Você sabia que é totalmente possível manter a área em torno da piscina florida e bem cuidada o ano todo? É isso mesmo! Nem só de primavera e verão vivem as plantas. Algumas, inclusive, florescem justamente durante as estações mais frias, pois encontram nas baixas temperaturas o clima ideal para desabrocharem. São o que podemos chamar de plantas de inverno.
Mesmo ganhando mais visibilidade na estação mais quente do ano, a atenção ao paisagismo em torno da piscina não deve ser abandonada nos períodos mais gelados. A combinação de deck, pergolado e jardim, tradicionais para compor o visual paisagístico, também pode contar com plantas de inverno para que esse espaço seja preservado e apreciado nas épocas frias.
Durante esses meses, é comum apostar em árvores e arbustos para compor o cenário externo em torno da piscina. Mas há também outras espécies que podem ser utilizadas para levar mais vitalidade a esses ambientes e torná-los tão agradáveis quanto são no verão. Basta escolher as que melhor se adaptam ao clima.
Saiba como escolher as plantas de inverno ideais
Para ajudar você a selecionar os tipos ideais, elencamos algumas das plantas de inverno recomendadas para a área em volta da piscina, tanto para quem deseja adotar uma estética visual padrão durante as quatro estações quanto para quem pretende aproveitar o inverno para dar uma repaginada no ambiente. Confira!
Orquídeas: Consideradas uma das mais indicadas para a região sul do Brasil em função das baixas temperaturas, as orquídeas têm espécies que florescem lindamente durante o inverno, mostrando pleno desenvolvimento. Contudo, é importante manter alguns cuidados neste período, como em relação ao excesso de água. Um substrato muito molhado é ambiente propício para o surgimento de doenças ou, ainda, pode acabar resultando no apodrecimento das raízes da planta.
Azaleias: São flores do continente asiático, originárias da China e do Japão, que também florescem no inverno brasileiro. Por serem fãs de sol e gostarem bastante de luz, elas são ótimas candidatas para compor o visual externo da sua casa. Em função disso, elas também são consideradas fáceis de serem cuidadas, pois precisam de água suficiente apenas para manter a base úmida e, por isso, não necessitam de regas excessivas.
Tulipas: Também originárias da Ásia, as tulipas são ideais para serem cultivadas no inverno porque apresentam bastante resistência ao frio. Para se ter uma ideia, em certas regiões do país os criadores chegam a colocar pedras de gelo no solo para que elas possam suportar o calor do verão. Em relação à sua aparência, as tulipas contam com uma diversidade de características, podendo ser encontradas em forma de copo, de taça, dobrada, com pétalas pontiagudas e em formatos arredondados.
Camélias: Apesar de florescerem durante vários meses, as camélias surgem no inverno e é justamente nessa época em que elas estão ainda mais graciosas. Para isso, precisam de um solo forte, que consiga prover os nutrientes necessários para que se mantenham sempre saudáveis. De modo geral, é considerada uma flor bem resistente.
Amores-perfeitos: Conhecida pela sua delicadeza, amor-perfeito é uma planta rasteira ideal para compor canteiros de jardins, pois sua altura máxima é de 15 centímetros. Sua resistência ao frio permite que ela resista até mesmo a geadas. Pode ser vista em diversas cores e, por ser uma flor comestível, é utilizada também na culinária para decoração de pratos.
Veja como cuidar das plantas de inverno
As plantas de inverno têm características próprias, que variam entre si. Entretanto, há alguns cuidados gerais que precisam ser tomados para garantir que elas floresçam sempre fortes e belas.
É preciso ter atenção à quantidade de água no solo para que não fiquem encharcadas e, consequentemente, murchas, sobretudo nos dias mais úmidos. Os momentos indicados para regar são ao amanhecer e ao anoitecer. Também é preciso tomar cuidado com as geadas. Fique atento à previsão do tempo, cubra-as durante a noite quando houver necessidade e retire a cobertura ao amanhecer para não as prejudicar. Mantenha a terra sempre adubada e não esqueça de que o local deve receber iluminação solar em algum momento do dia.
Lembre-se ainda de que os resultados positivos vão depender da qualidade dos produtos utilizados para manutenção do jardim e, é claro, da piscina também. Afinal, de nada adianta um jardim bonito se a água da piscina não estiver saudável e cristalina, não é verdade? Para isso, conte com a Bel Piscinas e com os produtos da Bel Jardim.
Conheça técnicas de paisagismo e jardinagem
Agora que você já tem uma noção de quais plantas de inverno utilizar para decorar sua área externa com piscina, que tal aprender um pouco mais sobre paisagismo e jardinagem? Preparamos um e-book completo com dicas incríveis que vão ajudar você a cuidar deste espaço em qualquer época do ano.
Caso surja alguma dúvida sobre essas ou outras plantas de inverno, deixe um comentário no espaço abaixo. Estamos à disposição para ajudá-lo a encontrar as melhores inspirações para decorar a área em torno da sua piscina.