Para quem gosta de uma rotina saudável, praticar exercícios costuma funcionar como uma verdadeira terapia. Mas é verdade que, independentemente da modalidade favorita de cada um, fazer exercícios na piscina é muito mais divertido e, claro, refrescante! Especialmente quando as altas temperaturas e o sol que não dá trégua parecem dispostos a complicar o dia de quem gosta de aproveitá-lo a céu aberto.
E não é para menos: para a saúde, a água é comprovadamente um dos melhores ambientes para a prática de exercícios. Isso sem contar que qualquer atividade física aquática ajuda no fortalecimento dos músculos, no desenvolvimento de resistência física e na intensidade cardíaca. De quebra, você ainda desfruta de um banho fresco e foge do calor. Pensando nisso, que tal conhecer melhor algumas das vantagens dos exercícios na piscina e os benefícios de incluí-los no seu dia a dia?
As vantagens de praticar exercícios na piscina
Você sabia que a água sustenta boa parte do seu peso quando você está na piscina? Isso facilita bastante os seus treinos e ajuda a garantir mais segurança, já que esse peso a menos alivia a pressão nas articulações e, consequentemente, reduz as chances de lesão. Exercícios aquáticos também são grandes aliados de quem busca tratamento para lesões e infecções articulares ou pacientes no pós-operatório, pois a imersão na água acelera o metabolismo e intensifica a cicatrização.
Uma boa série de exercícios na piscina ajuda muito na hora de melhorar atributos como equilíbrio, agilidade e resistência, o que é um grande impulso de confiança para qualquer um que tenha fugido das atividades físicas no passado. Isso sem contar, é claro, que o treino aquático também é ótimo para a perda de peso, uma vez que permite queimar um nível bem mais alto de calorias em menos tempo.
E para quem acha que elaborar uma rotina de exercícios na piscina dá trabalho, a verdade é que bastam algumas dicas simples para garantir o proveito máximo da atividade. Você sabia, por exemplo, que na hora de treinar na piscina, o ideal é que tudo aconteça em uma parte rasa? O ponto mais indicado de profundidade é com a água um pouco acima da cintura —assim, seus pés terão um bom contato com o chão da piscina e os músculos das pernas serão capazes de suportar parte do seu peso.
Dessa forma, o corpo fica em uma situação em que todos os grupos musculares são exercitados ao mesmo tempo, porém, com a carga de peso aliviada por conta da água! Legal, né? Vale lembrar que, para quem quiser focar em exercícios na piscina com outros equipamentos, a queima de calorias continua sendo altíssima. Exercícios realizados com o espaguete, por exemplo, podem queimar até 400 calorias em apenas uma hora de atividade com intensidade moderada. E atenção: não esqueça de tomar bastante água — muita gente pensa que é impossível ficar desidratado na piscina, mas é sim!
Exercícios na piscina para manter a saúde em dia
Chegou a hora de colocar o corpo para trabalhar. Mas antes de mais nada, tenha em mente que o acompanhamento de um profissional é fundamental, pois ele é o único que pode indicar os exercícios mais adequados a cada pessoa. Além disso, lembre-se também que a natação não é o único exercício que pode ser colocado em prática nas piscinas — esse é um erro bem comum. A natação é, sim, uma das atividades físicas mais conhecidas quando falamos em qualquer espaço com água, mas também existem outras opções para quem quer variar nos treinos. Veja só:
1 – Caminhada
Esse é um daqueles exercícios para fazer na piscina que é bastante simples e que pode ser praticado por qualquer pessoa, sem restrições de idade. Isso porque os impactos da caminhada, que geralmente se concentram nos joelhos, são diminuídos em cerca de 70% pela água, bem diferente do que ocorre em terra firme. Aqui, é só fazer os mesmos movimentos que são feitos em caminhadas fora da água. Comece com uma caminhada leve e, com o passar dos dias, aumente o ritmo e o tempo. Experimente caminhar de uma borda à outra, por exemplo, tentado elevar os joelhos até a altura dos quadris.
2 – Ginástica com os espaguetes
A ginástica também é um ótimo exercício físico para a água, especialmente se você tem os famosos espaguetes de piscina para incrementar um pouco as opções. Afinal, esses exercícios costumam combinar movimentos com os braços e pernas, aumentando o aproveitamento e o índice de queima de calorias. Aqui, para quem quer exercitar a parte superior do corpo com os espaguetes, a dica é manter os braços dentro da água e movimentar o espaguete para cima e para baixo, sempre próximos ao corpo. Assim, é possível ganhar resistência e fortalecer a musculatura ao mesmo tempo.
Por outro lado, para quem quer exercitar pernas, músculos da coxa, glúteos e abdômen, que tal posicionar os espaguetes debaixo dos braços e movimentar as pernas, livremente, para cima e para baixo? Assim, você fortalece a musculatura do abdômen e das coxas enquanto flutua na água. Vale experimentar também a repetição da elevação dos joelhos, deixando os na mesma linha do quadril, formando um ângulo de 90 graus, e depois esticando-os novamente. Também é possível intercalar esses exercícios com pedaladas na água e com movimentos no estilo tesoura.
3 – Natação
Por fim, como já falamos ao abrir essa lista, a natação é um dos melhores e mais tradicionais tipos de exercício para fazer na piscina. Além dos benefícios cardiorrespiratórios, a prática ainda ajuda a emagrecer e a definir o corpo. Essa modalidade consome de 300 a 500 calorias por hora, e é possível obter bons resultados praticando apenas algumas vezes por semana. Isso sem contar que a natação ajuda a garantir a segurança do banhista. Afinal, quem domina as principais técnicas sofre menos riscos de acidentes com afogamento.
4 – Hidroginástica
É claro que não podemos encerrar essa lista sem falar da hidroginástica. E muito se engana quem ainda associa essa prática com grávidas ou idosos! Isso porque, ao longo dos anos, a hidroginástica se tornou cada vez mais popular graças aos diversos benefícios que já provou oferecer tanto para o corpo quanto para a mente dos praticantes. E quando isso é somado a um estilo de aula divertido, com exercícios bem elaborados e músicas animadas, a atividade torna-se ainda mais atrativa e motivadora, proporcionando resultados bastante eficazes. Seguindo o mesmo princípio dos demais exercícios, o ambiente aquático reduz a compressão articular e a força da gravidade, facilitando a sustentação do próprio peso na piscina.
E então, tudo pronto para transformar a sua piscina em uma verdadeira academia ao ar livre? Então fica um alerta: uma boa rotina de exercícios aquáticos deve incluir pelo menos meia hora de atividades físicas a cada dois dias — isso também significa que a piscina vai ser utilizada com uma frequência considerável e que, talvez, os ciclos de tratamento da água não terminem a tempo do próximo exercício. E agora, pular um dia de exercícios ou deixar o tratamento da piscina incompleto?
Que tal nem um, nem outro? Com o Bel Multiação, você combate o surgimento de microrganismos e algas, impede a turbidez da piscina, mantém o pH estabilizado e purifica a água, tudo em um único produto que, por meio de uma fórmula perfeita, se dissolve na medida certa e deixa a sua piscina pronta para o próximo banho — ou para a próxima rotina de exercícios — em muito menos tempo! Experimente o Multiação da Bel Piscinas e comprove os excelentes resultados!
E se você ainda tiver alguma dúvida ou precisar de auxílio no tratamento da água da sua piscina, deixe um comentário no espaço abaixo!