projeto paisagístico ao redor da piscina

Saiba o que considerar para fazer um projeto paisagístico ao redor da piscina

As temperaturas seguem mais convidativas para programas aconchegantes dentro de casa do que em áreas de lazer com piscina na maior parte do país, não é verdade? Mas em menos de três meses a primavera chega aqui no Hemisfério Sul e, com ela, dias mais quentes e coloridos, ideais para encontros em espaços abertos e ótimos mergulhos. Então, que tal aproveitar esse período para pensar em renovar seu espaço de lazer, tornando o ambiente mais bonito e agradável por meio de um projeto paisagístico ao redor da piscina?

Como já falamos por aqui, o paisagismo é uma extensão da arquitetura e engloba muito mais do que a construção de jardins e praças. Seu objetivo, de modo geral, é usar elementos da botânica, da ecologia e do clima, além de elementos arquitetônicos, para criar belos espaços verdes. Nesse sentido, quando falamos em paisagismo ao redor da piscina, nos referimos a um projeto pensado para o ambiente de forma mais ampla, envolvendo, inclusive, a jardinagem. Afinal, é ela a responsável por manter o ambiente de acordo com o que foi definido no plano paisagístico, cultivando muito bem as plantas escolhidas.

Por falar nisso, a escolha das plantas adequadas para áreas com piscina deve ser uma das primeiras decisões a serem tomadas. Sabemos que as plantas com folhas volumosas são bonitas e chamam a atenção. Porém, assim como são belas, elas também são trabalhosas e capazes de produzir bastante sujeira devido à queda de folhas e à atração de insetos e animais. Por isso, é preciso pensar bem em quais plantas você deseja ter na área da sua piscina, avaliando tanto a beleza desejada quando a praticidade.

As plantas ideais para compor projetos na área da piscina são aquelas com folhas pequenas, sem raízes agressivas, sem espinhos e que também não sejam caducifólias, ou seja, que perdem folhas em demasia durante um período do ano. Além disso, você deve levar em consideração também a temperatura do ambiente, pois as plantas devem estar de acordo com o clima da sua cidade para que possam se desenvolver e cumprir o propósito de refrescar o seu espaço de lazer. Se você mora em uma região que é mais quente na maior parte do ano, escolha plantas como hibiscos da síria, bambus e palmeiras. Agora, se você mora em um local onde a temperatura costuma ser mais amena, opte por plantas que têm efeito ornamental, como kaizukas, abelias e hibiscos, que florescem o ano inteiro.

Piscina e gramado juntos? Claro!

Os pisos vegetais, popularmente conhecidos como gramado, crescem horizontalmente, ocupando todo o solo, mas se diferenciam por serem resistentes ao pisoteio. Além de tornarem o espaço mais fresco, essas plantas são importantes para proteger o solo da ação direta dos raios solares e da erosão.

Então, na hora de elaborar o seu projeto paisagístico ao redor da piscina, leve isso em consideração! Mas lembre-se de prever uma espécie de barreira entre o gramado e o espaço da piscina. Degraus e decks de madeira são opções muito utilizadas para criar essa separação e evitar que a sujeira da área verde seja levada para a piscina. Sem contar, é claro, que costumam dar um charme a mais ao ambiente.

Projeto paisagístico ao redor da piscina não é apenas para grandes terrenos

E por falar em separação, ela também é uma saída para aqueles espaços menores que abrigam piscina e jardim. Nesses casos, os dois elementos devem ser posicionados próximos, mas com algum tipo de limite, a fim de tornar o projeto mais harmônico e visualmente agradável.

Optar por plantar algumas flores ao redor da piscina é uma boa ideia nessa situação. Além de ocuparem um espaço menor do que arbustos e árvores, elas vão garantir um ambiente alegre, aconchegante e muito bonito. Para facilitar o seu dia a dia, escolha espécies que florescem o ano todo e que sejam resistentes a qualquer tipo de clima, como lantanas, ixoras e lavandas.

Plantas ornamentais também são bem-vindas

Como citamos antes, uma boa opção para deixar a área ao redor da piscina mais bonita é utilizar plantas ornamentais. Pequenos arbustos, o lírio da paz, ou ainda espécies com folhas e flores grandes e firmes, como é o caso das helicônias e strelitzias, podem dar um visual moderno e fugir do óbvio.

Não esqueça de considerar projetos arquitetônicos no projeto

Não há dúvidas de que a natureza, por si só, é dona de uma beleza indescritível. No entanto, às vezes, construir um projeto paisagístico ao redor da piscina apenas com elementos naturais não é o suficiente para que ele atenda às necessidades estéticas e funcionais planejadas. Por isso, utilizar elementos arquitetônicos é outra boa pedida para complementar e servir de apoio às plantas.

Assim, você pode considerar incluir caminhos no jardim, que além de direcionarem os visitantes, também integram todos os elementos da paisagem; construções como pérgulas, caramanchões, treliças e cascatas; obras como vasos, raízes tratadas ou mesmo esculturas; e, ainda, mobílias específicas para esses locais, como bancos, mesas, cadeiras e churrasqueiras feitos com um tipo de material resistente às mudanças climáticas.

E claro, não esqueça de prever também um bom projeto de iluminação para a sua área de lazer com piscina. Sobre isso, inclusive, temos um artigo especial no nosso blog. É só clicar aqui e aproveitar as dicas!

Fique atento à manutenção

Como você bem sabe, uma piscina exige manutenção constante para garantir que a água esteja sempre limpa, cristalina e saudável. E a mesma atenção vale para os demais elementos que você escolher para o seu projeto paisagístico. Fique sempre atento à limpeza dos objetos e aos cuidados com as plantas, lembrando que cada espécie tem características e necessidades diferentes, precisando, dessa forma, de cuidados específicos.

E nós podemos ajudar você a dar conta de tudo isso com produtos de qualidade da Bel Piscinas e também das linhas de jardinagem da Buschle & Lepper.

Inspirado para criar o seu projeto paisagístico ao redor da piscina? Deixe um comentário no espaço abaixo e compartilhe conosco suas ideias!