Cloramina: conheça a substância que deixa a piscina com cheiro ruim

Na hora de fazer a manutenção periódica da água da piscina, não faltam receitas e produtos capazes de ajudar e descomplicar essa tarefa. Mas quem tem uma delas em casa sabe que a rotina nem sempre deixa espaço para que o calendário de tratamento seja seguido fielmente. Quando isso acontece, a consequência acaba sendo encontrar a piscina com cheiro ruim ou com a água esverdeada.

Afinal, é preciso ter em mente que elas são basicamente grandes porções de água concentradas em um espaço aberto, geralmente suscetíveis a diversos problemas e fatores externos, como chuvas, calor intenso e, claro, ventos fortes, que podem carregar insetos, pequenos animais e restos orgânicos para a água.

Isso quer dizer que, se os cuidados forem negligenciados, é natural que os banhistas sintam que há algo errado com a piscina, especialmente quando ela apresenta odores incomuns. A boa notícia é que, quando falamos em piscinas com cheiro ruim, geralmente existe uma causa bem comum para o problema: a presença de cloramina. É por isso que, hoje, vamos ensinar você a cortar esse mal pela raiz!

Como a cloramina pode afetar a sua piscina

Quando a dosagem de cloro está acima do normal, a água da piscina causa irritações de pele, nos olhos e nas mucosas. Mas para por aí. Ao contrário do que popularmente se imagina, aquele famoso cheiro forte de desinfetante na piscina não tem nada a ver com o excesso de cloro, mas, sim, com a falta dele!

Esse aroma ruim, na verdade, é causado pela cloramina, uma substância que surge da exposição prolongada do cloro a sujeiras e impurezas na água. Contudo, vale lembrar que mesmo com o cloro sendo a substância predominante nessa mistura, ele já não possui mais poder nenhum de desinfecção, pois suas principais propriedades foram consumidas pelas impurezas presentes na piscina.

E não se engane: não precisa muito para que a cloramina tome conta da água, deixando-a com um cheiro ruim. Situações como o uso muito intenso da piscina por banhistas cobertos de protetor solar, óleo bronzeador ou até mesmo de suor já são mais do que suficientes para criar as condições ideais para o surgimento da cloramina. O mesmo vale para piscinas que passam muito tempo sem ter o cloro ajustado!

Isso porque o cloro é uma substância química que elimina germes e bactérias quase que instantaneamente. O mesmo não pode ser dito da cloramina: além de irritação da pele, olhos e mucosas, ela pode causar o ressecamento acelerado dos cabelos, problemas respiratórios, fortes crises de enxaqueca, agravamento de alergias, e, em casos de exposições muito intesas, até mesmo a infertilidade masculina.

Vale ressaltar que esses problemas, aliás, tendem a afetar de maneira mais intensa as crianças.  Então, é importante ficar atento aos tratamentos corretos para garantir a purificação da água! Nesse caso, o primeiro passo é fazer a análise dos níveis de cloro e corrigi-los o mais rápido possível. Nessas horas, os kits de medição vendidos em lojas especializadas podem ajudar bastante.

Como fazer a supercloração na piscina com cheiro ruim

Usualmente, a maneira mais eficiente de eliminar a cloramina é realizar uma supercloração na piscina, processo que também é conhecido como tratamento de emergência. Esse processo faz com que os níveis de cloro cheguem na casa dos 5 ppm, o bastante para dissolver e eliminar a cloramina.

Contudo, tenha em mente que fazer o tratamento de emergência envolve um monitoramento bem mais constante e intenso dos níveis de cloro, além da impossibilidade de uso por banhistas enquanto não ocorre a normalização. Aqui, uma boa dica é utilizar a etapa de emergência do método VAPT, da Bel Piscinas, que ajuda você a dar conta com mais facilidade de uma situação inesperada assim.

O mais indicado é sempre a contratação de uma empresa especializada para tratamento de piscinas em casos complexos. Isso vai garantir que o problema seja eliminado com as técnicas devidas e que a água fique em condições adequadas para o banho o mais rápido possível.

Porém, se você é do tipo que gosta de colocar a mão na massa e quer se encarregar dessa rotina, nada melhor do que contar com os melhores produtos do mercado para isso, certo? Na Bel Piscinas, você encontra um portfólio completo de soluções eficientes e com alta concentração de cloro para o tratamento diário e preciso da sua piscina! Agora com novas embalagens, os produtos estão identificados por cores e letras referentes às etapas do método VAPT, assim, você consegue entender claramente a sequência de uso. Clique no botão abaixo e conheça:

O flutuador pode ajudar na manutenção da água

Lembre-se: mesmo seguindo à risca o calendário de tratamento, os níveis de cloro na água tendem a diminuir rapidamente após sua aplicação. Isso é natural e acontece por diversos fatores, como o tempo de circulação da água no motor da piscina, a incidência direta do sol nas áreas externas, entre outros.

Isso quer dizer que, mesmo que o tratamento seja realizado e a água seja devidamente purificada, a proteção que o cloro continuaria proporcionando é reduzida ou até anulada depois de certo tempo. Ou seja: sem a aplicação constante de cloro, a cloramina vai aparecer de uma forma ou de outra.

É por isso que uma boa alternativa é apostar nos flutuadores! Esses acessórios, que funcionam com cloro em tabletes, dissolvem as pastilhas lentamente enquanto flutuam pela piscina. Como resultado, os níveis do produto são mantidos na medida certa, sem a necessidade de aumentar sua aplicação.

Além disso, o cloro é distribuído de forma homogênea pela água, garantindo que ela esteja sempre limpa e cristalina. Em outras palavras, é mais economia e eficiência no tratamento químico da água e, de quebra, uma forma barata e funcional de evitar o mau cheiro da cloramina na sua piscina, mesmo nas épocas de pouco uso.

E então, gostou do artigo? Compartilhe com seus colegas e com os donos de piscina que você conhece e ajude a descomplicar a rotina deles também! Se ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar alguma dica com a gente, entre em contato com a nossa equipe ou deixe seu comentário aqui embaixo! Estamos à disposição.