quantidade adequada diariamente? É exatamente para respondê-la que o flutuador entra em ação.

Bom, antes de falarmos sobre o flutuador em si, é preciso relembrar que, mesmo seguindo à risca o calendário de tratamento da piscina, os níveis de cloro na água tendem a diminuir rapidamente após a aplicação dele. Isso acontece por diversos fatores, como os climáticos. O sol, por exemplo, é um dos principais agentes responsáveis pela degradação do produto, a ponto de, muitas vezes, ele durar apenas alguns minutos após a aplicação. Dessa forma, embora o tratamento seja realizado e a água devidamente desinfectada, a proteção que o cloro continuaria proporcionando contra os microrganismos indesejados é reduzida ou até anulada.

É por este motivo, inclusive, que o indicado é aplicar o cloro durante à noite. Entretanto, por mais que essa prática ajude a prolongar o efeito do produto, ele será inativado tão logo o sol volte a incidir na piscina com mais intensidade. Existem até algumas soluções para reduzir esse efeito, como o uso de capas protetoras, mas um dos procedimentos que faz toda a diferença para manter a água da sua piscina sempre limpa e saudável é exatamente o uso diário de flutuadores. Nós vamos explicar o porquê.

O flutuador como grande aliado na manutenção de piscinas

Os flutuadores são acessórios que funcionam com cloro em tabletes, de modo que as pastilhas são lentamente dissolvidas enquanto o equipamento flutua pela piscina. Como resultado, os níveis do produto são mantidos na medida certa, sem a necessidade de aumentar sua aplicação. Além disso, o cloro é distribuído de forma homogênea pela água, garantindo que ela esteja limpa e cristalina. Em outras palavras, é mais economia e eficiência no tratamento químico da água da sua piscina.

O acessório é composto por uma caixa de plástico com um espaço para colocar o tablete de cloro. Ao ser colocado na superfície da água, o tablete é dissolvido de forma controlada para manter a piscina por mais tempo com um residual do produto na quantidade adequada. É importante ressaltar que o flutuador deve ser retirado durante o uso da piscina pelas pessoas, sendo guardado em um balde com a água dela. Também não é indicado seu uso em piscinas de vinil ou de fibra de vidro, pois o tipo de cloro utilizado nesse processo pode danificar permanentemente o material, com manchas ou descoloração.

Outro aspecto que precisa ser avaliado antes de utilizar o flutuador é o tamanho da piscina. Isso porque quanto maior ela for, é necessário usar mais de um equipamento para conseguir o resultado desejado na manutenção. Por isso, é importante ficar atento às orientações do fabricante. E para que o flutuador libere a quantidade certa de cloro na água, basta regular o dosador, também seguindo as orientações do fabricante. Bem fácil, não é verdade?

Triclocobel: o melhor cloro para flutuadores

Agora que já explicamos a função e a importância dos flutuadores, vamos falar sobre o tipo de cloro que deve ser utilizado com ele: aquele produzido em pastilha. Embora ofereça os mesmos resultados que os produtos em forma líquida aplicados durante o tratamento da água, a pastilha permite que o flutuador funcione corretamente, dissolvendo o produto aos poucos e liberando uma quantidade constante, definida de acordo com a regulagem do dosador. É por esta razão que não se deve utilizar cloro líquido.

A qualidade do cloro também é essencial nesse processo. E é levando em isso em consideração que desenvolvemos o Triclorobel. Nosso produto tem todas as especificações exigidas para que os níveis de cloro estejam sempre corretos e, assim, a água tenha a qualidade necessária, garantindo a saúde dos banhistas. Ele também pode ser utilizado em dosadores automáticos ou não automáticos instalados no sistema de distribuição ou nas tubulações de água.

Com o Tricolobel, o resultado dos flutuadores são otimizados, deixando sua piscina sempre pronta para a diversão de todos. Por isso, não perca mais tempo e teste nosso produto! Nós garantimos o melhor custo-benefício do mercado!