É só o calor chegar que as pessoas logo se animam para tomar um bom banho de piscina. Afinal, ninguém discorda que é o lugar perfeito para se refrescar do calor intenso, não é verdade? Mas para curtir ao máximo é preciso ficar atento a alguns perigos escondidos que podem prejudicar a saúde e o bem-estar das pessoas, como a sujeira acumulada e a proliferação de microrganismos. É exatamente por isso que o tratamento da piscina no verão deve receber um cuidado especial, considerando desde a revisão dos equipamentos até a frequência do uso de produtos.
É claro que a limpeza e a manutenção devem ser feitas o ano todo, pois esse processo é o que proporciona conforto para os banhistas, com uma água limpa e cristalina, deixando a piscina sempre pronta para o uso. No verão o princípio é o mesmo, mas o responsável pelo cuidado com a água da piscina, seja você o próprio dono dela, seja um piscineiro, precisa dedicar uma atenção maior, tanto em relação ao tratamento químico, que envolve a aplicação de cloro e algicida, por exemplo, quanto ao físico, relacionado à filtração e à aspiração.
Complicou? Calma, vamos explicar direitinho como tudo funciona. O primeiro passo para o cuidado correto de piscinas é a verificação do funcionamento do filtro e da bomba. O ideal é que eles passem por uma vistoria antes mesmo de iniciar o verão, quando será exigido bastante deles. Dependendo do porte, o indicado é chamar uma empresa especializada para fazer esse serviço, pois os profissionais vão garantir o perfeito estado dos equipamentos. Lembre-se de que essa revisão deve ser feita pelo menos uma vez por ano.
Passo a passo para o tratamento da piscina no verão
Agora vamos passar para a parte prática do processo, falando mais sobre os produtos a serem utilizados em cada etapa. Como dissemos, o tratamento e a manutenção da água das piscinas devem acontecer periodicamente, sendo intensificados conforme o aumento do uso, tão típico no verão. E isso envolve desde a medição da alcalinidade até a aplicação de cloro e algicida, além de outras substâncias que promovem a decantação da sujeira, facilitando a limpeza. Confira!
1 – Medir e ajustar a alcalinidade
A alcalinidade é uma medida importante para a estabilização do pH da água. Quando ela está fora da faixa ideal (de 80 a 120 ppm), é preciso corrigi-la para que o pH se mantenha estável. Você pode medir a alcalinidade da água da piscina com o Kit de Teste Bel e corrigir, caso seja necessário, com o Alca+Bel ou o Redubel. No verão, esse processo deve ser feito uma vez por semana.
2 – Medir o pH
Após a correção da alcalinidade é preciso conferir o pH da água. Utilize o Kit de Teste Bel e confira se a medida indicada é de 7,2 a 7,6. Caso seja menor que 7,2, significa que a água está ácida e, por isso, é preciso corrigi-la com o pH Bel, uma substância alcalina. Por outro lado, quando o pH está acima de 7,6, a água está básica e deve ser corrigida com o Redubel. No verão, esse processo deve ser realizado diariamente, pois as chuvas fortes do fim de tarde influenciam no controle da qualidade da água da piscina.
3 – Clorar a água
O próximo passo é desinfectar a água com cloro, garantindo que a piscina fique livre dos microrganismos. Entretanto, não basta adicionar cloro indiscriminadamente. É preciso colocar a quantidade certa, de acordo com o volume da piscina. No verão, por conta do calor intenso, a substância deve ser reposta diariamente, normalmente no início da noite, quando a chuva do fim de tarde já passou e a piscina já foi utilizada. Nós indicamos o uso do Clorobel ou do Diclorobel nessa etapa durante o verão.
4 – Clarificar a água
O uso frequente das piscinas no verão, também aumenta a quantidade de partículas de sujeira na água e, por isso, é importante limpá-la muito bem. Isso é realizado com uma substância capaz de unir essas partículas em flocos grandes e pesados, facilitando a decantação. Esta é a função, por exemplo, do Clarificante. Uma das vantagens do nosso produto é o fato de ele não interferir no pH, de modo que, após aplicá-lo, não é necessário estabilizar o pH novamente. Esta etapa deve ser realizada no mínimo uma vez por semana, sendo necessária para manter a água cristalina.
5 – Acrescentar algicida
Para manter a água da piscina livre das algas, é importante aplicar semanalmente o algicida. Essa substância tem uma fórmula que age especificamente nos focos de algas, prevenindo-as ou eliminando-as. Para isso, indicamos o Algicida Bel Plus, cuja fórmula contém um leve teor de cobre, responsável por potencializar a eliminação desses microrganismos sem reagir com o cloro da piscina.
6 – Desengordurar as bordas
Com o uso constante da piscina, é natural que se acumule gordura nas bordas dela, proveniente dos protetores solares e dos óleos bronzeadores utilizados pelos banhistas. Para remover essa gordura e garantir a limpeza, é aconselhável utilizar o Limpa Bordas Bel semanalmente.
Além do processo químico, os responsáveis pelo tratamento da água da piscina também devem se preocupar com a manutenção física. Assim, a filtração deve ser realizada diariamente durante o verão para retirar toda a sujeira grossa, como insetos, folhas e cabelos. Também é indicado aspirar a piscina no mínimo uma vez por semana, ou sempre que for aplicado o clarificante.
Com essas informações você está pronto para tratar a água da sua piscina durante o verão, garantindo que ela esteja sempre limpa e preparada para o uso. E caso surja alguma dúvida, deixe um comentário. Nossa equipe está pronta para ajudá-lo!