curtir a piscina com as crianças

Confira 4 ideias de brincadeiras para curtir a piscina com as crianças nas férias

Com o período escolar chegando ao fim, muitas famílias já começam os preparativos para a época de férias. E nada melhor do que encontrar atividades que ajudem os pequenos a gastar toda aquela energia acumulada e, de quebra, ainda contribuem para espantar o calor implacável do verão, não é verdade? É por isso que, neste artigo, separamos algumas dicas de brincadeiras para quem quer curtir a piscina com as crianças com muita diversão!

4 brincadeiras para curtir a piscina com as crianças

Como já explicamos em outro artigo aqui do blog, quando falamos de crianças na piscina, a supervisão dos responsáveis é indispensável, mesmo durante as brincadeiras mais simples. Além, claro, do uso de boias e coletes para garantir a segurança delas, mesmo em piscinas mais rasas ou infláveis. Agora, se você já vai ter que ficar de olho nos pequenos, pode muito bem cair na água junto com eles para se refrescar também, certo?

Mas antes de partirmos para nossa maratona de atividades aquáticas, vale um alerta importante: quando for curtir a piscina com a criançada, procure manter a área ao redor livre de obstáculos ou objetos afiados e pontiagudos. Você não vai conseguir evitar que as crianças corram, pulem e rolem por tudo, porém, pode evitar que um tombo simples se transforme em um acidente mais grave!

Dito isso, confira a lista de brincadeiras que separamos para animar as férias em família:

1 – Garrafa invisível

Talvez uma das mais clássicas da lista, a brincadeira da garrafa invisível impressiona por sua capacidade de entreter a garotada por bastante tempo. Funciona assim: pegue uma garrafa pet vazia e transparente, de preferência com 500 ml de capacidade, encha ela de água e, com as crianças de costas, arremesse-a em algum lugar da piscina.

A missão, então, é partir em busca da garrafa, que estará camuflada pela água, e quem encontrar primeiro vence! Trata-se de uma ótima atividade para estimular o nado e até mesmo para aguçar a visão, já que o recipiente estará no mesmo tom que a piscina e encontrá-lo exigirá um olhar atento.

2 – Cabo de guerra com espaguete

Espaguete, macarrão de piscina ou flutuador de espuma… Independentemente da forma como você chama, certamente já sabe que esse item sempre faz sucesso na hora de curtir a piscina com as crianças. E, nesta dica, a proposta é utilizá-lo como um cabo de guerra improvisado.

Para essa brincadeira funcionar, o ideal é que dois adultos fiquem frente a frente e coloquem as crianças sentadas em seus ombros. Depois, basta que cada uma delas segure uma ponta do espaguete com firmeza e puxe. A primeira que cair na água perde a disputa. Uma vantagem importante é que, nesta atividade, os adultos estão por perto o tempo todo, dando mais segurança para os mais novos.

3 – Bobinho com balões

Aquecimento famoso entre jogadores de vôlei e futebol, o famoso bobinho também pode ser adaptado para a piscina. Lembrando que, na água, o desafio costuma ser ainda maior, já que não é tão fácil se locomover de um lado para o outro para interceptar a bola.

E se você quiser dar uma emoção extra para a brincadeira, a dica é encher alguns balões com água e utilizá-los no lugar da bola. Só não esqueça de remover os pedaços dos balões estourados quando a brincadeira acabar, evitando que eles sejam aspirados acidentalmente.

4 – Pega-pega turbinado

O tradicional pega-pega é sempre uma alternativa interessante para curtir a piscina com as crianças durante as férias, mas que tal dar uma turbinada na brincadeira para deixar a coisa mais interessante? Aqui, a criança — ou o adulto — responsável por pegar os demais pode ficar de olhos vendados e utilizar apenas o som do movimento da água para tentar localizar os fujões.

Uma dica legal é escolher um óculos de mergulho mais velho, daqueles bem baratinhos, e cobri-lo por dentro com fita-isolante ou outro material adesivo. Assim, além de proteger os olhos do banhista, você ainda consegue se certificar de que ninguém vai trapacear.

Agora é só aproveitar as férias na piscina!

E então, anotou essas ideias? Já sabe qual vai colocar em prática primeiro? Temos certeza que, seja qual for a escolha, as suas férias de verão na piscina com a criançada serão uma delícia! Ah, e não esqueça que lidar com o tratamento da piscina no fim do ano exige uma atenção extra, pois esse espaço passa a ser mais utilizado e a temperatura da água fica cada vez mais elevada devido ao calor.

Por isso, todo cuidado é pouco para mantê-la sempre limpa e saudável para os banhistas! A boa notícia é que você pode contar com os produtos da Bel Piscinas para auxiliá-lo nessa tarefa, além de um guia prático com instruções para tratar a água corretamente. Faça o download gratuitamente e mantenha este material sempre por perto para esclarecer alguma dúvida!