Quem é empreendedor do ramo das piscinas sabe muito bem que fazer a administração da loja exige disciplina, planejamento e até mesmo paciência para alcançar os objetivos definidos. Mas quando o empreendimento dá certo e deslancha, chega uma hora em que é natural pensar em expandir o negócio e ampliar a loja de piscinas.
Ao longo desse processo, contudo, é natural que o gestor se depare com alguns questionamentos: afinal, como crescer sem abrir mão da qualidade dos produtos e serviços prestados? Como ampliar a carteira de clientes sem perder o atendimento personalizado?
As expansões são importantes para sustentar o negócio, pois fazem com que a empresa cresça e aumente a lucratividade. Porém, para assegurar o sucesso ao longo dessa jornada, o empreendedor precisa conhecer muito bem os diferenciais que oferece e, claro, seu público-alvo. Só assim ele será capaz de reconhecer os caminhos mais promissores na conquista de novos mercados.
Confira 4 dicas para expandir e ampliar a loja de piscinas
É claro que existem diversas formas de expandir um empreendimento. Aquisições, licitações e franquias, por exemplo, são práticas bastante comuns para empresas que querem aumentar a presença de mercado.
Porém, há casos em que o empreendedor só quer ampliar o negócio e, com isso, conquistar uma fatia maior dos consumidores em potencial. Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas para ajudar você. Confira:
1 – Que tal ampliar o portfólio de produtos e serviços?
Pode até parece lógico, mas nem todo mundo se dá conta de que esse momento de ampliação do negócio também é uma ótima oportunidade para oferecer produtos e serviços até então não comercializados.
Essa pluralidade é especialmente importante quando falamos em ampliar a loja de piscinas, já que, muitas vezes, ela pode preencher vazios sazonais e aumentar as vendas e as margens de lucro. Que tal oferecer algum tipo de consultoria para o tratamento da água? Ou quem sabe criar um departamento voltado à decoração de ambientes com piscina?
Só não esqueça que, apesar de ser uma excelente estratégia, essa ampliação do mix de produtos e a oferta de serviços complementares devem ser planejadas com bastante cuidado, pois é preciso muita maturidade e conhecimento de mercado para que as novidades não interfiram na rentabilidade e lucratividade dos negócios atuais.
2 – Não deixe de estudar muito o seu público-alvo
Outra dica é olhar com atenção para dentro e para fora da loja. Você certamente já conhece bem o seu segmento de atuação, certo? Ainda assim, fazer um estudo de mercado é necessário para evitar riscos, ser mais assertivo e aumentar as vendas. Aqui, vale considerar elementos como a fidelidade e o comportamento dos seus clientes, hábitos de consumo e posicionamento dos concorrentes.
E depois de estudar bem esses fatores externos, é hora de olhar para dentro da loja de piscinas e identificar os obstáculos. Já pensou em fazer um balanço do lucro médio dos últimos dois ou três e anos e conferir os resultados? Esse é um bom caminho, por exemplo, para mensurar a estabilidade financeira do negócio.
Além disso, não deixe de avaliar também se a sua loja possui estrutura suficiente para a expansão, como volume de estoque e de vendas, pessoal e suporte.
3 – Escolha seus fornecedores com cuidado
Há um ditado que diz que molduras boas não salvam quadros ruins. E vale adaptar essa ideia também para os itens que você vende na sua loja de piscinas. Afinal, de nada adianta montar um espaço amplo, bem iluminado e aconchegante se os produtos que você oferece são de baixa qualidade.
É importante escolher os seus fornecedores com muito cuidado, considerando sempre o melhor custo-benefício e a satisfação dos seus clientes. Por isso, dê preferência para marcas que oferecem soluções completas para o tratamento da água, como a Bel Piscinas, que tem um portfólio completo de produtos para todos os tipos de tratamento e rotinas de manutenção.
E mais uma dica: já falamos aqui no blog sobre o que considerar na hora de escolher fornecedores para a loja de piscinas. Então, para saber mais sobre este assunto, não perca tempo: clique aqui e entenda como definir seus parceiros com segurança nesse momento de ampliação do negócio!
4 – Considere diversificar também os seus canais de venda
Com o suporte da tecnologia, a expansão de uma empresa se tornou até mais fácil. Hoje, não é preciso apenas pensar em crescimento com lojas físicas, uma vez que as facilidades oferecidas pelos e-commerces são inúmeras e cada vez mais os consumidores se identificam com essa modalidade de compra.
Mas, para ter sucesso com uma loja on-line, é essencial também investir em marketing digital, marcando presença nas redes sociais e investindo em anúncios bem segmentados. Porém, antes de tudo, faça uma pesquisa sobre o perfil dos seus clientes para saber quais são suas plataformas digitais preferidas. Assim, você pode investir em um canal de vendas que, de fato, será acessado por eles. Essa é uma forma de manter o relacionamento com os consumidores que estão no ambiente virtual, além de também ampliar a presença da sua marca.
E então, preparado para crescer cada vez mais e conquistar novos mercados? Esperamos que essas dicas ajudem você a organizar e planejar seus próximos passos para ampliar a loja de piscinas. Caso reste alguma dúvida, deixe um comentário no espaço abaixo ou entre em contato com a nossa equipe!