Saiba como funciona o aquecedor solar para piscina

Tomar um bom banho de piscina no verão é uma delícia, não é? Mas você não precisa limitar o uso desse espaço apenas à estação mais quente do ano. Investindo em um aquecedor solar para piscina, é possível garantir lazer e diversão para a família o ano todo, com praticidade, economia e sustentabilidade!

O que é e como funciona o aquecedor solar para piscina

O aquecedor solar para piscina funciona de forma semelhante ao aquecedor solar tradicional, usado para aquecer a água em outros equipamentos, como uma pia ou um chuveiro. A diferença é que ele não demanda um reservatório de água, já que a própria piscina serve para esse fim.

Na prática, o sistema é composto de diversas peças com funcionalidades diferentes: a bomba d’água, por exemplo, bombeia a água da piscina por meio de mangueiras até as placas solares, responsáveis por absorver a luz solar e aquecer o líquido que, então, retorna para a piscina.

Esse ciclo ocorre repetidamente e é controlado pelo painel de comando, pelo qual você pode definir a temperatura ideal para a água. Assim, caso você determine a temperatura de 20 °C, o ciclo será interrompido quando a água da piscina chegar a esse patamar.

Mas e se o céu estiver nublado? Você também pode ter uma piscina aquecida em dias de frio, já que mesmo nessas condições é possível absorver os raios solares, embora com menor intensidade. Caso necessário, pode-se usar um aquecedor complementar, como o a gás, para garantir o aquecimento.

Quais são as vantagens do aquecedor solar para piscina?

Tomar banho de piscina em uma água quentinha já é um ótimo motivo para optar por um aquecedor solar. Porém, além desse benefício, o equipamento proporciona outras vantagens que o tornam uma boa alternativa para manter a piscina aquecida.

Uma delas é a sustentabilidade. A preocupação com a preservação do meio ambiente tem feito cada vez mais pessoas buscarem soluções sustentáveis para equipar a casa, e o aquecedor solar é uma boa opção nesse sentido.

Afinal, o sistema promove o aquecimento a partir dos raios solares, uma fonte de energia renovável, o que reduz consideravelmente os impactos ao meio ambiente. E como o sol é abundante em praticamente todo o Brasil, esse é mais um ponto que favorece o uso desse sistema.

Também soma-se às vantagens outro aspecto muito bem-vindo: a economia. A energia solar é gratuita, portanto, uma vez que o sistema esteja instalado, não será necessário pagar por combustíveis ou eletricidade para aquecer a piscina. E os custos operacionais, por sua vez, ficam limitados aos custos de operação de bombas e controladores. Ou seja, nada de surpresas desagradáveis na conta!

Na prática, estima-se que o investimento em um sistema de aquecimento solar, com opções a partir de R$ 5 mil, seja recuperado em aproximadamente três anos, média que pode variar de acordo com o modelo do equipamento e as características da sua piscina.

E outro fator positivo é o pouco gasto com manutenção: com a limpeza adequada e outros cuidados preventivos, um aquecedor solar para piscina pode ter uma longa vida útil. Com durabilidade de 15 a 20 anos, esse é um investimento que também valoriza o seu imóvel.

O que considerar ao escolher um aquecedor solar para piscina

Para garantir o aquecedor solar ideal para a sua casa é importante considerar alguns aspectos, a começar pelo tamanho da piscina. É isso que vai determinar a potência da bomba, assim como a quantidade e o tamanho das placas responsáveis por absorver a luz solar, por exemplo.

Aliás, essas placas podem ser instaladas tanto no telhado, o que é mais comum, quanto no chão. Em todo caso, é importante fazer a instalação dos coletores solares na direção e no ângulo corretos para maior absorção dos raios do sol, de acordo com as características de cada local.

Caso a sua região seja mais fria ou chuvosa, é possível escolher um aquecedor complementar para o uso em dias sem sol, como um sistema elétrico ou a gás. Além disso, o uso de uma capa térmica também ajuda a manter a piscina em constante temperatura enquanto ela não está em uso.

Ao escolher o aquecedor, confira se o sistema tem a aprovação do Inmetro, o que garante eficiência e segurança durante o funcionamento. Outra boa recomendação é dar preferência a marcas que são reconhecidas pela qualidade nesse segmento.

Já a instalação do aquecedor solar deve observar algumas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e especificidades que promovem maior eficiência no uso. Por isso, vale contar com o apoio de um profissional especializado para essa etapa.

É importante destacar, ainda, que a piscina aquecida também demanda cuidados com a limpeza. Os níveis de cloro exigem mais atenção, por exemplo, e o combate às algas e aos micro-organismos deve ser ainda mais cuidadoso, já que eles também gostam de uma água quentinha.

Dessa forma, nada melhor que unir o aquecedor solar aos produtos da Bel Piscinas para garantir o banho quente em uma água sempre limpa e cristalina! Conheça as nossas soluções e, se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar sua experiência de uso da piscina com a gente, fique à vontade para deixar um comentário no espaço abaixo!