A chegada da estação oficial das flores, no dia 22 de setembro, além de oferecer um clima bem mais convidativo quando o assunto é aproveitar o calor, também marca o começo de uma nova temporada para quem gosta de procurar e investir em plantas ornamentais para decorar a área da piscina. E não é pra menos: algumas das plantas de primavera são capazes de criar combinações visuais incríveis com as piscinas.
E ainda que a oferta de espécies e tipos de plantas seja gigantesca nessa época do ano, escolher aquelas que harmonizam bem com a área da piscina pode se mostrar um desafio à parte. Afinal, a própria natureza já se encarrega de embelezar parte da paisagem durante essa época do ano, então como escolher a decoração ideal para os arredores sem sobrecarregar a vista?
Como saber quais espécies florescem melhor em ambientes úmidos? Ou como escolher aquelas que não soltam muitas folhas ou resíduos na água? Verdade seja dita, na hora de escolher quais plantas colocar no entorno de sua piscina, é preciso seguir alguns critérios que vão além da estética, como, por exemplo, o espaço, a durabilidade e a praticidade de manutenção.
Saiba como escolher as plantas de primavera para a decoração
A boa notícia é que existem algumas plantas e flores que, além de combinarem muito com o ambiente da piscina — sabemos que, principalmente durante o calor, não é preciso muito esforço para que ela se torne a peça central na paisagem da casa —, exigem pouca manutenção e aguentam bem a exposição ao sol.
Mas é preciso escolher com cuidado. Isso porque, supondo que a sua piscina conte com um sistema de aquecimento, por exemplo, é importante considerar que o calor pode favorecer ou prejudicar o desenvolvimento de algumas espécies.
Por isso, é importante lembrar que as plantas para a área da piscina devem atender a alguns requisitos, como não ter folhas pequenas e espinhos e não serem caducifólias (aquelas que perdem as folhas com maior frequência).
Cuidado com os arbustos e as cercas vivas
Um exemplo bem clássico é o do bambu. Bastante popular na hora de decorar ambientes externos, o bambu também funciona como cerca viva e, por isso, acaba sendo uma escolha prática para quem quer privacidade na piscina.
Contudo, na primavera, a troca de folhagem faz com que suas folhas e galhos caiam com mais frequência. Vale lembrar que esses resíduos apodrecem mais rápido em contato com a umidade, sujando sua piscina e comprometendo a qualidade e a higiene da água.
O mesmo vale para as plantas mais floridas, visto que a troca de estação favorece a queda de flores e sementes na água, podendo inclusive causar problemas de desempenho no motor ou na bomba da piscina por conta do acúmulo de resíduos na hora de aspirar ou circular a água.
Além disso, vale sempre ressaltar que plantas instaladas próximas a piscinas de fibra ou de azulejo não devem possuir raízes agressivas, que são aquelas que “forçam” seu caminho no subsolo e podem causar fissuras e vazamentos nas paredes.
Conheça 4 opções de plantas para a primavera
Para ajudar você a escolher os melhores tipos, elencamos algumas das plantas de primavera recomendadas para a área em volta da piscina, tanto para quem deseja adotar uma estética visual mais neutra quanto para quem pretende aproveitar a temporada para dar um upgrade no visual do ambiente. Confira!
1 – Palmeiras
Não é a toa que as palmeiras são quase símbolos universais dos climas tropical e subtropical: além de se desenvolverem em abundância nessas regiões, sua estrutura mais robusta é ideal para suportar as intempéries do tempo.
Por isso, de uns tempos para cá, subespécies menores e mais exóticas acabaram se tornando grandes favoritas para decorações externas em casas, prédios e fachadas — e nas piscinas, é claro.
Figurando entre as mais tradicionais estão a palmeira triangular, a palmeira-fênix, a palmeira das canárias e o palmito espanhol, opções mais neutras, sóbrias e resistentes para quem não tem muito tempo para dedicar à constante manutenção das plantas.
2 – Jasmim Manga
Para quem prefere um ambiente mais florido e perfumado, a jasmim manga é uma opção que combina esses dois atributos em uma planta resistente e com baixos índices de manutenção e poluição do ambiente.
Essa planta, de flores perfumadas, com poucas e grandes folhas e bastante tropical, é originária das Américas do Sul e Central, devendo ser mantida a pleno sol e podendo chegar a 5 m de altura.
3 – Pata-de-Elefante
A planta pata-de-elefante já é bastante famosa no segmento de paisagismo, visto que é capaz de criar pontos de destaque, não produz resíduos e não exige irrigação constante.
Boa opção para quem não gosta de decorações muito espalhafatosas e, mesmo assim, quer evitar um ambiente neutro demais, essa planta do tipo arbusto conta com um desenvolvimento particularmente saudável e acelerado em locais úmidos.
4 – Hibiscos
Agora, se o seu objetivo é abusar do espaço externo e investir na extravagância quando o assunto é decoração ornamental, os pés de hibiscos, apesar de bem comuns, fazem parte de um gênero botânico que possui mais de 300 espécies — é possível misturar as mudas e criar composições bem variadas.
Arbusto de pequeno porte originário de áreas tropicais, o hibisco aguenta bem a exposição ao sol ou sombra parcial: a planta só precisa de um ambiente quente, úmido e pelo menos um pouco iluminado.
Cuidado extra com a jardinagem e com a água da piscina
Com a chegada da primavera, não é segredo que além da vontade de dar uma cara nova para a área da piscina, a vontade de passar mais tempo dentro dela também aumenta. Por isso, vale redobrar os cuidados tanto com a qualidade da água quanto com o paisagismo e a jardinagem ao redor da sua piscina.
Pensando nisso, indicamos dois guias completos que podem ajudar você a preparar o seu espaço para a nova estação: primeiro, o nosso guia Paisagismo e jardinagem ao redor da piscina, que reúne dicas incríveis e inovadoras para quem quer manter a área da piscina decorada o ano inteiro:
E para fechar a receita, é claro que não poderíamos deixar de indicar também o Guia completo para tratamento da água de piscinas. Afinal, manter a limpeza e os tratamentos em dia é a melhor alternativa para garantir uma primavera com menos dor de cabeça e mais sombra e água fresca!