gestão de custos na loja de piscinas

4 dicas rápidas para melhorar a gestão de custos na loja de piscinas

Dar aquela atenção especial para o controle financeiro é imprescindível. Principalmente quando consideramos a alta na inflação, momento em que todo cuidado é pouco na hora de fazer a gestão de custos na loja de piscinas.

E nada de deixar para depois ou esperar o movimento cair quando o inverno chegar e as pessoas começarem a “abandonar” as piscinas! É preciso se  antecipar aos efeitos da sazonalidade e tirar um tempo para planejar o melhor curso de ação antes que as vendas precisem de socorro.

Afinal, qual é o impacto da gestão de custos na loja de piscinas?

Muitos donos de lojas de piscinas não tocam apenas os trabalhos administrativos do negócio. Por vezes, eles também precisam colocar a mão na massa, sozinhos ou junto das suas equipes. Nesse contexto, é verdade que falar em gestão de custos não pinta nenhuma imagem muito positiva.

Parece ser um daqueles problemões que você não vai ter nem tempo e nem disposição para lidar antes da hora, certo? Mas é aí que mora o perigo, já que a gestão de custos na loja de piscinas deve ser organizada, justamente, antes das contas entrarem no vermelho!

Especialmente porque esse controle nada mais é do que um registro minucioso de tudo o que entra e o que sai no dia a dia da loja. São os pacotes e baldes de cloro, os equipamentos de limpeza para piscinas, os flutuadores e as pastilhas que você vende. E também os gastos diários com as contas de água e luz, internet, troca e manutenção de equipamentos, reposição de estoque, pagamento dos funcionários… tudo entra na conta.

A ideia é que você tenha em mãos, todos os meses, um relatório de quanto dinheiro precisou gastar e quanto entrou para o caixa da loja de piscinas. Com isso, fica mais fácil fazer a média de lucratividade quando as coisas vão bem e, se as contas apertarem, você consegue identificar muito mais rápido uma eventual fonte de prejuízo antes que o estrago seja muito grande — daí a importância de estar um passo à frente!

Saiba como se organizar

Separamos algumas dicas práticas para ajudar você a tirar esse projeto do papel, melhorando a eficiência da loja de piscinas e dando aquele fôlego extra para investir no crescimento do negócio!

1 – Estude ferramentas e soluções de gestão que possam ajudar

Em pleno século 21, nada mais justo do que usar a tecnologia em prol do negócio, não é mesmo? Padronizar e automatizar processos pode contribuir bastante para sua administração, reduzindo custos que não trazem retorno e criando mais receita para o caixa.

Com uma pesquisa na internet, por exemplo, você encontra boas alternativas de sistemas que cabem no seu bolso para simplificar a gestão de custos na loja de piscinas e, como consequência, ainda ajudar nas suas tomadas de decisões.

2 – Seja criterioso com seus registros

Quando o dono da loja de piscinas está envolvido tanto na administração quanto na operação, é comum que ele anote apenas as entradas de dinheiro, até por uma questão de controle. Só que, no fim do mês, pode ser que os gastos acabem saindo mais salgados do que o esperado. E honrar as contas pode acabar virando um problema.

Para que isso não aconteça, é preciso registrar absolutamente tudo, especialmente os gastos, acompanhando o resultado diariamente. Aqui, a solução que indicamos no tópico anterior pode ser uma verdadeira mão na roda. Contudo, não ter um software de gestão não é desculpa para abandonar esse controle. Se for o caso, vale anotar em uma planilha no computador ou mesmo em um bom e velho caderno.

3 – Organize custos e despesas em categorias

Nem todo dinheiro que sai do caixa é despesa. Veja: contas de água, luz, aluguel, alimentação e material de escritório são alguns exemplos de despesas; por outro lado, a manutenção de equipamentos que você usa diariamente, salários e compra de produtos químicos para repor o estoque são considerados custos.

Ter essa categorização bem clara ajuda até mesmo na precificação dos produtos, contribuindo também para um planejamento mensal assertivo do orçamento da loja.

4 – Encontre um bom fornecedor de produtos para piscinas

E como o assunto é gestão de custos na loja de piscinas, para fechar a lista precisamos destacar que saber controlar muito bem o estoque é fundamental para garantir sempre boas negociações com fornecedores que ofereçam soluções de qualidade com um excelente custo-benefício. Até porque vendendo produtos químicos com garantia de procedência você garante a satisfação dos seus clientes, fideliza com mais facilidade e, assim, consegue dar um impulso nas vendas. Sem contar que a loja também ganha moral e se destaca da concorrência, não é verdade?

E você nem precisa procurar muito para encontrar essa parceria! Aqui na Bel Piscinas, você conta com um catálogo completo de produtos, tudo com alta concentração de cloro ativo e de fácil aplicação, a receita completa para garantir boas vendas durante o ano inteiro! Fale com a gente, conheça nosso catálogo e ganhe um aliado poderoso para a gestão de custos na loja de piscinas!