Todo empreendedor sabe que administrar um negócio, de qualquer tipo, é um grande desafio. Muitos dedicam boa parte de sua energia, tempo e economias para construir uma empresa sólida e confiável, em um processo que envolve inúmeros detalhes. Nesse sentido, um dos principais fatores para o sucesso é a escolha de bons parceiros. Por isso, hoje vamos falar sobre alguns critérios que fazem a diferença na hora de definir bons fornecedores para loja de piscinas, escolhendo com segurança quem vai contribuir com a sua caminhada.
Uma das coisas mais importantes é saber que a qualidade do seu fornecedor está diretamente relacionada à satisfação do seu cliente. Afinal, o produto que você vende tem a qualidade do produto que é vendido a você, não é verdade? Também há outros fatores a serem considerados, claro, como preço e entrega no prazo. E se um bom fornecedor para loja de piscinas pode ser o primeiro passo para garantir a excelência, um fornecedor ruim pode prejudicar seu negócio de maneira irremediável.
O que considerar na hora de escolher fornecedores para loja de piscinas
Como estamos falando de um mercado bastante específico, muito mais que os setores de vestuário ou alimentação, por exemplo, o cuidado precisa ser redobrado. Escolhas erradas podem fechar portas e comprometer a imagem da empresa perante o público. Para que nada disso aconteça com você, separamos 5 dicas essenciais para ajudá-lo a definir com segurança os seus fornecedores. Acompanhe!
1. Faça uma análise do mercado
É muito provável que você, empreendedor, conheça bem sua área de atuação. Não foi à toa que decidiu apostar suas fichas em determinado setor, certo? Mesmo assim, não se pode confiar apenas na experiência ou naquilo que já se sabe. É preciso estar atento às novidades, observar as movimentações, a concorrência e as tendências. Assim, na hora de escolher os fornecedores para loja de piscinas, é importante saber quais são as empresas que fazem parte do seu mercado.
Esse trabalho pode ser feito de várias formas, como visitando a empresa fornecedora, recebendo o representante ou participando de feiras de negócios do segmento. Uma maneira prática de fazer esse acompanhamento no dia a dia é pelos meios de comunicação, como o site e as redes sociais do fornecedor. Uma empresa que se comunica de maneira eficiente vai mostrar as novidades antes para você.
A atenção também vale para observar quais fornecedores podem causar problemas, evitando experiências que podem ser ruins para você, sua empresa e seus clientes. Por outro lado, um histórico exemplar é um ponto positivo que dá confiança para o empreendedor se colocar no mercado e impressionar os clientes.
2. Preste atenção à entrega no prazo e à qualidade
Como já dissemos, uma experiência ruim pode manchar a imagem de sua empresa perante o público. Um cliente revoltado com algum atraso ou produto ruim pode publicar a reclamação nas redes sociais, de maneira justa ou não, e “queimar o filme” da sua loja de piscinas. Às vezes, a culpa nem é do dono da loja, mas do fornecedor que fez uma promessa e não cumpriu.
De qualquer forma, a responsabilidade final é do lojista, que vai precisar repor ou compensar o prejuízo. Por isso ele precisa de fornecedores de confiança, que entreguem com qualidade e na data combinada. Até por isso é ideal ficar atento também à logística: o transporte é feito com cuidado, no prazo e com preço bom? Fique atento!
3. Analise a variedade de produtos
Ter uma piscina em casa é o sonho de muita gente, mas muitas pessoas só descobrem a necessidade de manutenção adequada depois que o realizam. Além disso, as necessidades do público são variáveis. Assim, é importante conhecer bem a clientela, suas variáveis e necessidades. Na hora de escolher fornecedores, observe o mix de produtos que as empresas oferecem. Ao disponibilizar soluções completas, sua loja também poderá oferecer o mesmo ao cliente e, assim, obter vantagem competitiva e garantir excelente custo-benefício.
4. Certifique-se de que o suporte é bom
Mesmo que você, empreendedor, seja experiente em sua área de atuação, é humanamente impossível saber tudo sobre o negócio. Sem contar que seu foco como lojista está em outras questões, como atender bem e alavancar as vendas. Por isso, ao escolher os fornecedores para loja de piscinas, lembre-se de avaliar a qualidade do suporte oferecido. Esse fator é importante para que você possa esclarecer dúvidas, resolver possíveis problemas e, consequentemente, fortalecer um bom relacionamento com uma empresa que, de fato, será sua parceira. Até porque o sucesso de um contribui para o sucesso do outro, não é mesmo?
5. Avalie as condições de pagamento
Por último, mas não menos importante, buscar um fornecedor para loja de piscinas que ofereça boas condições de pagamento, como parcelamento e juros razoáveis, pode fazer a diferença! Também é primordial estar atento ao contrato, observando todos os itens descritos. Estabelecer relações confiáveis com fornecedores, parceiros e clientes é o caminho para garantir a longevidade do seu negócio.
E você, já aplica alguma dessas dicas no seu dia a dia? Ou, quem sabe, leva outros fatores em consideração na hora de optar pelos melhores fornecedores? Deixe um comentário no espaço abaixo e compartilhe sua experiência com a gente!
Se tiver alguma dúvida sobre o assunto ou se quiser conhecer melhor a Bel Piscinas e os benefícios que podemos oferecer à sua loja, entre em contato com nossa equipe. Estamos à disposição para fazer uma parceria de sucesso com você.