projeto de piscina

Como fazer um projeto de piscina completo para sua casa

A construção de uma piscina, independentemente do tipo, exige muito planejamento, que vai além do tanque em si. É preciso levar em consideração o tamanho do terreno, o tipo de solo, o sistema de filtração da água, a iluminação e o paisagismo ao redor, por exemplo, para que o ambiente fique completo, atenda às necessidades dos usuários e, claro, ofereça segurança também. Um projeto de piscina prevê tudo isso, oferecendo mais precisão em relação ao orçamento. Como consequência, as chances de ter surpresas negativas no futuro são bem menores.

Por conta disso, reunimos os principais elementos que você precisa considerar quando for construir sua piscina para que o projeto seja consistente e traga apenas bons resultados, garantindo a diversão e a segurança na sua casa.

Cinco elementos que um bom projeto de piscina deve ter

1 – Avaliação do terreno onde a piscina deve ser instalada

O primeiro passo na elaboração de um projeto de piscina é fazer um estudo do terreno, considerando o tamanho e o relevo dele. A área disponível é o que vai determinar o melhor tamanho, formato e posição para sua piscina. Afinal, a disposição dos elementos faz toda a diferença para que o espaço seja otimizado. Em lugares pequenos, por exemplo, as piscinas de fibra de vidro são uma excelente opção, pois apresentam modelos prontos em formatos variados, além de facilitar a instalação dos tanques.

Outra dica relacionada ao terreno é em relação ao relevo e a posição da piscina nele. Um terreno irregular pode ser aproveitado para projetos diferentes, que permitem, inclusive, elementos diferenciados, como cachoeiras. O tipo de solo também vai prever como deve ser o processo de construção e o material mais adequado para a piscina, para que o solo suporte a estrutura do projeto. Sobre a posição da piscina, que falamos há pouco, prever isso desde o início permite otimizar o espaço, construindo uma área de lazer bonita, prática e funcional.

2 – O tipo de piscina a ser construído

Depois que o terreno for devidamente analisado, é o momento de optar por um tipo de piscina. Existem materiais mais adequados para as características de cada solo e, além disso, é preciso levar em conta o melhor custo-benefício para você (afinal, o projeto precisa caber no seu bolso). Para quem tem um espaço menor ou busca uma opção mais em conta, a piscina de fibra de vidro é uma excelente alternativa, pois os tanques já são pré-fabricados em formatos e tamanhos variados, facilitando a instalação, quando comparadas às de vinil ou de concreto, por exemplo.

Essas duas, embora tenham a vantagem da personalização, exigem mais recursos, pois os tanques são construídos em alvenaria e, consequentemente, o projeto torna-se mais robusto. A diferença entre elas está no revestimento, já que uma é de vinil (disponibilizado em várias cores e estampas) e a outra é de azulejos ou pastilhas. Ambas são mais caras que as de fibra de vidro, mas apresentam uma longa durabilidade.

3 – O sistema de filtração e a casa de máquinas

Um aspecto muito importante em relação à piscina está diretamente ligado à manutenção dela e, por isso, é essencial planejar o sistema de filtração para que a construção do tanque já tenha definido os ralos e canos que devem levar a água até o filtro e trazê-la de volta para a piscina. Fazer isso evita dores de cabeça no futuro e garante que o projeto tenha a estrutura necessária para garantir a segurança dos banhistas. Inclusive, é importante destacar a necessidade de ralos antiaprisionamento para evitar que o cabelo ou partes do corpo dos banhistas fiquem presos pela sucção.

Seguindo essa ideia, o projeto já deve levar em conta o lugar onde o filtro e a bomba devem ser alocados, que é denominado de casa de máquinas. Por que ele é importante? Bom, tanto para garantir a segurança das pessoas, ao impedir o acesso delas às máquinas, quanto para proteger os equipamentos e deixar o ambiente mais bonito e organizado.

4 – A área ao redor da piscina

Para que sua área com piscina fique bonita e funcional, é importante considerar o projeto como um todo, ou seja, a área ao redor dela também deve ser planejada. E isso inclui o lugar para tomar banho de sol e o jardim. Esse planejamento é o que garante que a área seja bem distribuída e haja o espaço necessário para cada atividade. Por exemplo: uma solução para otimizar espaços pequenos é colocar a piscina perto dos cantos. No entanto, ela não pode ficar tão próxima às paredes, pois deve haver um local para circular ao redor dela. Isso permite, inclusive, que a limpeza possa ser feita com maior facilidade.

No caso de construir jardins, prevê-los no projeto inicial fará com que o ambiente seja desenvolvido em harmonia com todo o projeto, utilizando as espécies de plantas mais adequadas para a região e garantindo beleza e elegância a ele. Outro aspecto importante relacionado a isso é a proximidade das plantas em relação à piscina O indicado é preferir aquelas que não soltam muitas sementes e folhas ou que sejam frutíferas.

Além disso, é preciso prever a construção de um chuveiro e de banheiros por perto, que devem ser ligados à piscina por uma calçada com piso. Essa preocupação evita que terra, areia ou outra sujeira seja arrastada para a água enquanto os banhistas caminham. Lembrando que este piso deve ser antiderrapante e colocado também no entorno da piscina.

5 – Iluminação

Por fim, a iluminação é um elemento que também precisa ser pensado no início do projeto de uma piscina. Isso porque o tanque já deve considerar a instalação elétrica logo durante a construção para que a iluminação seja segura e tenha os materiais apropriados para as piscinas (que sejam impermeáveis e resistentes à umidade). Além disso, esse cuidado permite escolher com mais tranquilidade entre as opções de lâmpadas existentes e, assim, consiga os efeitos desejados para o ambiente. Nesse sentido, é possível destacar áreas específicas da piscina ou ressaltar o formato dela, contornando-a com fibra ótica. E atenção: a iluminação externa, referente ao ambiente, também é muito importante e deve ser pensada estrategicamente.

Ao incluir todos esses aspectos, o projeto da sua piscina vai ficar completo e com menos chances de ter problemas futuros. Lembre-se de que contar com a ajuda de um especialista também é essencial para garantir a qualidade tão necessária, pois ele vai saber como colocar os elementos que você deseja da melhor forma e ainda indicar as soluções mais adequadas.