A frequência com que é preciso trocar a areia do filtro da piscina depende de uma série de fatores, incluindo o tamanho do filtro em relação à piscina, a qualidade da areia e vários aspectos da rotina de manutenção da água.
É fato que esse elemento filtrante possui uma durabilidade bastante prolongada e, em alguns casos, pode manter sua eficiência por mais de 5 anos. Mas não se engane: apesar da impressionante longevidade, a qualidade da filtragem se deteriora rapidamente quando o produto atinge seu limite, exigindo que o proprietário faça a substituição da areia.
Para muitos donos de piscinas, esse é o momento de chamar piscineiros especializados para executar o serviço, porém, quem tem mais segurança no trato com esse equipamento pode, sim, se aventurar e trocar a areia do filtro da piscina por conta própria. Afinal, a maioria desses equipamentos possui uma estrutura bem padronizada, simplificando o trabalho de quem conta com um pouco mais de prática ou já executou a tarefa antes!
Saiba como trocar a areia do filtro da piscina
Ao perceber que a eficiência na filtragem diminuiu, ou se notar que o motor precisa trabalhar por muito mais tempo para dar o mesmo resultado, provavelmente chegou a hora de trocar a areia do filtro da piscina. É importante ter em mente que, quando fica muito desgastado, esse elemento filtrante pode acabar se aglutinando, criando uma espécie de pedra que pode danificar a estrutura e atrapalhar a filtragem da água. Daí a importância da substituição.
Só que, para garantir uma troca segura, além dos equipamentos de proteção (luvas, máscara e óculos), vale seguir algumas dicas importantes no manuseio do equipamento, veja só:
1 – Remova a água do tanque do filtro
Para começar, desligue a energia do motor diretamente no disjuntor. Assim, você evita qualquer operação não intencional enquanto estiver trabalhando no filtro. Em seguida, abra a válvula de ar na casa de máquinas para liberar a pressão do sistema. Isso vai fazer com que a maior parte da água dentro do filtro retorne à piscina. Depois, basta remover a tampa de drenagem, localizada na parte inferior do tanque, para esvaziar a água restante.
2 – Remova a tampa do filtro com cuidado
Dependendo do modelo de filtro de piscina que você possui, esta etapa pode variar um pouco. Geralmente, a tampa fica localizada na parte superior ou na parte lateral do tanque — e é ela que vai lhe dar acesso aos componentes internos do filtro.
3 – Proteja o acesso e a saída do filtro
Lá dentro, você vai encontrar estruturas circulares e pequenos encanamentos delicados, com telas parecidas com peneiras. É por onde a água entra no filtro e retorna para a piscina. Durante a troca da areia, é importante bloquear ambos os acessos, já que você não quer areia voltando para a motobomba ou entrando na piscina, certo?
4 – Retire a areia e os elementos filtrantes antigos
Hora de remover a areia e os resíduos antigos do tanque. Aqui, você pode utilizar um aspirador à prova d’água, uma colher ou até mesmo uma pazinha de jardim, desde que faça o manuseio com cuidado e utilize luvas grossas de proteção. Lembre-se que a areia triplica seu peso quando molhada, então tenha atenção para não se esforçar demais e não se apresse.
5 – Lave o interior do tanque
Depois de remover o excesso de areia na etapa anterior, utilize uma mangueira de jardim com acessório de pulverização na ponta para lavar bem o interior do tanque do filtro. Isso irá ajudá-lo a terminar de remover qualquer meio filtrante remanescente preso nas paredes ou componentes. Usar a mangueira sem pulverizador pode ser perigoso, pois o excesso de pressão é capaz de quebrar as estruturas internas do filtro, que são bastante frágeis. Ah, se alguma haste, tela ou lateral estiver rachada ou dobrada, esse é o momento de substituí-la!
6 – Tudo limpo? Então aplique a areia nova
Finalmente, é hora de trocar a areia do filtro da piscina pelo produto novo. Aqui, o ideal é seguir cuidadosamente as instruções do fabricante, já que cada tipo de elemento filtrante (areia, zeólito, vidro ou filter balls) exige uma quantidade diferente na aplicação. Mas uma dica que vale para todos é despejar água no tanque até a metade e ir adicionando o produto aos poucos, evitando que se espalhe ou faça muita força dentro do tanque.
7 – Reinstale a válvula e a tampa do tanque
Agora você pode desobstruir o acesso e a saída do filtro e, com cuidado, fechar todo o conjunto novamente. Não esqueça que o motor trabalha em ciclo hermético, o que significa que o tanque do filtro precisa estar completamente vedado antes de voltar à ativa. Por isso, se houver areia ou meio filtrante ao redor da abertura do tanque, limpe-o. Especialmente se você tiver uma abertura de tanque com rosca, já que a presença de areia vai impedir a vedação completa.
8 – Ligue o sistema de filtragem
Agora é só deixar o motor dar uma trabalhada rápida para remover o ar presente no conjunto da motobomba e circular a água no tanque do filtro. Se a sua casa de máquinas contar com a opção de retrolavagem, essa é a alternativa ideal para eliminar qualquer resíduo que pode ter sobrado ao trocar a areia do filtro da piscina. Basta manter o motor trabalhando por cerca de um minuto e pronto, seu filtro estará preparado para mais alguns anos de trabalho duro!
De olho na qualidade da água para aproveitar o seu filtro ao máximo
Agora que você já sabe que trocar a areia do filtro da piscina por conta própria é possível, vale lembrar que utilizar soluções de qualidade para a rotina de higienização da água também é fundamental para não comprometer a vida útil da sua areia.
E você pode contar com Bel Piscinas para isso! Oferecemos um portfólio completo de produtos para todas as etapas de tratamento, tudo desenvolvido com o melhor da tecnologia para garantir uma água limpa e cristalina e um sistema de filtragem livre de algas, incrustações e outras impurezas que podem comprometer a eficiência do conjunto. Fale com a gente, conheça nossas soluções e curta sua piscina sem preocupações!