Nas estações mais frias, é natural que o número de frequentadores de piscinas diminua consideravelmente. Como consequência, é nessas épocas que se torna comum a utilização das lojas para piscina, a fim de garantir mais limpeza e segurança para o espaço, além de uma boa economia para o bolso.
Por isso, nada melhor do que aproveitar que estamos em pleno inverno para falar sobre os principais tipos de lonas para piscina e suas vantagens. E, claro, vale para todas elas: particulares, em casas, condomínios ou clubes, e públicas também. O importante é conhecer as opções de forma detalhada para acertar na escolha e garantir que tudo esteja em ordem o ano inteiro.
Tipos de lonas para piscina e suas vantagens
São basicamente três os tipos de lonas para piscina: as lonas comuns, as telas de proteção e as capas térmicas. Veja:
Lonas comuns
As lonas comuns são a principal opção para quem busca manter a piscina limpa por mais tempo. Trata-se de uma cobertura removível que é utilizada para impedir que o meio externo interaja com a piscina, protegendo a água de impurezas trazidas pelo vento, pela chuva e por quaisquer outros fatores que possam contaminá-la.
O benefício mais notável da lona comum é a redução da interferência do meio externo no equilíbrio químico da piscina. Em outras palavras, ela ajuda a impedir que a sujeira soprada pelo vento e as algas trazidas com a chuva caiam na água e a contaminem.
Uma piscina coberta com esta capa de proteção dificilmente ficará turva ou esverdeada. Além da proteção contra sujeira, ela também impede a passagem do sol, o que contribui para a redução no desenvolvimento de algas. Isso sem falar que ela é uma excelente aliada de famílias com crianças pequenas e que têm animais de estimação, uma vez que cobre a piscina e, assim, evita acidentes.
Telas de proteção
As telas de proteção também são recomendadas para famílias com crianças pequenas e animais de estimação pela proteção que oferecem contra quedas na piscina. São feitas com material bastante resistente e possuem pequenos orifícios que possibilitam a passagem da luz.
A vantagem das telas de proteção está relacionada com o consumo (ou rendimento) do cloro. Como a piscina tende a ficar menos suja, o cloro acaba permanecendo por mais tempo na água, o que o torna mais eficiente. Pelo fato de reter as impurezas, a tela permite que o trabalho do cloro se direcione para as sujeiras que normalmente já estão em contato com a água e precisam ser oxidadas.
Capas térmicas
Existem ainda as capas térmicas, que devem ser utilizadas por aqueles que têm algum sistema de aquecimento na piscina. Independentemente do tipo de aquecimento — solar, elétrico ou a gás —, não usar este tipo de lona para piscina vai significar um enorme desperdício de energia, já que seu objetivo é criar uma camada de ar entre o ambiente e a superfície da piscina, o que isola a água e a mantém aquecida.
Além da economia de energia, existem outras vantagens das capas térmicas que merecem ser lembradas. A primeira delas é a redução da quantidade de sujeira que entra em contato com a água. Mas para isso, é preciso ter cuidado na hora de removê-la e não deixar que os detritos acumulados em sua superfície caiam na piscina durante o processo.
Há ainda a economia de água. A evaporação é um dos principais pontos de fuga da água das piscinas, no entanto, com a utilização de uma capa térmica, essa evaporação é reduzida em mais de 90%. E por fim, somando-se à economia de energia e de água, junta-se a redução do consumo de produtos químicos, especialmente o cloro, pelo fato da capa térmica proteger a água de impurezas vindas do ambiente.
Fique atento e escolha certo
Pronto! Agora você já conhece os principais tipos de lonas para piscina e os benefícios de cada um deles. Então, na hora de fazer sua escolha, leve em consideração as suas necessidades e, assim, garanta a qualidade da água e a segurança do espaço de lazer.
E, claro, não esqueça que assegurar tudo isso depende também do tratamento correto da água da piscina. Para saber mais, baixe gratuitamente nosso guia e mantenha-o por perto para consultá-lo sempre que necessário: