Com a chegada do verão as praias ficam lotadas, os rios se enchem de crianças, adolescentes e adultos – e nas piscinas não é diferente. As altas temperaturas são um convite e tanto para um banho de piscina, é verdade, mas o verão também traz um visitante indesejado: o mosquito Aedes aegypti e, com ele, o aumento nos casos de dengue.
Um dos principais motivos pela alta incidência dos casos da doença na estação é a água acumulada e, ao contrário do que muita gente pensa, não é só no líquido parado e sujo que o mosquito se reproduz. Pelo contrário, o mosquito prefere, inclusive, a água limpa para colocar seus ovos. Com isso, qualquer objeto ou local se torna um bom criadouro.
Mas fique calmo! Não é porque o mosquito existe que você precisa eliminar seu banho refrescante e se desfazer da sua piscina – ou da ideia de ter uma piscina para chamar de sua. Só é preciso tomar alguns cuidados com a água para evitar a proliferação do mosquito. Por isso, reunimos algumas dicas de tratamento e higienização eficazes para espantar o Aedes aegypti e deixar você tranquilo para relaxar na água fresquinha e bem cuidada da sua piscina.
Capa protege, mas não do mosquito
Muitas pessoas costumam fazer uso de capas protetoras nas piscinas. O objetivo é, além de proteger a piscina de poeira, folhas, galhos e outras sujeiras que costumam ser trazidas pelo vento, fazer economia minimizando a evaporação natural da água.
Mas a proteção da capa para por aí. Ela não evita a proliferação de fungos, bactérias, algas, vírus ou até mesmo o depósito de ovos do mosquito. Para isso, temos outra dica muito importante: a filtragem.
Verifique seu filtro com frequência
A filtragem é um processo fundamental para o cuidado com a água das piscinas. Manter uma periodicidade na verificação do filtro auxilia no processo de tratamento da água, sendo parte essencial no processo de higienização. Os filtros mais utilizados são os com areia, que funcionam com o acionamento de uma motobomba, como já falamos por aqui.
A recomendação é de que esses filtros sejam acionados diariamente por um período mínimo de seis horas. Este tempo é necessário para que toda a água da piscina possa passar pelo filtro e ser purificada.
A areia utilizada pelo equipamento, se verificada com frequência, pode funcionar bem por até dois anos, afirmam especialistas.
Cloro: uma arma poderosa no combate à dengue
A higienização da piscina passa por algumas etapas e a aplicação do cloro na água é, sem dúvida, fundamental para evitar a proliferação não só do mosquito, mas também de impurezas. Embora existam sistemas automatizados de tratamento, a cloração da piscina segue sendo essencial para deixá-la livre de algas, bactérias, fungos e, claro, ovos de mosquito.
Antes de realizar a aplicação do cloro, basta fazer a análise do pH e da alcalinidade da piscina. O pH deve estar entre 7,2 e 7,4 e a alcalinidade entre 80 e 120 ppm. Essa avaliação pode ser realizada com uma fita teste que mostra, além dos níveis de alcalinidade e pH, os níveis de cloro livre e ácido cianúrico. Alterações podem prejudicar o desempenho do cloro.
Com os níveis checados, basta realizar a aplicação. E aí entramos em outra dica importante que trata da quantidade de cloro que deve ser dispensada na sua piscina, que varia de acordo com o volume. A recomendação geral é de que sejam aplicados 4 gramas de cloro para cada mil litros de água. Você pode ver mais detalhes sobre a cloração em outro post do nosso blog, é só clicar aqui.
Bordas limpas são bonitas e seguras
Até agora mostramos como a manutenção adequada da sua piscina pode evitar a proliferação e, até mesmo, ser uma inimiga do mosquito Aedes aegypti não é mesmo? E não é só a higienização da água que torna sua piscina segura e uma arma poderosa no combate ao mosquito: a limpeza das bordas a deixa, além de esteticamente bonita, um ambiente livre de focos da dengue.
Para isso, assim como os cuidados com a água, o processo é simples. Basta utilizar uma bucha ou vassourinha para limpar e evitar que a fêmea do mosquito deposite os ovos. E você sabe, pode contar com o Limpa Bordas para garantir essa eficácia!
Um olho na manutenção e outro no mergulho
Viu só como não é difícil manter sua piscina limpa, tratada, livre de mosquitos e super segura? Não precisa se preocupar ou adiar seu banho de piscina com medo da dengue. Com cuidados simples e rápidos você mantém sua casa livre dos mosquitos e pode aproveitar o verão com a família e os amigos dando aquele mergulho sem preocupações.
Você pode ter nas mãos dicas ainda mais completas sobre os procedimentos, equipamentos e produtos necessários para cuidar da sua piscina. Para isso, é só baixar gratuitamente nosso e-book:
E, claro, estenda seus cuidados a outros ambientes da casa. Todo objeto que acumule água pode ser um criadouro do mosquito se não for higienizado, portanto, a limpeza de pratos dos vasos de plantas, brinquedos deixados no jardim, plantas aquáticas e lixo doméstico deve ser feita constantemente.