Saiba o que fazer para deixar a piscina pronta para o verão

A estação mais quente do ano está chegando e o que todo mundo quer é deixar a piscina pronta para o verão e aproveitá-la o máximo possível! Mas você já deu uma olhadinha na situação da piscina da sua casa? Como é comum que fique um tempo sem uso no meio do ano, pode ser que ela esteja precisando de alguns cuidados especiais para ficar com tudo em cima para essa época de calor.

Para ajudar você a deixá-la prontinha para banhos super refrescantes, nós reunimos várias dicas neste artigo para resolver os principais problemas que ocorrem ao deixar a piscina parada sem manutenção. Confira as instruções, coloque tudo em prática e prepare o seu espaço!

Água da piscina verde e translúcida

Nesse caso, a água adquire tons esverdeados, situação causada, geralmente, pela falta de cloro, que promove a proliferação de algas. Para corrigir, é preciso fazer o tratamento de emergência, dosando em excesso o cloro granulado para fazer a desinfecção da água. Em seguida, deve-se aplicar o sulfato de alumínio e a barrilha leve para decantar toda a sujeira e, no dia seguinte, aspirar o fundo da piscina. É fundamental manter o residual de cloro sempre entre 1 e 3 ppm para evitar a água verde.

Água turva na piscina

Esse fenômeno pode ser causado por vários motivos e, quando ocorre, é impossível enxergar o fundo da piscina, mesmo com tratamento de emergência. Para resolver, em primeiro lugar, verifique os parâmetros de água, pH e alcalinidade com os kits teste, já que, geralmente, o problema é causado por algum índice fora da faixa ideal. Caso o pH esteja baixo, use a barrilha leve e, se estiver acima do indicado, ajuste com o redutor de pH e alcalinidade.

Já a alcalinidade pode ser ajustada utilizando bicarbonato de sódio caso a necessidade seja elevá-la, ou com o redutor de pH e alcalinidade, caso precise reduzi-la. Em algumas situações, a água turva pode ser proveniente de uma filtração ineficiente. Nesse caso, deve-se fazer a decantação de todas as partículas usando o clarificante e, depois, aspirar o fundo da piscina.

Espuma na água da piscina

Isso pode ser causado pelo uso de limpa bordas com alta formação de espuma ou pelo excesso de material orgânico. Nessa situação, remova o excesso de espuma com uma peneira envolta em um pano e, em seguida, realize o tratamento de emergência dosando em excesso o cloro granulado para desinfectar a água. Em seguida, aplique o sulfato de alumínio e a barrilha leve para a decantação e, no dia seguinte, aspire o fundo da piscina. No mais, prefira os limpa bordas biodegradáveis, que não promovem a formação de espuma e evitam o problema.

Animais mortos na piscina

Esse é um problema bem chato, mas que pode ocorrer. Nesse caso, em vez de esvaziar a piscina, faça o tratamento de emergência utilizando o cloro granulado para a desinfecção da água e o sulfato de alumínio e a barrilha leve para a decantação da sujeira. Depois, mantenha os níveis de cloro livre entre 1 e 3 ppm. Para prevenir a entrada dos animais, vale cercar o local ou cobri-lo com uma lona enquanto não estiver sendo utilizado.

Larvas e insetos na piscina

Embora esse problema seja bem menos incômodo do que um animal morto na piscina, para resolver a situação o passo a passo é o mesmo: supercloração com cloro granulado e uso de sulfato de alumínio e barrilha leve. Porém, antes de tratar a água, use uma peneira envolta em um pano para retirar os hóspedes indesejados da piscina.

Água gordurosa na piscina

Como óleo e água não se misturam, é comum que as substâncias oleosas fiquem na superfície da piscina, dando um aspecto de engordurada a ela. As causas costumam ser os protetores solares e bronzeadores, que se soltam do corpo dos banhistas. Para tratar, retire a camada de gordura com uma peneira envolta em um pano e faça a supercloração, utilizando o cloro granulado, o sulfato de alumínio e a barrilha leve.

Bel Piscinas: sua parceira para deixar a piscina pronta para o verão

Esses são os problemas mais comuns que ocorrem em piscinas paradas há algum tempo. Se nenhum deles está acontecendo aí na sua casa é um ótimo sinal! Apenas lembre-se de verificar os níveis de pH, alcalinidade e cloro. E se alguma dessas situações está ocorrendo na sua piscina, coloque nossas dicas em prática e resolva o problema para deixar tudo pronto para aproveitá-la o máximo possível!

Ah, e não esqueça que a Bel Piscinas é sua super aliada no tratamento da água! Nós desenvolvemos o método VAPT para que você saiba o que fazer e quais produtos utilizar em cada etapa dessa tarefa e você pode conferi-lo no nosso site. Conte com a gente para deixar a sua piscina pronta para o verão e se tiver alguma dúvida sobre o assunto, escreva aqui nos comentários!