piscina no fim do ano

Como fazer o tratamento da piscina no fim do ano

Lidar com o tratamento da piscina no fim do ano exige uma atenção extra, pois com a chegada das férias e das festividades, esse espaço de lazer passa a ser mais utilizado e a temperatura da água fica cada vez mais elevada devido ao calor. Então, todo cuidado é pouco para mantê-la sempre limpa e saudável para os banhistas.

Afinal, a gente sabe que durante as épocas mais frias, quando a piscina tem seu uso reduzido, é natural que o proprietário não mantenha uma rotina tão intensa de limpeza — embora, claro, não seja o cenário ideal. Até porque, se você descuidou desse espaço ao longo do ano, nem sempre será possível tratá-lo e deixá-lo pronto de uma hora para a outra. E é aqui que um manual de boas práticas faz toda a diferença!

O que muda na limpeza da piscina no fim do ano?

Se você é daqueles que, independentemente da época, sempre mantém a piscina pronta para um mergulho, a resposta é: pouca coisa. A questão é que, com o aumento da frequência de uso, a tendência é que ela acumule sujeira e oleosidade com mais facilidade.

Como se isso não bastasse, ainda temos o fator climático. No verão, o calor faz a água evaporar mais depressa. Esse vapor, quando deixa a piscina, leva consigo parte do cloro e das outras soluções químicas aplicadas, contribuindo ainda mais para o acúmulo de algas, microrganismos e bactérias.

Ou seja, todo o processo que você já coloca em prática nos outros meses apenas vai precisar ser feito de forma mais intensa na piscina no fim do ano. Se o seu cronograma, digamos, considera uma rotina completa de limpeza a cada duas semanas, é hora de reduzir o intervalo e fazer tudo semanalmente.

E tenha em mente que, com o entra e sai de banhistas na piscina no fim do ano — muitos deles com cremes corporais, bronzeadores, protetores e condicionadores de cabelo —, é natural que todas essas substâncias acumulem oleosidade e afetem ainda mais o equilíbrio químico da água. Diante disso, seus maiores aliados passam a ser o Kit Teste Cloro e pH e o Kit Teste Alcalinidade ou, ainda, a Fita Teste.

O ideal é que você verifique esses parâmetros de dois em dois dias, ajustando as deficiências sempre que necessário. Essa é a melhor maneira de garantir que as substâncias de tratamento direto, como o cloro e o algicida, consigam operar sem dificuldades, mantendo a água saudável e higienizada.

Ah, você é um pouco mais negligente com a piscina durante o ano? Então talvez seja a hora de adotar esse hábito mais disciplinado de uma vez por todas. Nem todo mundo se dá ao trabalho de colocar os gastos na ponta do lápis, mas você sabia que manter uma regularidade no tratamento da piscina é muito mais barato do que recuperar aquela água esverdeada e imprópria para o banho toda vez que pretende usar a piscina?

E como fica a frequência ideal de limpeza?

Como já mencionamos, seu principal guia são os parâmetros químicos da água e, em um cenário ideal, você deve corrigi-los sempre que os kits de testes apontarem alguma alteração. Não é à toa que essa é justamente a primeira etapa do Método VAPT, desenvolvido pelos especialistas da Bel Piscinas para ajudar você a memorizar de forma rápida e fácil as etapas do tratamento da água.

E fica a dica: com o Método VAPT, é muito mais fácil estabelecer uma rotina semanal eficiente e garantir uma água limpa e pronta para aquele mergulho relaxante durante o ano inteiro, seja qual for o tamanho da sua piscina! Anote aí o passo a passo:

  • 1ª ETAPA – Verificar

Com a ajuda do Kit Teste Alcalinidade e do Kit Teste Cloro e pH, ou mesmo da Fita Teste, você verifica o que precisa ser ajustado.

  • 2ª ETAPA – Ajustar

Hora de corrigir as deficiências da piscina: com a Barrilha Leve, você eleva o pH da piscina e com o Bicarbonato de Sódio, eleva a alcalinidade e estabiliza o pH. Agora, se o problema for o índice elevado desses indicadores, você deve utilizar o Redutor de pH e Alcalinidade.

  • 3ª ETAPA – Purificar

Nesta etapa você precisa aplicar o cloro que vai garantir saúde e bem-estar aos banhistas. Para ajudar na tarefa, os clientes Bel Piscinas podem optar pelo Cloro Granulado, Dicloro Orgânico Estabilizado, Multiação Cloro Orgânico Estabilizado, Multiação Tablete de Tricloro e Tablete de Tricloro Estabilizado.

  • 4ª ETAPA – Tratar

Com este último passo, a água da piscina ficará na condição ideal para uso. Aqui, entra a aplicação do Algicida (que impede o surgimento de algas), do Clarificante (que facilita a aspiração e a filtração) e do Sulfato de Alumínio (que decanta a sujeira pesada). Também é nesta fase que cabe o uso do Limpa Bordas para manter a área no entorno da piscina livre de limo, algas e marcas de cálcio.

Para entender ainda melhor, convidamos você a dar uma olhada no vídeo em que a Débora Afonso da Silva, uma de nossas engenheiras químicas, explica melhor cada uma das etapas:

E então, tudo pronto para garantir uma bela piscina no fim do ano, com água purificada e cristalina? Conte com os produtos da Bel Piscinas e aproveite a temporada sem preocupações! Caso tenha restado alguma dúvida ou precise de mais informações, deixe um comentário no espaço abaixo para continuarmos a conversa.