mix de produtos para piscinas

Como montar o mix de produtos para piscinas da sua loja

Quem é empreendedor sabe que oferecer soluções completas para os clientes é o melhor caminho para manter as vendas sempre aquecidas, o estoque girando e a saúde financeira da empresa em dia. Para quem trabalha no ramo do comércio de produtos para piscinas não é diferente. Isso porque o processo de tratamento da água deve respeitar várias etapas e, para cada uma, um produto ou um equipamento diferente. Então, fazer com que o seu cliente tenha que procurar diferentes comércios em busca de toda a relação de itens necessários para cuidar da piscina pode se tornar um obstáculo nas suas vendas. Logo, oferecer um completo mix de produtos para piscinas na sua loja vai garantir não só um faturamento mais amigável como também ajudar na fidelização dos consumidores.

Por isso, dedicar um cuidado extra na hora de selecionar os produtos pode ajudar, e muito, o seu negócio a prosperar. Mas atenção: ter uma relação completa de itens à disposição do cliente não significa que você deva encher o seu estoque com todos os tipos de soluções para tratamento e manutenção de piscinas. Pelo contrário, a seleção deve ser resultado de um planejamento meticuloso, que leve em consideração o perfil do seu público-alvo, a realidade socioeconômica da cidade em que a sua empresa atua e as características climáticas da sua região. Lembre-se: estoques cheios e parados só fazem mal para a saúde financeira do seu negócio. Então, para ajudá-lo definir corretamente o mix de produtos para piscinas da sua loja, separamos dicas valiosas na hora de montar o seu planejamento. Confira!

1. Conheça o seu cliente

Quem atua no ramo das piscinas precisa ter em mente o seguinte: nem sempre o fato do seu cliente ter uma delas em casa significa, necessariamente, que ele saiba como fazer a manutenção da água. A boa notícia é que a solução é bastante simples. Basta ter o cuidado de manter na sua equipe de vendas alguns profissionais que conheçam todo o passo a passo para manter as piscinas limpas e saibam, efetivamente, quais os usos e alternativas para os produtos que a sua loja oferece.

E aí surge uma boa oportunidade de, inclusive, ampliar um pouco o seu mix de produtos para piscinas. As chances de clientes que não conheçam o ABC do tratamento de piscinas adquirirem soluções ou equipamentos que ajudem e facilitem esse processo são muito maiores. É o caso de oferecer, talvez, medidores de PH e tabelas de periodicidade para acompanhamento do tratamento. Com um atendimento mais personalizado, seus vendedores podem, inclusive, conhecer um pouco melhor a rotina dos seus clientes e saber quais deles possuem mais e menos tempo para cuidar de suas piscinas, ajudando a direcionar as vendas de soluções com mais comodidade ou visitas profissionais a domicílio, por exemplo.

2. Fique atento ao clima

Em algumas regiões centrais do Brasil, onde as temperaturas não sofrem uma variação muito significativa, é comum que o uso das piscinas tenha seu ápice em períodos corridos de até 8 meses. Em regiões mais ao Sul, contudo, esse ápice pode cair para 4 meses em cidades mais frias. Por isso, é importante conhecer bem o seu clima — até mesmo para saber em quais épocas do ano seu estoque deve ser maior ou menor, entender o quanto a umidade relativa do ar pode favorecer a proliferação de algas, entre outros fatores. Como dissemos antes, é preciso foco no planejamento, pois mesmo que a matemática pareça simples — estoque maior no verão e menor no inverno —, a realidade é um pouco diferente.

Isso porque, embora o uso de piscinas possa cair um pouco mais durante o inverno, o empreendedor deve levar em conta as piscinas com sistema de aquecimento, situação para as quais suas vendas não apenas vão continuar, mas podem aumentar — as piscinas com aquecimento precisam de cuidados muito mais constantes e consomem um volume maior de produtos químicos. Logo, seus clientes vão precisar comprar uma quantidade superior de insumos, por exemplo. Por isso, prestar atenção nas características climáticas da sua região é tão importante quanto conhecer os seus clientes.

3. Valorize o feedback

Vale lembrar que, por mais que o seu planejamento seja cuidadoso e atenda aos mais diversos critérios do mercado, no fim do dia, o feedback dos seus clientes é o melhor norteador na hora de saber o quão satisfatório está o seu mix de produtos para piscinas. Por isso, fique sempre atento ao que eles podem dizer e com o que eles podem contribuir — afinal, o fato de que você montou um planejamento não deve excluir a possibilidade de fazer alterações e corrigir eventuais falhas no processo. Quando começar a reparar em reclamações constantes sobre a falta de determinado item, por exemplo, talvez seja o momento de dedicar uma atenção especial para ele.

Também não deixe de, periodicamente, realizar uma avaliação interna das vendas de maneira geral, identificando aqueles produtos que vendem mais e os que vendem menos. Não esqueça: o seu estoque precisa ser versátil o bastante para atender às demandas dos clientes, especialmente daqueles mais fiéis, visto que eles representam uma parte significativa do seu faturamento.

Mix de produtos para piscinas: a qualidade e o custo-benefício também importam!

Estoque sempre em dia e bom atendimento são importantes passos para conquistar e fidelizar a clientela, como vimos ao longo deste artigo. Porém, de nada vão adiantar se as soluções que a sua loja oferecer não garantirem qualidade e o melhor custo-benefício ao seu consumidor (e a você também, é claro). Por isso, avalie as marcas disponíveis no mercado e os itens que cada uma delas disponibiliza.

Procure por quem é referência na fabricação e na comercialização de produtos para manutenção, tratamento de choque, limpeza e acessórios. Assim, com certeza você oferecerá soluções que, de fato, vão gerar ótimos resultados, deixando a água sempre limpa, cristalina e saudável.

Você já aplica alguma das dicas que vimos aqui no dia a dia da sua loja? Compartilhe sua experiência ali nos comentários. E em caso de dúvidas, entre em contato com a gente. Nossa equipe está à disposição para auxiliá-lo a definir o seu mix de produtos para piscinas e garantir boas vendas o ano inteiro!