Agir por impulso, subestimando a importância de um bom planejamento, ou deixar de manter um monitoramento preciso de estoque são alguns dos comportamentos que podem estar prejudicando o desenvolvimento da sua loja de piscinas. Uma boa gestão é central para o crescimento de qualquer empreendimento, independentemente de seu porte ou segmento, pois reúne as ações mais elementares, do controle das contas à satisfação das equipes. Sem ela, o seu negócio fica comprometido, sujeito à estagnação e pode acabar levando-o à falência.
A boa notícia é que é totalmente viável reverter esse quadro. Com organização e empenho é possível alinhar as ações a fim de solucionar os erros e desenvolver uma gestão eficiente para a sua loja de piscinas. Visto que uma empresa bem organizada reflete positivamente em muitos aspectos, investir em gestão é investir também na consolidação da sua marca, na conquista de novos clientes e no fortalecimento de laços com o seu público de interesse.
Para ajudar você neste processo, listamos alguns dos principais erros de gestão, que ajudarão a identificar esses comportamentos, e mostramos como solucioná-los.
Veja o que não fazer na sua loja de piscinas
1. Ignorar o plano de negócios
Este tópico está no topo da lista por uma razão: o plano de negócios é um documento imprescindível para qualquer empresa, de qualquer tamanho ou segmento. Subestimar a importância que ele tem no desenvolvimento estratégico da sua loja de piscinas é um erro grave, que prejudica a gestão por completo.
O plano de negócios irá proporcionar uma visão mais ampla do seu negócio e deixá-lo preparado para lidar com as adversidades.
E se você já conta com um plano de negócios, mas não o mantém atualizado, saiba que também está comprometendo a empresa, pois ele é um documento dinâmico que precisa acompanhar as mudanças do mercado, a evolução do seu empreendimento e, por isso, deve ser revisto de tempos em tempos.
2. Não ficar de olho no mercado
Muitos lojistas pensam que basta depositar todos os seus esforços nos clientes para garantir o sucesso do estabelecimento. Mas não é bem assim. Trabalhar ao léu, sem prestar atenção no mercado, certamente o deixará alheio às mudanças e ao comportamento da concorrência.
Conhecer o mercado da sua loja de piscinas levará um retorno positivo para o seu negócio. Tão importante quanto estar atento ao movimento dos consumidores é acompanhar os concorrentes, parceiros e fornecedores, porque eles também são agentes atuantes em uma relação comercial.
3. Não separar o bolso do caixa
Outro erro bastante recorrente, sobretudo de comerciantes que trabalham diretamente no balcão, é misturar o caixa da loja com a remuneração pessoal. Sem essa distinção fica difícil ter uma noção mais exata a respeito das entradas e saídas, do lucro e da saúde financeira como um todo. Diante disso é importante separar o seu rendimento pessoal com o dinheiro da loja de piscinas.
Uma boa dica para abandonar de vez esse hábito é estabelecer uma remuneração fixa, que poderá ser acrescida conforme o faturamento do negócio.
4. Negligenciar a gestão de estoque
Por não ser algo sempre à vista, é comum que o estoque não receba a atenção necessária quando o assunto é gestão. Mas isso é um erro grave. Além de fazer parte dos elementos principais da sua loja de piscinas, o mix de produtos, ele também está diretamente ligado ao controle financeiro. Por isso, é fundamental investir em uma gestão correta do estoque.
Realizar projeção de demanda, fazer um acompanhamento acerca do tempo médio de estocagem e contar com um software próprio para a gestão de estoque são atitudes centrais que vão ajudar a ter um controle mais preciso desta área, evitando desperdício e prejuízo à sua loja.
5. Descuidar da gestão financeira
Além do que já mencionamos sobre a distinção entre remuneração e caixa da empresa, há outros aspectos importantes relacionados à gestão financeira.
O primeiro deles é sobre ter uma noção exata de quanto cada produto tem custado para a sua loja. Aqui não basta considerar apenas os custos de aquisição ou produção, mão de obra e entrega, é preciso mensurar também os gastos de energia, internet, manutenção de equipamentos, entre outros que acabam passando despercebidos no cotidiano.
Outra atitude fundamental é adotar um software de gestão que ajudará — e muito! — no monitoramento financeiro da sua loja de piscinas. Além de armazenar e integrar todos os dados referentes aos produtos, um sistema assim também garante uma precisão maior sobre esses números, muito superior à obtida com o controle manual por meio de anotações e planilhas.
6. Manter equipes mal preparadas
O principal culpado pelos funcionários não estarem qualificados para cumprirem suas atividades é o próprio empregador. Por isso a importância de investir em capacitações e aperfeiçoamentos e, é claro, fornecer as ferramentas necessárias.
Os colaboradores que têm de lidar diretamente com o público precisam ainda mais de atenção, pois seu comportamento impacta diretamente na percepção que os clientes terão da sua loja de piscinas. Valorizar os profissionais é fundamental para que eles sintam motivados e possam desempenhar suas atividades com excelência.
7. Considerar investimento em marketing como desperdício
A visibilidade é um fator decisivo para qualquer loja. E o investimento em marketing é o que fará com que ela seja lembrada pelo público. Por isso, invista em conteúdo digital, mídia off-line, ações de guerrilha e considere tudo o que diz respeito à propaganda. Mas lembre-se: todo projeto deve ser feito a partir de um planejamento para que não acabe resultando em desperdício.
Uma dica é sempre reservar parte do lucro destinado à publicidade. Isso certamente trará um retorno positivo tanto no quesito financeiro quanto no posicionamento da sua marca perante o mercado.
Mas de pouco adianta investir em uma boa gestão se a sua loja de piscinas não oferecer produtos de qualidade aos clientes, não é mesmo? A Bel Piscinas pode ajudar você a garantir isso. Conheça nosso portfólio e ofereça o que há de melhor em produtos destinados ao tratamento e à manutenção de piscinas.
E agora que você já conhece alguns dos comportamentos mais nocivos para o seu estabelecimento, compartilhe a sua experiência conosco! Se você conhece outras atitudes, ou ficou com alguma dúvida, deixe um comentário no espaço abaixo. Teremos prazer em ajudá-lo a aprimorar a gestão da sua loja de piscinas!