produtos em gôndolas

Como organizar os produtos em gôndolas no seu estabelecimento

Quem não é visto não é lembrado. Quando o assunto é a disposição dos produtos em gôndolas essa frase faz todo o sentido. Afinal, o modo como os itens são apresentados aos clientes, em uma loja especializada ou nos demais estabelecimentos comerciais, pode ser um fator determinante na hora de o consumidor optar por uma marca em vez de outra. Aqui no blog, já mostramos alguns fatores que devem ser considerados na hora de montar um mix de produtos para piscinas. Agora, complementando o assunto, mostraremos o que você deve levar em conta na hora de disponibilizá-los ao público.

Para começar, uma regra de ouro é: pense com a cabeça do cliente. Ao procurar um cloro de qualidade para a piscina, por exemplo, o que o fará dar atenção especificamente à sua marca? No caso de lojas que trabalham com diferentes segmentos e oferecem uma ampla variedade de itens, ou mesmo supermercados, a atenção deve ser ainda maior. É preciso pensar que seus produtos devem se destacar entre diversas cores e formatos presentes nas embalagens expostas.

Por isso, dispor os produtos em gôndolas é algo a ser pensado estrategicamente. Podemos dizer, inclusive, que esse é um importante método de venda e que, por isso mesmo, não deve ser subestimado. Uma boa tática é investir em materiais de divulgação que façam com que o consumidor se interesse pela sua marca. Quanto mais informações prévias ele tiver, mais seguro se sentirá em optar por ela dentre todas as outras disponíveis. Além disso, também é um meio de apresentar toda a gama de produtos e serviços com os quais a sua empresa trabalha e mostrar que ela pode oferecer soluções para outras demandas do cliente.

Dicas importantes para dispor estrategicamente os produtos em gôndolas

Saber identificar os pontos estratégicos dentro da loja, a altura em que os produtos devem estar distribuídos e os meios mais eficientes de destacá-los em meio à concorrência são outros fatores a serem considerados. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para ajudar você a organizar da melhor forma possível os produtos em gôndolas, contribuindo para uma estratégia de vendas mais eficiente. Confira!

Identifique o espaço ideal

Uma disposição harmônica das gôndolas é o primeiro passo para acomodar os itens de maneira adequada. Um ambiente conflituoso, com prateleiras dispostas sem uma organização prévia, além de não favorecer a estética do ambiente, também pode acabar tornando o espaço mal aproveitado no que diz respeito ao tamanho.

Pensar no trajeto que o cliente fará assim que entrar no estabelecimento é um bom modo de prever os lugares que terão mais ou menos visibilidade e, assim, quais itens se encaixarão melhor em cada um deles.

Avistar um produto logo ao entrar na loja é uma das vantagens das gôndolas posicionadas de frente para a porta. As situadas nos fundos, por sua vez, farão com que os clientes percorram os corredores e conheçam outros produtos até chegar lá. Já as prateleiras próximas ao caixa são uma forma de chamar a atenção dos consumidores que estão na fila, uma “última oportunidade” de efetuar a venda naquele momento.

Quer dizer: tanto a parte frontal da loja quanto os fundos podem ser estrategicamente bons se forem utilizados de maneira correta, com os produtos certos.

Escolha o melhor posicionamento

A primeira coisa que enxergamos é o que está em nosso campo de visão, claro. Por isso, um espaço considerado bastante atrativo são as regiões central e superior das gôndolas, situadas justamente na altura dos olhos das pessoas.

Mas é fundamental ter em mente que os artigos devem estar sempre acessíveis ao seu público-alvo, por isso nem todas as mercadorias precisam ser colocadas nesta posição. Produtos infantis, por exemplo, podem ser acomodados nas partes de baixo das gôndolas, de modo que as crianças consigam enxergá-los e manuseá-los facilmente. Assim, pensando especificamente em itens voltados ao tratamento de piscinas, por se tratarem de produtos químicos, podem ocupar a posição mais central das gôndolas e, consequentemente, chamar mais atenção dos clientes.

Mercadorias vendidas constantemente também podem ser colocadas nas partes inferiores, já que são acessadas com maior frequência e, por isso, não precisam necessariamente de mais destaque.

Em todos os casos, lembre-se que praticidade deixa qualquer cliente mais satisfeito. Então, organize os artigos de modo que estejam sempre acessíveis. Consumidores tendem a desistir de produtos que estejam fora do alcance de suas mãos.

Destaque-se dos concorrentes

A publicidade também é uma alternativa para chamar a atenção do público. Manter folders à disposição, anexos às prateleiras, e criar peças de divulgação com design diferenciado e criativo certamente deixarão seus produtos em evidência.

Promoção ou novidades da marca podem ganhar destaque por meio de wobblers – peças geralmente feitas em plástico, fixadas nas gôndolas de modo que fiquem na altura da visão dos consumidores – e de adesivos, bastante úteis em estabelecimentos comerciais que trabalham com produtos de diferentes marcas.

O planejamento visual também pode ser desenvolvido incluindo outros itens de decoração. No entanto, é importante que não seja algo exagerado, pois poluição visual pode ter efeito contrário e acabar confundindo o cliente em vez de informá-lo. O mais importante é desenvolver um material de divulgação esteticamente interessante, que passe a mensagem desejada para o consumidor e, como consequência, resulte em mais vendas para a sua marca!

E você, já aplica alguma dessas dicas para organizar seus produtos em gôndolas? Tem colhido bons frutos com a estratégia utilizada ou, a partir do nosso artigo, percebeu que pode melhorar? Compartilhe sua opinião com a gente aqui embaixo, nos comentários. Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe!