reparos na piscina

4 sinais que indicam a necessidade de reparos na piscina

Quem tem piscina em casa sabe bem que algumas situações não podem ser negligenciadas. Água na casa de máquinas, manchas insistentes e diminuição do volume de água, por exemplo, são indicativos de que talvez seja a hora de fazer alguns reparos na piscina — do contrário, é só uma questão de tempo até que o problema cresça o bastante para pesar no bolso!

Afinal, não é segredo que manter em dia a qualidade e a estabilidade química da água, além de dar trabalho, envolve um investimento mensal com a reposição dos produtos e soluções de tratamento. E ninguém quer que essa conta aumente por causa de um eventual defeito estrutural que poderia ser facilmente resolvido com uma rotina de reparos na piscina, não é verdade?

Reparos na piscina: quando é hora de colocar a mão na massa

Pensando em simplificar a sua rotina, elaboramos uma lista com os principais sinais de algo que está errado — aqueles indícios danados, que muitas vezes passam despercebidos e só enxergamos quando é tarde demais. Por isso, tome nota:

1 – Água na casa de máquinas

Em grande parte das piscinas residenciais, a casa de máquinas fica instalada a poucos metros da água, geralmente em um cubículo no subsolo. Mas é importante observar que, apesar da proximidade com a piscina e da quantidade de canos, conexões e registros presentes ali, esse espaço não deve acumular água.

Isso porque o conjunto formado pela motobomba, filtro e válvula funciona em um ciclo fechado, ou seja, sem espaço para que a água escoe para qualquer lugar que não seja de volta para piscina ou para o esgoto. Sem contar que, quando o motor fica em posição estacionária e com todas as válvulas fechadas, a água não deve sequer fluir em nenhuma direção.

Então, se a sua casa de máquinas começou a acumular água, provavelmente há um vazamento em alguma parte desse conjunto. Com o tempo, o desgaste natural e a própria movimentação do terreno ao redor do motor podem ocasionar esse tipo de problema, mas é importante procurar mão de obra especializada para localizar a origem do vazamento e resolver isso o quanto antes.

2 – Aspiração ineficaz

Aspirar a sujeira que decantou no fundo da piscina é quase sempre uma caixinha de surpresas: dependendo de como ficou acumulada, aspirar muito rápido pode fazer com que ela se espalhe novamente. Por isso, é natural que algumas rotinas de aspiração tomem mais tempo do que outras. O problema é quando todo o processo acaba ficando muito lento e ineficaz, deixando sujeira acumulada mesmo depois da aspiração.

Identificou-se com a situação? Pois saiba que esse é um dos alertas de que é hora de fazer reparos na piscina! A perda de potência na sucção do aspirador, apesar de comum, geralmente indica que alguma coisa está errada, seja com o motor, seja com os equipamentos. Aqui, vale verificar se a conexão da mangueira do aspirador não está desencaixada, se não há perfurações ou pontos de quebra na mangueira e se não há algum objeto preso dentro dela, impedindo a passagem da água.

Mas existem outras possibilidades: seu motor pode estar perdendo potência por conta da idade avançada ou seu pré-filtro pode estar com excesso de resíduos sólidos, impedindo o fluxo da água. Problemas com as válvulas e registros que controlam o encanamento também não estão descartados, portanto, vale procurar um especialista para verificar tudo isso.

3 – Manchas insistentes

Em outro artigo aqui no blog, explicamos que o surgimento de algas na piscina é perfeitamente natural — por esse motivo, inclusive, a aplicação de algicida faz parte da rotina de manutenção. E é claro que, quando esse processo é deixado de lado, é normal que algumas manchas esverdeadas apareçam no fundo ou nas paredes da piscina.

Até aqui tudo bem: uma boa escovação e um algicida de qualidade podem resolver o problema. Mas fique atento: se, independentemente de seguir uma boa rotina de manutenção, alguma dessas manchas começar a se manifestar sempre no mesmo lugar, é possível que aquele seja um ponto de infiltração ou vazamento. Em outras palavras: hora de fazer reparos na piscina!

Isso porque nem todo vazamento acontece com a vazão necessária para que seja notado apenas pela diminuição do volume de água. Alguns são tão pequenos que quase passam despercebidos, porém, saiba que já é o bastante para criar um ponto de proliferação de algas e limo que certamente vai atrapalhar a estabilidade química da água, aumentando o consumo de cloro e outras soluções.

4 – Diminuição do volume de água

Como falamos no tópico anterior, existem vazamentos microscópicos que praticamente não afetam o volume de água na piscina. Contudo, há casos mais graves em que a diminuição da quantidade de água acontece em pouquíssimo tempo e, quando isso ocorre, é importante identificar a origem do problema o quanto antes. Até porque algumas piscinas de fibra e de acrílico não podem ser esvaziadas sob o risco de racharem com a pressão da terra que as envolve.

Para situações assim, existem empresas especializadas na localização de vazamentos, que contam com mergulhadores e equipamentos precisos capazes de identificar se o problema está na estrutura da piscina, nos encanamentos enterrados ou na casa de máquinas. Esse é um daqueles reparos na piscina que ninguém quer ter que fazer, já que o investimento costuma ser um pouco mais alto. Contudo, lembre-se que cuidar bem da sua piscina é a melhor maneira de garantir que esse espaço de lazer e diversão esteja sempre disponível para você e sua família.

E no tratamento, apenas o que há de melhor!

Não esqueça que prezar pelo uso de produtos químicos de qualidade na sua rotina de tratamento também é uma forma de evitar que alguns desses problemas se manifestem! Afinal, soluções de qualidade inferior podem danificar os encanamentos, prejudicar o funcionamento do filtro e até acelerar o desgaste da motobomba.

É por isso que, aqui na Bel Piscinas, todas as nossas soluções são desenvolvidas com o cuidado e a tecnologia que a sua piscina merece, garantindo uma água tratada e cristalina por mais tempo, além de descomplicar sua rotina e assegurar sempre aquele mergulho refrescante e livre de dores de cabeça!