Todo mundo sabe que o Halloween está longe de ser uma tradição popular no Brasil. Ainda assim, o famoso Dia das Bruxas norte-americano ainda serve de inspiração temática para muitas festas, encontros e até mesmo baladas e eventos de grande porte — esqueletos de plástico, desenhos em abóboras e teias de aranha falsas sempre ajudam a dar um clima assustador e divertido quando assunto é decoração de Halloween. Agora, imagine um Halloween na piscina!
É a definição perfeita de juntar o útil ao agradável, não é mesmo? Afinal, pelo menos no Brasil, a data do Halloween, celebrado no dia 31 de outubro, coincide com os picos de calor da primavera tropical — o resultado é um clima pra lá de convidativo para uma boa pool party. Pensando nisso, preparamos 5 dicas legais para surpreender e inovar na sua festa de Halloween na piscina. Confira com a gente:
1 – Água da piscina colorida
Imagine a situação: você acabou de chegar em uma festa de Halloween, começa a se enturmar com o pessoal e se depara com uma cena que parece saída direto de um filme de terror — daqueles bem ruins: uma piscina “cheia de sangue”. É o bastante para, pelo menos, garantir um friozinho na espinha dos convidados, certo? E a boa notícia é que já existem no mercado de festas e decoração diversas marcas de corantes orgânicos que alteram a cor da água da sua piscina.
Sabemos que manter a água sempre cristalina é o sonho de qualquer pessoa que precisa fazer o tratamento de uma piscina. Mas esse tipo de corante, justamente por ser orgânico, só colore a água por alguns dias, evaporando naturalmente e devolvendo a coloração original sem a necessidade de adição de cloro, algicida ou qualquer outro produto químico. Também vale apostar no corante verde para simular um pântano assombrado ou no roxo para fazer um caldeirão gigante — para garantir um bom Halloween na piscina, basta uma boa dose de criatividade.
2 – Esqueletos
Na maioria das lojas de decoração, fantasias e festas, é muito fácil achar os tradicionais esqueletos de plástico para vender, geralmente por um preço bem amigável. Além de serem leves e relativamente resistentes, é preciso concordar que não existe festa de Halloween na piscina sem um ou outro esqueleto jogado ocasionalmente na paisagem, não é mesmo?
E os esqueletos só precisam ser assustadores se você quiser! Vão aparecer crianças que podem ficar assustadas com as caveiras e os ossos? Que tal colocar uma sunga, um calção de banho ou mesmo um biquíni ou boias no esqueleto e jogá-lo na piscina? Lembre-se que, além de muito divertido, incluir os esqueletos na decoração é também uma alternativa barata.
3 – Lanternas e abóboras
Outra alternativa muito legal é trabalhar com as lanternas de Jack, as famosas cabeças de abóbora. Isso porque, depois de limpar e esvaziar o interior das abóboras, elas flutuam com facilidade na superfície da piscina. Experimente desenhar e recortar olhos, bocas e outros efeitos nas abóboras. E se não quiser colocá-las na água, vale usar também na decoração externa, inclusive colocando velas ou luzes dentro — com certeza o efeito, principalmente durante a noite, será bem divertido.
Tem medo que a abóbora suje a água da piscina ou tem pena de desperdiçá-la com a decoração? Não tem problema. Nas casas de festas e decoração, alternativas de plástico podem ser encontradas por preços bem acessíveis. Lembre-se, contudo, que plástico e fogo não são exatamente a melhor das combinações, então vale procurar lâmpadas artificiais ou com pilhas para substituir as velas na parte de dentro.
4 – Iluminação submersa
Hoje em dia, a maioria das piscinas de fibra ou de azulejo já são montadas no solo com algum tipo de iluminação submersa. Aqui, uma boa alternativa é brincar com essa ferramenta. Que tal trocar a lâmpada branca por uma cor mais vibrante, como o vermelho, o roxo ou o amarelo? É uma excelente opção para quem não quer jogar nenhum tipo de corante na água, por exemplo.
E se a sua piscina já é um pouco mais antiga e não conta com iluminação noturna, também não tem problema. Existem algumas opções de LED que, além de funcionarem submersas e poderem ser facilmente fixadas nas laterais ou no fundo das piscinas, podem ser ativadas e desativadas por controle remoto ou até mesmo por meio de aplicativo no celular. É uma opção um pouco mais cara, mas a diversão e a decoração são garantidas.
5 – Neblina fantasmagórica
Que tal dar o toque de mestre na sua decoração de Halloween na piscina com uma neblina fantasmagórica se espalhando por todo o ambiente? Basta garantir alguns quilos de gelo seco e mãos à obra! Se você ainda não conhece o gelo seco, saiba que ele é feito de CO2 congelado, em seu estado sólido. Diferentemente da água, quando exposto à temperaturas mais elevadas, ele vai direto para o estado gasoso, garantindo aquele efeito de neblina.
Uma proporção legal é considerar 20 quilos de gelo seco para cada 10 mil litros de água — o bastante para que o efeito de neblina dure por cerca de 2 horas. Lembre-se que, ao converter-se do estado líquido para o gasoso embaixo da água, o gelo seco vai fazer com que toda a piscina “borbulhe”, então é importante não colocar demais. Não esqueça que, apesar do nome, o gelo seco na verdade queima a pele em seu estado sólido, então sem mergulhos enquanto o gelo estiver agindo na piscina.
Dê olho na segurança para garantir o melhor Halloween na piscina
Independentemente da idade e da habilidade na água, da faixa etária dos seus convidados para a festa ou do tipo de celebração, garantir a segurança dos banhistas na piscina é fundamental. Por isso, confira se os equipamentos da piscina estão corretamente instalados e em funcionamento e estabeleça regras para as atividades, principalmente no caso de crianças e adolescentes.
É importante que todos entendam o perigo de empurrar o colega, de correr ao redor da piscina ou de ir para uma profundidade em que não estarão em segurança. E, claro, sempre mantenha um adulto responsável por perto.
Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário com a sua opinião e, se tiver mais ideias, compartilhe conosco! Aproveite ainda para baixar nosso e-book sobre paisagismo e jardinagem ao redor da piscina e confira dicas valiosas para deixar seu ambiente externo sempre bonito: