teste na piscina

Entenda como usar kits e fitas de teste na piscina de uma vez por todas

Quem acompanha a gente aqui no blog sabe que constantemente reforçamos a importância de acompanhar e ajustar os parâmetros químicos da água, sempre com o suporte dos kits e fitas de teste na piscina. E no artigo de hoje, seguindo neste tema tão importante, explicaremos melhor como essas soluções funcionam e como ocorre a reação química que indica os níveis adequados de cloro, pH e alcalinidade. Vamos lá?

A importância do teste químico na água

Colocando de forma bem direta, as rotinas de teste na piscina servem para indicar se os parâmetros químicos da água precisam de correção. Isso acontece, basicamente, por dois motivos. Primeiramente, porque existe um padrão ideal, um nível de equilíbrio químico que é indicado para o uso humano e que garante a sanitização da água.

E, em segundo lugar, para garantir que a rotina de tratamento funcione, pois sem esse balanço ideal, o cloro não purifica como deveria, o algicida tem mais dificuldade para combater o surgimento de algas e por aí vai. No fim das contas, cria-se um efeito bola de neve, em que nenhum produto químico funciona como deveria.

Nesse cenário, recursos como os kits e fitas de teste entram em cena para mostrar o que precisa ser corrigido para que a piscina se mantenha limpa e saudável. É quase como um exame de sangue rotineiro, que avalia a saúde do paciente de maneira geral e identifica possíveis desordens — só que, aqui, o paciente é a piscina!

Como usar kits e fitas de teste na piscina

No geral, existem três parâmetros centrais que exigem correção e acompanhamento: o cloro, o pH e a alcalinidade. E usar os kits e as fitas de teste serve justamente para verificar se esses elementos estão em equilíbrio a partir de amostras da água da própria piscina. Veja como funciona:

  • Kit de testes

Ao utilizar os kits de teste, recomenda-se que os tubos sejam inseridos na água com a boca para baixo, mergulhando o estojo pelo menos 30 centímetros abaixo do nível da superfície e, só então, virá-lo para cima, permitindo que seja preenchido.

Com o kit cheio de água, é hora de aplicar os reagentes. Tenha em mente que cada um dos indicadores precisa de um reagente diferente para que se obtenha o resultado esperado. Funciona assim: ao misturar esses reagentes com a amostra coletada, a água vai mudar de cor. A cor obtida, então, deve ser comparada com uma tabela de referência, em que cada cor corresponde a um indicador.

No caso do cloro, o ideal é que a reação resulte em uma cor levemente amarelada que, na tabela de referência, corresponda ao nível ideal de cloro na piscina (entre 1 e 3 ppm). Se o tom da mistura ficar fraco ou forte demais, significa que os parâmetros precisam ser corrigidos.

Para o pH, a lógica é a mesma, mas os números são um pouco diferentes. Assim como no caso do cloro, a tabela de referência também indica a coloração ideal (algo entre o vermelho e o laranja), que corresponde ao nível ideal de pH na piscina (entre 7,2 e 7,6).

A alcalinidade, por outro lado, envolve um processo diferente. Depois de coletar a amostra de água no seu Kit Teste Alcalinidade, é necessário combinar duas soluções diferentes no mesmo tubo, uma de cada vez, gota por gota, até que se obtenha a tonalidade certa, que é um tom de rosa. Nesta situação, é o número de gotas que vai servir de parâmetro, sendo que o ideal é entre 8 e 12 gotas (na tabela de referência, entre 80 e 120 ppm).

  • Fita de testes

As fitas de teste também são aliadas poderosas nesta missão! Em questões de segundos, elas analisam alcalinidade total, pH e cloro, tudo por meio de um processo simples que utiliza apenas uma fita por vez.

Para começar, basta mergulhar a fita na água da piscina brevemente — não é necessário deixá-la submersa por mais de cinco segundos — e depois removê-la com cuidado, para que a água captada não escorra. A fita conta com pontos coloridos que correspondem aos indicadores que ela avalia.

A Fita Teste da Bel Piscinas, por exemplo, tem quatro áreas de indicação, responsáveis por medir o pH, o cloro livre, a alcalinidade total e a dureza total da água. Isso significa que, ao mergulhar a fita na piscina, essas áreas vão mudar de acordo com a condição química. Na sequência, basta comparar com a tabela de referência e fazer os ajustes necessários.

Independentemente do método escolhido, não esqueça de sempre utilizar produtos de confiança para corrigir e estabilizar a sua piscina e dar preferência a um fornecedor que ofereça soluções completas! Aqui na Bel Piscinas, além do Kit Teste Cloro e pH, do Kit Teste Alcalinidade e das Fitas de Teste, você encontra tudo o que é necessário para deixar sua piscina sempre limpa e saudável!

E então, tudo entendido? Se ainda tiver alguma dúvida, conte conosco para esclarecê-la. Deixe seu comentário no espaço abaixo ou entre em contato direto com a nossa equipe. Estamos sempre à disposição para facilitar a sua rotina de tratamento de piscina!