Uma área de piscina com um belo jardim é realmente encantadora. É um espaço que, quando bem planejado, não só oferece uma vista bonita, sombra e controle da temperatura do ambiente, mas também proporciona bem-estar às pessoas, que podem aproveitá-lo para diferentes atividades, que estão além daquelas relacionadas ao uso da piscina. Mas, para isso, estar atento aos conceitos de paisagismo e jardinagem é essencial para elaborar um projeto que siga os princípios visuais adequados para que todos os benefícios sejam realmente aproveitados.
Tanto é que jardins bem projetados são símbolos de poder, fartura e bonança desde as civilizações mais antigas. Para os egípcios, por exemplo, além de terem a função de refrescar por conta do clima quente da região, os jardins eram utilizados para plantação e costumavam ficar em torno de piscinas utilizadas como viveiro de peixes, reservatório de água e fonte de ar fresco para as casas. Tudo pensado para aproximar a natureza do dia a dia das pessoas por meio de áreas aconchegantes, belas e funcionais.
E isso tem um motivo. A construção de ambientes em que diferentes elementos da natureza (plantas, animais, rios, lagos) são dispostos harmonicamente junto a elementos artificiais (construções, obras de arte) tem como resultado áreas verdes bem elaboradas, que oferecem bem-estar aos visitantes. Quando falamos em espaços com piscinas, o objetivo não é diferente. Prova disso é o aperfeiçoamento de técnicas de paisagismo e jardinagem voltadas para estes lugares, que consideram cada detalhe do projeto, como a escolha e a disposição de itens decorativos e plantas adequadas.
Mas afinal, paisagismo e jardinagem não são a mesma coisa? Como esses conceitos podem ser utilizados para a construção de espaços verdes e com piscina? Quais são os cuidados necessários para a manutenção desses locais? Para responder essas e outras perguntas sobre o assunto, elaboramos o e-book Paisagismo e jardinagem ao redor da piscina, que apresenta dicas valiosas para você aproveitar o que há de melhor na construção da sua área de lazer.
Paisagismo e jardinagem em áreas com piscina
No primeiro capítulo do e-book, esclarecemos que, ao contrário do que muitos pensam, paisagismo e jardinagem não são sinônimos. Embora estejam intrinsecamente relacionadas, cada uma dessas áreas cumpre uma função específica. Resumidamente, podemos adiantar que o paisagismo é uma extensão da arquitetura, enquanto a jardinagem envolve mais o cuidado com as plantas.
Depois, no segundo capítulo, apresentamos os fatores que devem ser considerados para fazer um projeto de piscina completo. Afinal, a construção de uma piscina, independentemente do tipo, exige muito planejamento, que vai além do tanque em si. Por isso, reunimos os principais elementos que devem ser considerados para que o projeto da sua piscina seja consistente e traga apenas bons resultados, garantindo diversão, segurança e beleza à área de lazer.
Elementos importantes na construção de um jardim
Flores, árvores, gramados, pedras, bancos e esculturas são alguns dos elementos que logo vêm à mente quando pensamos em jardins, não é verdade? Mas existem vários outros que fazem toda a diferença em um projeto paisagístico e são os responsáveis por causar as sensações positivas nas pessoas, criando paisagens personalizadas e adaptadas para qualquer lugar. E é justamente sobre eles que falamos no terceiro capítulo do e-book, que detalha os elementos paisagísticos naturais e arquitetônicos, indicando onde e como usá-los.
Na sequência, mostramos os princípios estéticos que ajudam a compor um projeto paisagístico de forma interessante, inovadora e original. Até porque, além de serem essenciais para que o ambiente esteja de acordo com o público e o local em que será construído, são esses princípios que vão garantir que todos os elementos paisagísticos que citamos antes fiquem em harmonia, proporcionando beleza aos espaços.
Manutenção também é essencial
Por fim, mas não menos importante, dedicamos o último capítulo do e-book para detalhar os cuidados necessários para a correta manutenção do jardim ao redor da piscina. Afinal, depois de pronto é preciso cuidar do espaço regularmente para que as características previstas nele sejam mantidas e o ambiente esteja sempre bonito para receber as pessoas.
Sem contar, é claro, que a falta de manutenção adequada de todos os componentes do local, o que inclui a piscina também, é bastante prejudicial para a saúde dos banhistas e pode afetar o solo e as plantas. Então, para ajudá-lo com esse trabalho, listamos os principais cuidados que você deve ter, como podar e regar as plantas, combater as ervas daninhas e fazer o tratamento da água da piscina, por exemplo.
Agora é com você! Baixe gratuitamente nosso e-book e transforme sua área de lazer com piscina em um espaço especial e charmoso:
Se ficar com alguma dúvida ou se precisar de apoio na hora de escolher os melhores produtos para cuidar do seu jardim e da sua piscina, entre em contato com a gente!