Saiba quais são os principais problemas com o motor da piscina e como resolvê-los

Não é segredo que as bombas de piscina são construídas para suportar os fatores mais adversos possíveis, como exposição ao sol, contato constante com a umidade e muitas horas de funcionamento em uma mesma semana. Nesse contexto, é natural enfrentar problemas com o motor da piscina de tempos em tempos, especialmente quando funções básicas como a filtragem e a circulação da água ficam comprometidas.

E ainda que você não tenha condições de realizar alguns tipos de manutenção, é importante identificar a natureza do defeito. Foi justamente pensando nisso que elaboramos este artigo. Confira! 

Os principais problemas com o motor da piscina

O motor é o equipamento que impulsiona a água, permitindo, assim, que ela circule e, consequentemente, que o filtro funcione e que os produtos químicos sejam espalhados pela piscina. Existem alguns tipos de motor para piscina disponíveis no mercado. A escolha de cada um varia conforme o volume de água, o tamanho do filtro e o diâmetro do encanamento.

Quando falamos em problemas com o motor da piscina, a verdade é que é extremamente importante entender o que está acontecendo de forma rápida. Isso porque a motobomba funciona como uma espécie de coração da piscina: circula, filtra e ajuda a cuidar de toda a água. E, por isso, é vital para a manter tudo funcionando corretamente. Por isso, vale anotar quais são as dificuldades mais comuns na hora de lidar com o motor, não é verdade? Veja só:

1 – Motobomba não funciona

Mais cedo ou mais tarde, quem tem piscina em casa acaba passando por isso. E é importante estar preparado para lidar com esse problema! Antes de mais nada, vale lembrar que as causas podem ser diversas. Erros simples, como um fusível com defeito ou um disjuntor desarmado, por exemplo, já podem impedir o bom funcionamento do motor.

Acabou de instalar a piscina e o motor parou de funcionar de repente? Fique atento: ele pode ter sido instalado de forma incorreta ou mesmo estar sendo alimentado com tensão insuficiente. Em casos assim, a melhor solução é sempre buscar suporte de um profissional ou empresa especializada, que vai poder fazer a troca de algum fusível do sistema elétrico, verificar a chave magnética, a ligação do motor e também a tensão da rede.

2 – Motor está superaquecendo

Apesar de não ser tão frequente, algumas circunstâncias podem fazer com que a bomba da piscina aqueça demais — e este problema pode desencadear uma série de outros defeitos mais graves, como a queima do motor. A causa do aquecimento da bomba pode ser um entupimento do rotor, comum quando se aspira uma quantidade muito grande de grama, cabelos e outros resíduos.

Isso também pode acontecer quando a tensão elétrica que chega na bomba está abaixo do normal ou mesmo quando a ventilação do motor está prejudicada por erros cometidos no momento da instalação.

Se você identificar o superaquecimento do motor da piscina, o primeiro passo é verificar se a sucção está normal durante a aspiração. Se não estiver, pode ser que a motobomba esteja realmente entupida. Se não for o rotor, é preciso conferir os outros itens, como a tensão da rede e a ventilação da motobomba. Especialmente no caso de motores trifásicos, é importante avaliar também o sentido da rotação do motor.

3 – Falta de pressão na hora de aspirar ou filtrar a água

E já que tocamos no assunto da falta de pressão, vale lembrar que outro problema muito comum é a falta de poder de sucção na hora de aspirar o fundo da piscina. Esse tipo de defeito, apesar de estar diretamente relacionado ao motor, pode ter causas variadas.

Situações como a entrada de ar pela tampa do pré-filtro, furos na mangueira de aspiração e filtro extremamente sujo podem, de fato, comprometer o desempenho da motobomba durante o trabalho de aspiração ou mesmo durante a filtragem da água e, em situações mais graves, provocar a fundição do motor.

Nesse contexto, as soluções também variam de acordo com a causa do problema. Confirmou que o pré-filtro está sujo? Basta retirá-lo e lavá-lo para recuperar a sucção normal da bomba. Também vale procurar por furos na mangueira de aspiração e verificar se a tampa do pré-filtro está bem conectada: qualquer entrada de ar mínima ali pode provocar uma enorme perda de pressão na motobomba.

4 – Pressão instável no manômetro

Se você não sabe o que é o manômetro, nós explicamos: toda motobomba de piscina possui uma pequena válvula, geralmente próxima ao filtro de areia, que indica a pressão da água. Aquele ali é o manômetro, que serve justamente para ajudar você a acompanhar o trabalho do motor, identificar possíveis perdas de pressão e até mesmo indicar a existência de vazamentos.

Quando o manômetro do filtro indica baixa pressão, é preciso verificar a motobomba para checar a rotação do motor, que pode estar invertida, ou se a tensão está fraca demais. É importante, ainda, verificar se o seu manômetro está funcionando de forma correta e apresentando dados precisos.

Porém, não é apenas a pressão baixa que serve de alerta! O excesso de pressão também indica que algo pode estar errado e, se estiver, lembre-se de verificar se detalhes como o diâmetro da tubulação de retorno, o tamanho das saídas de água na parte interna da piscina e se o tipo de cano utilizado é o correto para este tipo de operação.

Escolha bons parceiros e boas marcas para tratar a sua piscina!

Falta ou excesso de pressão no filtro, motobomba aquecendo demais ou pouca força na hora de aspirar a água são alguns dos problemas com o motor da piscina que podem ser facilmente diagnosticados por um profissional experiente. Mas é claro que não custa nada ficar de olho e tentar identificar por conta própria esses casos mais sérios, não é mesmo?

Sobre isso, fique atento: utilizar produtos de má qualidade para fazer a manutenção da água pode acelerar bastante o processo de desgaste de materiais e equipamentos da piscina. Por isso, escolha sempre as melhores soluções para garantir um tratamento eficiente — e conte com a Bel Piscinas para isso!

Seguindo essas dicas e acompanhando sempre o desempenho da sua motobomba, com certeza vai ficar muito mais fácil antecipar possíveis problemas com o motor da piscina e evitar que eles se transformem em grandes dores de cabeça! Ah, e se você ficou com alguma dúvida, é só entrar em contato com a nossa equipe ou deixar um comentário no espaço abaixo!