Olimpíadas

Olimpíadas na piscina: confira as modalidades aquáticas dos jogos de 2021

Se você é como a gente e adora assistir aos Jogos Olímpicos, deve estar ansioso pela edição de 2021, que ocorre entre 23 de julho e 8 de agosto em Tóquio, no Japão. Serão mais de 12 mil atletas de cerca de 200 países representando suas nações em mais de 40 modalidades esportivas. E o melhor: o que não faltam nessas Olimpíadas são competições na piscina!

E é justamente para falar delas que produzimos este artigo! Aqui, você vai conhecer quais são as modalidades olímpicas disputadas na água, entender melhor como elas funcionam e ficar por dentro de tudo para se preparar para torcer para o Brasil nas Olimpíadas 2021. Confira!

1 – Natação

A natação é um dos esportes mais tradicionais das Olimpíadas, com participação em todos os jogos. É também a segunda modalidade que mais distribui medalhas, atrás apenas do atletismo. No início dos Jogos Olímpicos, as provas eram disputadas em pleno oceano, hoje, porém, são necessárias piscinas com dimensões específicas para a modalidade, todas bem tratadas, é claro.

Nas primeiras Olimpíadas, disputadas na Grécia em 1896, foram realizadas apenas três modalidades de natação: 100, 500 e 1200 metros livres. Já os Jogos Olímpicos de Tóquio contarão com 35 provas: 17 femininas e 17 masculinas nos estilos de nado peito, nado costas, nado borboleta, nado livre e nado medley (que inclui os quatro tipos de nado); e uma mista, no estilo medley. Confira todas as provas:

  • Nado livre: 50 metros, 100 metros, 200 metros, 400 metros, 800 metros, revezamento 4 x 100 metros, revezamento 4 x 200 metros;
  • Nado costas: 100 metros, 200 metros;
  • Nado peito: 100 metros, 200 metros;
  • Nado borboleta: 100 metros, 200 metros;
  • Nado medley: 200 metros, 400 metros, revezamento 4 x 100 metros;
  • Maratona aquática 10 km (disputada em rios ou no oceano). 

A natação ainda estará presente nas competições de pentatlo moderno (ao lado de hipismo, esgrima, tiro esportivo e corrida) e triatlo (aliada a ciclismo e corrida).

2 – Nado artístico

Misturando ginástica, natação e dança, o nado artístico, também conhecido como nado sincronizado, é outra modalidade que envolve a piscina nos Jogos Olímpicos. A primeira demonstração desse esporte nas Olimpíadas ocorreu em 1948, mas foi só em 1984 que a modalidade ganhou realmente status olímpico.

Assim como a ginástica rítmica, a natação artística é uma prova destinada somente à participação de mulheres. Atualmente, são disputadas as modalidades em equipe e em duetos, mas, até 1992, havia também a competição de solo. A maior vencedora no esporte é a Rússia, com dez medalhas de ouro, seguida pelos Estados Unidos e pelo Canadá.

3 – Saltos ornamentais

Saltos ornamentais é o nome dado à competição em que os atletas saltam de um trampolim ou de uma plataforma elevada em direção à água e, durante a queda, executam movimentos estéticos variados. Essa modalidade foi incluída no programa olímpico pela primeira vez em 1904 e era exclusiva para os homens na plataforma. A estreia feminina na modalidade ocorreu em 1912.

As provas disputadas nos Jogos Olímpicos são plataforma de 10 m, plataforma de 10 m sincronizada, trampolim de 3 m e trampolim de 3 m sincronizado. Os Estados Unidos são os maiores vencedores do esporte nas Olimpíadas, com um total de 131 medalhas. Eles são seguidos pela China, com 49 medalhas, e pela Suécia, que tem 21 participações no pódio.

4 – Polo aquático

Uma mistura de futebol, handebol e rugby, o polo aquático é outra modalidade muito tradicional dos Jogos Olímpicos, presente na competição desde a sua segunda edição, em 1900. As partidas ocorrem em uma piscina com 30 m de comprimento por 2 m de largura e os pontos são marcados quando a bola atravessa um gol, com medidas de 3 m de comprimento por 90 cm de altura.

A Hungria é um dos países mais tradicionais nesse esporte e domina o pódio masculino com 15 medalhas, à frente da Grã-Bretanha, com 4, e da Iugoslávia, com 8 medalhas. Já na competição feminina, quem está na frente no quadro de medalhas são os Estados Unidos, com 5, seguidos pela Itália, com uma de ouro e outra de prata, e pela Austrália, com três medalhas.

Olimpíadas na piscina: emoção não vai faltar!

Deu pra ver que emoção não vai faltar nessas Olimpíadas com as provas na piscina, não é verdade? Então, não perca a chance de assistir às competições e torcer para o Brasil!

E você já sabe, falou em qualidade no tratamento da água, falou em Bel Piscinas! Conte com a gente para deixar a sua piscina sempre limpa, igual às das Olimpíadas!