tipos de piscina

Descubra quais são os tipos de piscina ideais para a sua casa

Ter piscina em casa é o sonho de muitas pessoas. E chega um momento em que apenas uma menor, de plástico, já não é mais suficiente. Afinal, por mais que quebre um galho, não apresenta a mesma resistência e capacidade oferecidas por outros materiais. Mas qual deles é o mais indicado para cada situação? No mercado existem vários tipos de piscina para atender às necessidades e ao bolso de cada um. Para ajudar na sua escolha, neste artigo vamos falar sobre esse tema e apresentar as características e as vantagens de cada material.

Antes de começar é preciso ressaltar que, independentemente da piscina pela qual você opte, é importante contar com profissionais durante a instalação. Eles são especialistas e sabem quais são todos os procedimentos necessários e como devem ser realizados para garantir o funcionamento correto e a durabilidade desejada. Por isso, não hesite em pesquisar bem antes de contratar o serviço de alguém para esta tarefa.

Os tipos de piscina encontrados no mercado

Mas vamos ao que interessa? Além dos tradicionais modelos de plástico, que até já apresentam versões com material mais resistente, existem quatro tipos no mercado: as piscinas de fibra de vidro, as de vinil, as de alvenaria e as de aço inox.

Fibra de vidro

Essas piscinas são como verdadeiras caixas d’água. Elas são confeccionadas em uma única peça revestida por fibra de vidro, um material flexível e muito resistente (pode durar de 10 a 15 anos), além de facilitar a manutenção por conta da superfície lisa. Uma de suas vantagens é a rapidez na produção e na instalação do tanque, que leva no máximo duas semanas. Isso porque é necessário apenas cavar o buraco, encaixar a piscina e montar os equipamentos elétricos.

A falta de junções ou emendas nas superfícies também reduz consideravelmente a perda de água, a ponto de ser quase inexistente. Por outro lado, embora sejam mais baratas que outros tipos (explicados nos próximos tópicos), as opções de modelos são limitadas, já que as peças são pré-fabricadas e não podem ser personalizadas.

Vinil

Um dos tipos que tem um importante espaço no mercado são as piscinas de vinil. Elas são construídas de forma semelhante às de alvenaria (explicadas logo abaixo), ou seja, é uma construção robusta. Entretanto, a principal diferença está no revestimento utilizado, pois, neste caso, é feito de vinil. Esse material é o que garante que a água não vaze e é fabricado de acordo com o recorte e as dimensões desejadas, permitindo, assim, a personalização do formato da piscina.

Outro detalhe interessante é que o vinil é vendido em várias estampas e cores, de modo que você pode escolher o modelo que mais lhe agradar. Entretanto, a desvantagem do material está na fragilidade dele, exigindo um pouco mais de cuidado no tratamento da água e durante o uso. Para se ter uma ideia, pisar em uma tampinha de garrafa dentro da piscina pode comprometê-la.

Alvenaria

As piscinas de alvenaria são um dos principais tipos utilizados por conta do custo-benefício. Elas são mais caras do que as de vinil ou de fibra de vidro, mas podem durar até 30 anos. Uma das características de destaque deste tipo é a possibilidade de incrementar a decoração do lugar, construindo um modelo personalizado e utilizando acabamentos diferenciados, como azulejos, pastilhas e pedras. Por isso, as piscinas de alvenaria são consideradas bastante versáteis, adaptando-se às necessidades e às vontades do dono.

Embora sejam resistentes, elas podem precisar de reformas com o tempo, por conta do surgimento de rachaduras ou do descolamento dos azulejos e das pastilhas. É importante ressaltar que esses tipos precisam de uma camada de impermeabilização antes de iniciar o uso — e isso pode ser feito com argamassa ou com manta asfáltica.

Aço inox

Para quem quer ainda mais facilidade na limpeza e um design diferenciado, uma boa opção são as piscinas de aço inox. Embora não sejam tão comum no Brasil, este material já é bastante utilizado na Europa e nos Estados Unidos tanto em piscinas particulares quanto nas públicas. Além da beleza estética, o aço é altamente resistente e tem longa durabilidade, de modo que as piscinas podem durar de 40 a 75 anos, quando bem cuidadas. Além disso, o fato de o material não ser poroso impede o desenvolvimento de colônias de microrganismos, o que facilita a limpeza e a manutenção dela.

A instalação deste tipo de piscina costuma ser rápida, fácil e com um custo menor, pois as peças do tanque são pré-moldadas pelo próprio fabricante e são apenas montadas e soldadas no local escolhido. E vale lembrar que as terminações não apresentam soldagem, o que garante a segurança dos banhistas.

Antes de construir a piscina da sua casa, avalie os tipos no mercado, considerando o custo-benefício de cada um deles. Mas não se esqueça de que não basta ter uma super piscina e esquecer de fazer o tratamento correto da água. Só tomando os devidos cuidados é que a diversão vai ser garantida. E para isso, você sabe: as soluções da Bel Piscinas estão à sua disposição para proporcionar uma água sempre limpa e cristalina!