Crescimento desordenado das cidades, aumento populacional, agronegócio e poluição são fatores que têm contribuído para a diminuição da oferta de água em diferentes cidades ao redor do mundo. Isso acontece ao mesmo tempo em que, ironicamente, todos os meses uma quantidade considerável de chuva é descartada sem uso. Então, por que não utilizar essa enorme oferta para suprir parte das demandas do cotidiano? Aproveitar a água da chuva na piscina é totalmente possível, basta fazer o tratamento adequado a fim de garantir banhos sempre saudáveis — e mais econômicos.
Além de todo apelo ambiental, o procedimento feito pelas companhias de saneamento básico com a finalidade de tornar a água potável é um serviço caro, que acaba onerando o bolso todos os meses. Para quem tem piscina em casa, o custo fica ainda maior em função do grande volume necessário para mantê-la cheia nos dias mais quentes.
Diante disso, surge a necessidade de pensar em meios sustentáveis e econômicos de reutilização. Aproveitar a água da chuva na piscina é um deles. Veja de que forma é possível colocar isso prática!
Saiba como reutilizar a água da chuva na piscina
De nada adianta economizar no consumo e acabar colocando em risco a saúde da sua família, não é mesmo? É preciso garantir que a água coletada tenha qualidade suficiente para o banho. Dessa forma, mesmo que passe pela calha e pelo telhado, locais que naturalmente acumulam impurezas, com o tratamento adequado ela pode ficar saudável em todas as épocas do ano.
Mas atenção: a utilização direta da água da chuva na piscina não é indicada e jamais deve ser feita a coleta a partir do piso! É recomendada a criação de um sistema simples de captação, tratamento e armazenagem para que ela seja tratada corretamente. Se houver necessidade, conte com ajuda especializada para evitar falhas ou má instalação do sistema.
Captação
Para captar a água da chuva é preciso instalar coletores que a levarão até um reservatório no qual serão feitos todos os tratamentos necessários com o intuito de garantir a sua qualidade e, consequentemente, deixá-la em plenas condições de uso.
Essa etapa pode ser feita por meio de um sistema simplificado, formado por calhas responsáveis por conduzir a água da chuva até um filtro acoplado na entrada do reservatório. Ele irá conter folhas, resíduos sólidos e outras impurezas. Após a filtragem, ela vai direto para o tanque de armazenamento.
Tratamento
O cuidado químico é parte fundamental do processo, pois é ele que irá garantir a eficiência da utilização da água da chuva na piscina. Depois da retirada das substâncias indesejadas, é preciso fazer a desinfecção com compostos de cloro e atentar ao pH e à alcalinidade da água. A análise deve ser feita com o auxílio dos kits de testes para que sejam corrigidos e mantidos em níveis adequados.
Armazenamento
Feito o tratamento, essa água segue para ser armazenada em outro reservatório e pode ser utilizada quando necessário. É importante levar em conta o tamanho que ele terá, de acordo com o tamanho da sua piscina. Antes de fazer a instalação, também fique atento ao espaço destinado e à base que irá sustentá-lo quando estiver cheio. Ambos devem ser bem resistentes.
Além disso, especialistas recomendam que as primeiras chuvas, correspondentes a cerca de um a dois litros de água a cada metro quadrado da área de captação, sejam descartadas em função dos poluentes do ar e das sujeiras acumuladas. Em uma cobertura de 25 metros quadrados, por exemplo, é preciso descartar inicialmente de 25 a 50 litros.
Depois, é preciso tomar alguns cuidados que vão garantir essa água permanentemente limpa e utilizável. Mantenha o reservatório bem fechado para evitar a presença de visitantes indesejados, como mosquitos, insetos de modo geral e ratos. Também é indicado mantê-lo protegido do sol e longe do alcance de crianças, a fim de evitar acidentes.
Mas, independentemente da origem da água, seja ela vinda da chuva ou mesmo da torneira, manter a piscina limpa e saudável só será possível com o uso de produtos de qualidade. Nesse aspecto, você pode contar com a Bel Piscinas! Conheça nossas soluções e garanta o reaproveitamento correto de água na sua casa.
E continue acompanhando nosso blog para receber mais dicas sobre tratamento de piscinas. Em caso de dúvidas, nos envie uma mensagem na caixa de comentários abaixo, teremos prazer em ajudá-lo a encontrar as melhores soluções.