natação

Seis motivos para praticar natação e melhorar a sua saúde

Você sabia que a natação surgiu desde que o homem é homem? Isso mesmo, a ação de nadar é tão antiga quanto nós. O movimento de braços e pernas dentro da água já era praticado em comunidades primitivas, nas quais as pessoas nadavam para fugir de predadores, garantindo, assim, a sua sobrevivência e até mesmo um pouco de diversão. De lá para cá, até se tornar um esporte, a natação passou por muitas mudanças. Vamos fazer um rápido passeio pela história para saber mais sobre essa modalidade que é considerada uma das atividades físicas mais completas? Acompanhe!

A história da natação

Na antiguidade, a natação chegou a ser considerada um pré-requisito fundamental na formação de jovens e dos soldados gregos, ajudando na forma física de toda a população. No entanto, ainda não era tida como um esporte: era apenas um exercício dentro da água que funcionava como um aprimoramento pessoal e uma forma de evitar lesões. Mas foi no Japão, por volta do século 17, que a modalidade passou a ser adotada como matéria obrigatória para os estudantes.

No século 19, na Europa, a natação começou a ser levada mais a sério quando o britânico Lord Byron, inspirado em uma história mitológica, teve a coragem de atravessar um canal de águas profundas que ligava seu continente à Ásia e tinha uma distância de 1,5 quilômetro. Ele fez a travessia em aproximadamente uma hora, provando que o trajeto era possível de ser atravessado a nado. Tal proeza ficou famosa e foi um marco na época. Logo depois disso, a modalidade passou a marcar presença em torneios isolados e campeonatos nacionais.

Em 23 de junho de 1894, quando o barão Pierre de Coubertain, apoiado por amigos e inúmeras celebridades, deu início aos Jogos Olímpicos modernos, lá estava a natação como um dos esportes mais nobres. Atletas vieram de todas as partes do mundo e superaram limites nas raias da maior de todas as competições. Hoje, a modalidade ainda integra o quadro olímpico e é considerada o segundo esporte mais importante do evento, ficando atrás somente do atletismo.

Benefícios da natação para a saúde

A natação é uma atividade física completa e pode ser praticada por pessoas de todas as idades, desde bebês até idosos, por oferecer pouco risco e também pouco impacto aos ossos. Assim, é recomendado ter aulas de natação de duas a três vezes por semana, de 30 a 50 minutos de cada vez. A prática regular desse esporte apresenta inúmeros benefícios para a saúde, dentre os quais podemos citar:

1. Melhora a circulação sanguínea

A movimentação constante faz com que a natação seja considerada uma atividade aeróbica e de resistência. Isso quer dizer que o seu coração bombeia mais sangue, que, por sua vez, é responsável pelo transporte de oxigênio e nutrientes para todo o corpo.

2. Fortalece as articulações e ligamentos

Devido ao fato da água amortecer o impacto, a prática regular do esporte ajuda a manter as articulações e ligamentos exercitados e saudáveis, melhorando também a flexibilidade do corpo e evitando lesões.

3. É aliada no controle do peso

Como é um esporte feito dentro da água, os músculos são forçados a exercer um esforço maior, o que acaba por aumentar o gasto de calorias. Por exemplo: uma hora nadando pode queimar até 500 calorias, dependendo da intensidade do exercício e da temperatura da água (quanto mais fria, maior o gasto calórico).

4. Reduz o colesterol

Por ser uma atividade altamente aeróbica, a natação consegue balancear os níveis de colesterol no organismo, aumentando o nível do HDL, o colesterol bom.

5. Melhora a respiração

Durante a prática do esporte, os músculos responsáveis pela entrada e saída de oxigênio nos pulmões são trabalhados e fortalecidos. Puxar uma quantidade maior de ar numa única inspiração otimiza a função do pulmão, melhorando a respiração. Essa modalidade, inclusive, é muito indicada para pessoas que têm problemas respiratórios, como asma.

6. Tonifica os músculos

O fato de o nadador ter que se propulsionar na água, que é 12 vezes mais densa que o ar, faz com que ocorra um trabalho de resistência, sendo ele o princípio básico da tonificação muscular e do incremento de força.

Esses são apenas alguns dos muitos benefícios que a natação pode trazer para a sua saúde, porém, tão importante quanto praticar esse esporte é fazê-lo em um ambiente propício. Ou seja, em uma piscina limpa, cristalina e com pH regulado para que não prejudique o seu bem-estar. E para que você possa desfrutar de todas essas vantagens, a Bel Piscinas oferece linhas de produtos completas para deixar a qualidade da água impecável. Afinal, como já falamos por aqui, esse cuidado é extremamente importante para a sua saúde.