Como usar o WhatsApp na loja de piscinas para impulsionar os negócios

A tecnologia veio para facilitar uma série de aspectos do nosso cotidiano, inclusive a forma com que as empresas atendem seus clientes. Se, antigamente, era preciso fazer visitas técnicas para orientar um consumidor sobre o uso correto de produtos para o tratamento da água, por exemplo, hoje isso pode ser feito de forma mais prática e rápida com a utilização do WhatsApp na loja de piscinas.

Entre todas as vantagens de utilizar essa ferramenta no dia a dia, a principal delas talvez esteja no fato de que o WhatsApp é utilizado por uma quantidade imensa de pessoas no Brasil. Segundo uma pesquisa da Exame, o país é o segundo que mais utiliza o aplicativo no mundo, com 120 milhões de usuários ativos.

Já imaginou que prático receber algumas fotos do seu cliente que mostram o atual estado da piscina e, com algumas mensagens, explicar qual a forma correta de fazer o tratamento, indicar os produtos necessários e agendar a entrega deles, tudo em uma só plataforma? Pois saiba que isso não só já acontece como, inclusive, há muitos negócios que até preferem realizar o contato com seus clientes pelo WhatsApp do que pelos meios convencionais. 

Boas práticas no atendimento pelo WhatsApp na loja de piscinas

Quando falamos em WhatsApp na loja de piscinas, a verdade é que as possibilidades trazidas pelo potencial de aproximação com o público-alvo são tantas que a comunicação com os clientes por meio dessa ferramenta acaba se tornando quase inevitável. Mas, assim como em qualquer outra forma de contato, existem alguns cuidados que não podem ficar de lado na hora de utilizar o aplicativo para impulsionar os negócios.

É por isso que o primeiro passo para adotar essa ferramenta de forma efetiva no dia a dia da loja de piscinas é planejar a sua estratégia. Muitos empreendedores pecam nesta etapa importante e isso influencia muito no rendimento das ações desenvolvidas pelo WhatsApp. Por isso, planeje como serão os envios das mensagens, a periodicidade, os horários e o conteúdo.

Lembre-se de que é importante encontrar um equilíbrio. Você deve manter uma frequência que seja agradável aos seus clientes: nem muito constante, nem muito espaçada. Também é prudente evitar o envio a esmo de mensagens com promoções e ofertas para qualquer número que chegue até você. É bem provável, por exemplo, que sua loja de piscinas já tenha uma espécie de banco de dados com os números de seus clientes, certo?

Isso facilita, e muito, o processo da comunicação, desde que o lojista tenha em mente que o WhatsApp não deve ser utilizado, em hipótese alguma, para enviar spam. Por isso, somente envie mensagens para quem você conhece e, principalmente, para clientes que permitiram esse contato. Seguindo essa dica, você não só garante um bom engajamento do público com as mensagens, mas também mostra que a sua loja se preocupa com a clientela.

Outra dica importante envolve a necessidade de conhecer bem o perfil de seus consumidores. Quais são os clientes que fazem o tratamento da piscina diariamente? Quais são mais esporádicos no cuidado com a água? Aqui, vale separar aqueles que já possuem um certo entendimento da rotina de manutenção da piscina dos “marinheiros de primeira viagem”, que ainda estão conhecendo esse passo a passo.

Descobrindo o perfil dos seus clientes, fica mais fácil identificar comportamentos, necessidades, expectativas e tendências — e é claro que tudo isso pode ajudar a sua loja na criação de relacionamentos mais fortes e duradouros com eles. A linguagem empregada para sua audiência também precisa de atenção, afinal, não é indicado falar com pessoas que tenham entre 18 e 24 anos da mesma forma que se fala com aquelas mais velhas, você concorda?

Atenção redobrada às necessidades do cliente

Colocando essas dicas em prática, você provavelmente já será capaz de segmentar melhor a sua clientela e, com isso, definir algumas estratégias mais assertivas para atraí-la e fidelizá-la. Só que ainda existe um ponto que precisa ficar bem claro nessa dinâmica: a agilidade na obtenção de respostas, um dos atributos mais relevantes do WhatsApp!

Se um cliente entra em contato com a sua loja em busca de orientações, digamos, sobre o uso do flutuador na piscina, de que adianta demorar dois ou três dias para fornecer a resposta que ele precisa? Lembre-se que estamos falando de uma ferramenta dinâmica e prática. Se você não for capaz de responder pelo menos no mesmo dia, essa pessoa vai buscar a informação em outra fonte e lá se vai um cliente para a concorrência.

Por isso, se você pretende adotar o WhatsApp na sua loja de piscinas, certifique-se de que haja tempo hábil para utilizá-lo e para responder com clareza aos seus clientes. E, claro, não esqueça que o aproveitamento do aplicativo na loja é útil antes, durante e após a realização das compras. Isso significa que não adianta investir nesse vínculo com o consumidor e depois esquecê-lo na lista de contatos.

Por que não usar o WhatsApp para enviar dicas práticas e rápidas sobre manutenção e cuidados com a água? Você pode explicar, por exemplo, como verificar os níveis de cloro e de pH, recomendar os tamanhos ideais de flutuador para cada tipo de piscina e, inclusive, tirar dúvidas e esclarecer mitos e verdades sobre elas!

WhatsApp Business: uma alternativa profissional para o atendimento ao cliente

Ideal para empresas que querem otimizar ainda mais o atendimento ao consumidor, o WhatsApp Business foi a forma encontrada pelo app de fornecer uma estrutura mais profissional para seus usuários empreendedores e, por isso, vale considerar a adoção dessa ferramenta no dia a dia da loja de piscinas. Afinal, os smartphones estão nas mãos de cada vez mais pessoas e, nesse contexto, é sempre bom garantir que o negócio esteja preparado para lidar com as novas tecnologias.

É por isso, inclusive, que uma das funcionalidades do WhatsApp Business que mais chama atenção é justamente o perfil da loja. Isso porque, com essa ferramenta, o empreendimento passa a poder configurar o seu perfil preenchendo informações como descrição comercial, e-mail, endereço e site.

Em contrapartida, os perfis pessoais saberão que estão conversando com uma “conta de negócios”, segundo a nomeação do próprio aplicativo. Outro benefício importante são as mensagens inteligentes, parecidas com as do Facebook Messenger. O aplicativo permite o envio de respostas rápidas com mensagens predefinidas, como o envio de mensagens de saudação ou até mesmo um informe sobre o horário de atendimento naquele canal, por exemplo.

As empresas também podem acessar as principais estatísticas das mensagens trocadas, como a quantidade de mensagens recebidas e lidas, além dos respectivos horários dessas visualizações. E se, para você, o uso do WhatsApp na loja de piscinas é um problema — sabemos que, em um comércio, nem sempre é fácil ficar de olho e responder com agilidade no smartphone —, saiba que o WhatsApp Business também funciona no computador.

É o WhatsApp Web, aquela versão para usar no computador que também é mantida no WhatsApp Business. Para os seus clientes, não há mudanças muito drásticas: eles podem enviar mensagens para os perfis corporativos, bloquear números de empresas e até mesmo reportar spam. É por isso que, com WhatsApp Business ou não, o consentimento do cliente continua sendo fundamental na hora de utilizar essa ferramenta!

Então, que tal colocar essas dicas em prática e surpreender os seus clientes com um uso eficiente e simples do WhatsApp na loja de piscinas? Como você deve ter percebido, tudo o que o estabelecimento vai precisar é de planejamento e cuidado para transformar de uma vez por todas o relacionamento com o público. Por isso, mãos à obra!

Se você ficou com alguma dúvida ou tem outras experiências com o uso do WhatsApp no seu dia a dia para compartilhar, entre em contato com a nossa equipe ou fique à vontade para deixar seu comentário!