piscina-durante-a-gravidez-post

7 bons motivos para curtir a piscina durante a gravidez

Todo mundo já ouviu falar que a natação é um dos melhores exercícios que existem. Afinal, além de fazer bem para praticamente todos os sistemas e grupos musculares do corpo, ela pode ser feita nas mais variadas intensidades e por pessoas de todos os níveis de condicionamento físico. Contudo, quando falamos sobre o uso da piscina durante a gravidez, ainda existem muitas dúvidas sobre a segurança dessa prática.

Inclusive, este é um tema recorrente em blogs do mundo inteiro, pois é muito comum que as mamães, principalmente as de primeira viagem, busquem o máximo de informações possíveis para assegurar uma gestação tranquila. Não é à toa que já falamos por aqui sobre os principais cuidados com gestantes na piscina e até destacamos a importância do uso cuidadoso das escadas durante esse período. Agora, chegou a vez de mostrarmos as vantagens que o espaço oferece!

Para relaxar e refrescar: 7 motivos para aproveitar a piscina durante a gravidez

Na sequência, listamos bons motivos para que as futuras mamães aproveitem a piscina com segurança e mostramos que, diferentemente do que muitas pessoas ainda pensam, este ambiente pode ser um grande aliado quando o assunto é uma gestação mais saudável e divertida. Veja só:

1 – O exercício é fácil

A natação é um exercício perfeito para a gravidez porque a gestante não precisa fazer muito esforço. Sem contar que, além de aliviar o cansaço, um bom mergulho também ajuda a estimular os grupos musculares das pernas, das costas e dos braços, áreas que normalmente ficam bastante doloridas neste período.

2 – O ambiente é seguro

Ao fazer um exercício na piscina, você tem a certeza de se movimentar de forma leve, diminuindo a intensidade de qualquer impacto eventual e evitando os movimentos bruscos. Lembre-se que a água é capaz de sustentar o seu peso e, com isso, você também protege articulações e ligamentos de possíveis lesões.

3 – Alivia o inchaço

Nem todo mundo sabe, mas o tempo na piscina ajuda a combater um grande vilão da gravidez: o inchaço. Isso porque, ao submergir seu corpo na água, você aumenta significativamente a circulação de sangue ao mesmo tempo em que alivia a pressão nas pernas e nas costas, desinchando os pés e as panturrilhas.

4 – Reduz a pressão nas costas

Conforme a gravidez avança e a barriga cresce, a pressão nas costas também aumenta bastante, um reflexo natural da curvatura forçada da coluna que empurra os ombros para frente e mantém a pelve desalinhada. Nesse sentido, a natação ajuda não só no fortalecimento dos músculos das costas, mas também contribui para o alívio momentâneo dessa pressão.

5 – Ajuda a manter a saúde em dia

Nadar ou fazer outros exercícios na piscina durante a gravidez ajuda a manter a saúde em dia. Pode até ser difícil encontrar modalidades mais confortáveis ​​para praticar durante a gestação, mas é importante manter o corpo saudável para evitar complicações, como a diabetes gestacional, por exemplo. Aqui, a piscina contribui muito e não agrava outros desconfortos da gravidez.

6 – Aumenta a oxigenação do sangue

A saúde cardiovascular das futuras mães também recebe um upgrade com exercícios regulares na piscina. Afinal, movimentos aeróbicos durante a gravidez são bons para a gestante e para o bebê, visto que fortalecem o coração e aumentam sua eficiência, estabilizando os níveis de oxigênio no sangue.

7 – Estabiliza a temperatura do corpo

Não podemos esquecer que usar a piscina durante a gravidez também é uma forma segura e deliciosa de combater o calor, não é mesmo? Convenhamos que praticar exercícios tradicionais em dias quentes já é naturalmente mais complicado  — imagine então carregando alguns quilos a mais! Na piscina, a água irá manter o corpo fresco e confortável, até mesmo encorajando as gestantes a transformarem isso em um hábito.

E atenção: manter a água da piscina bem tratada é fundamental

Para terminar, uma recomendação que vale tanto para gestantes quanto para outros banhistas: evitar o uso de piscinas sujas e sem o devido tratamento químico é uma questão de saúde e bom senso. Por isso, tenha sempre atenção à qualidade da água: em casa ou em clubes, a piscina deve estar devidamente higienizada para garantir todos os benefícios às mães e seus bebês!

Se você tiver alguma dúvida sobre o uso da piscina durante a gravidez ou quiser aproveitar para compartilhar suas próprias experiências sobre o assunto, deixe um comentário aqui embaixo e enriqueça nossa conversa!