tratamento físico da água da piscina

O que é e como fazer o tratamento físico da água da piscina

A limpeza correta da piscina envolve tanto a eliminação de microrganismos nocivos aos banhistas quanto a retirada de toda a sujeira visível. Para isso, é necessário realizar dois processos (químico e físico) que tornam a água cristalina e adequada para o banho, garantindo a saúde e o bem-estar de todos que entram em contato com ela. Em outro artigo, já ensinamos como utilizar corretamente os produtos para fazer o processo químico da manutenção. Agora, vamos explicar o que exatamente é o tratamento físico da água da piscina e quais são os equipamentos necessários para realizá-lo.

Antes de iniciar qualquer explicação, é importante entender a relação entre os dois tratamentos, pois eles devem ser realizados em conjunto para que os resultados sejam efetivos. Bom, durante a etapa química da manutenção, os produtos vão agir na água eliminando bactérias, fungos, vírus e algas, além de agrupar a sujeira física para facilitar sua remoção. Enquanto isso, o processo físico envolve o uso de equipamentos capazes de remover todas as impurezas visíveis que ficam suspensas na superfície ou se depositam no fundo da piscina. Vamos entender melhor.

Etapas do tratamento físico da água da piscina

O tratamento físico é o que inicia o processo de limpeza de uma piscina, sendo fundamental para otimizar a ação dos produtos, mas é importante lembrar também que algumas das etapas acontecem intercaladas com o tratamento químico. Assim, ele envolve desde a limpeza da área externa, ao redor da piscina, até a filtração e a circulação da água. Confira as etapas desse processo!

Limpeza da área externa

O objetivo dessa tarefa é retirar a sujeira do piso ao redor da piscina para evitar que, com a ação do vento ou da chuva, ela caia na água. Esse procedimento pode ser realizado com uma vassoura ou um soprador de folhas, mas não se esqueça de fazer isso em direção contrária à piscina para que a sujeira não caia na água. Afinal, é exatamente isso que queremos evitar, certo?

Escovação da piscina

Com uma escova de cerdas macias, escove todas as superfícies (laterais e fundo) da piscina, tendo um cuidado maior nos rejuntes. Essa etapa é fundamental para remover incrustações de microrganismos nesses lugares, impedindo a formação de colônias, e fazer com que o cloro aja com maior eficácia. Ela deve ser realizada uma vez por semana, principalmente em piscinas feitas de concreto ou de pastilhas, devido às frestas que apresentam no rejunte, o que facilita a formação de colônia de algas e bactérias. E atenção! Nunca utilize escovas com cerdas duras, pois podem danificar o rejunte, tornando-o cada vez mais difícil de limpar.

Limpeza das bordas da piscina

No artigo que ensinamos como fazer a manutenção de uma piscina mostramos que um dos procedimentos é desengordurar as bordas. Para isso ser feito, é preciso aplicar o Limpa Bordas em uma esponja macia e esfregar toda a área engordurada até que a sujeira seja completamente removida. Ao terminar, enxágue a área com a água da própria piscina e não se preocupe com a sujeira que cair na água, pois ela será eliminada durante o processo de filtração.

Peneiração

O processo consiste em retirar as impurezas que ficam na superfície da água, como insetos, folhas e poeira. Para isso, utiliza-se uma peneira especialmente desenvolvida para a tarefa. É uma ação simples, mas fundamental para a limpeza da piscina, pois aumenta o poder de ação do cloro. Isso porque, quando a sujeira é deixada na superfície, torna-se necessário aplicar mais cloro do que o necessário, aumentando a probabilidade da água tornar-se turva.

Aspiração do fundo da piscina

Outra parte fundamental do tratamento físico é a aspiração do fundo da piscina. Utilizando um equipamento adequado para esse fim é possível remover todas as impurezas decantadas, de modo que o filtro consiga trabalhar melhor posteriormente. A ideia do aspirador é funcionar como um tipo de filtro para o fundo e, em casos mais críticos, drenar de lá a água com a sujeira.

Filtração da água

A água da piscina precisa ser filtrada todos os dias, conforme as indicações do fabricante do filtro. Quando esse procedimento é feito de forma correta, os materiais sólidos acumulados são removidos e os produtos químicos conseguem agir de forma mais eficaz. A filtração é extremamente importante no tratamento e manutenção da água. Ela é capaz de reduzir a quantidade necessária de produtos utilizados na limpeza e a necessidade de reposição da água. Mas lembre-se: o filtro sozinho não consegue desinfectar a água, por isso o tratamento químico é indispensável.

Outro aspecto importante é que o funcionamento correto do filtro exige cuidado com a limpeza dele mesmo. É importante, por exemplo, limpar o pré-filtro para retirar o material que ficou retido e verificar todo ano o nível e a qualidade da areia do equipamento.

Como vimos, o tratamento físico da água da piscina é indispensável, por isso, adquira os equipamentos adequados e nunca se esqueça de fazê-lo antes de adicionar os produtos. Depois, é só aproveitar e se divertir com os amigos e familiares!