A lista de atividades aquáticas tem ganhado novas opções nos últimos anos. Além da natação e da hidroginástica, as pessoas podem escolher versões de esportes tradicionais para piscinas que também proporcionam resultados eficientes e são acessíveis para a maioria. Spinning, pilates e jump são exemplos de atividades que já foram adaptadas e estão conquistando cada vez mais adeptos, principalmente durante o verão, quando praticá-los na piscina é mais refrescante do que no ambiente tradicional das academias.
Mas essa não é a única vantagem desses esportes. A água reduz o impacto dos movimentos nas articulações e, por ser 800 vezes mais densa que o ar, exige mais força para a realização das atividades. Assim, a musculatura é fortalecida em um tempo menor do que normalmente acontece com os exercícios praticados fora da água. Outro aspecto positivo apontado por especialistas é a melhora na circulação sanguínea, graças ao efeito massageador gerado pelo atrito entre o corpo e o líquido.
As versões de esportes tradicionais para piscinas
Diante de tantas vantagens não dá para ficar de fora dessas atividades, concorda? Para você conhecer melhor os esportes que foram adaptados para uma modalidade aquática, selecionamos quatro opções que são o maior sucesso:
Spinning aquático (hidro bike, pedal submerso)
Pedalar é umas atividades que caiu no gosto popular e, devido aos benefícios que traz para o corpo, passou a compor a grade de exercícios propostos nas academias com o nome de spinning. Na modalidade aquática, os aparelhos de bicicleta utilizados são semelhantes aos tradicionais, mas, obviamente, são resistentes à água. Dessa forma, eles são regulados para que a pessoa possa pedalar continuamente, com intervalos ou em circuito, seguindo as orientações do instrutor. Os alunos, então, pedalam mais rápido ou mais devagar, acompanhando o ritmo de uma música.
Essa aula trabalha o condicionamento físico, com o objetivo de desenvolver resistência e força muscular (pernas, glúteos e abdômen). Entre as vantagens do spinning aquático, podemos citar: redução do estresse térmico, gasto calórico elevado, redução do impacto nas articulações (sendo indicado para quem tem problema nos joelhos) e melhora da capacidade respiratória.
Pilates aquático
O pilates é um conjunto de exercícios normalmente realizado no solo ou em equipamentos especiais que proporciona o controle e a conexão do corpo e da mente. Quando realizado na piscina, é utilizado principalmente para alongamento e relaxamento, o que ajuda a conquistar esse equilíbrio proposto pela atividade, além de reorganizar as cadeias musculares, alongando-as e fortalecendo-as. Além disso, a temperatura da água, em torno dos 30 °C, proporciona mais relaxamento, aumentando a flexibilidade e permitindo a realização de exercícios com maior amplitude.
Hidroginástica turbinada
A hidroginástica é um dos exercícios mais queridos pelas pessoas, pois é uma forma bem divertida de melhorar o condicionamento físico, perder peso ou mesmo sair do sedentarismo. Ela pode ser praticada por todas as faixas etárias e ajuda a solucionar ou amenizar diversos problemas de saúde. Nessa nova versão, a atividade ganhou acessórios, como elástico, bolas e flutuadores, para aumentar a intensidade dos movimentos. Assim, é considerada uma verdadeira aula de musculação dentro d’água.
Por exigir um esforço maior, esse estilo é indicado para quem já tem algum preparo físico. Inclusive, os resultados costumam ser mais rápidos que os de uma musculação normal por conta disso.
Hidro jump
Você provavelmente já deve ter visto vídeos ou imagens de pessoas se exercitando sobre uma pequena cama-elástica, não é verdade? Esse é o jump, atividade que conquistou inúmeros praticantes nas academias, ajudando-os a ter qualidade de vida de forma divertida. E a boa notícia é que ele também foi adaptado para as piscinas, trabalhando o equilíbrio e fortalecendo os membros inferiores. Isso porque, durante as aulas, os alunos impulsionam o corpo, dando saltos no trampolim, seguindo as orientações do instrutor.
A hidro jump também tem exercícios localizados para trabalhar os membros superiores, aliando movimentos aeróbicos com coreografias. Assim, desenvolve-se ritmo, consciência corporal, equilíbrio, condicionamento físico, agilidade e resistência. Essa atividade é indicada para quem deseja emagrecer, fortalecer a musculatura e prevenir ou tratar a osteoporose. Uma das vantagens é a segurança da atividade, pois a água amortece uma possível queda, evitando lesões ou machucados.
Água saudável sempre!
Praticar esportes na piscina é uma excelente alternativa para garantir a qualidade de vida das pessoas com muita diversão. Mas para que os resultados sejam realmente positivos, tenha cuidado ao escolher a academia ou o clube onde você vai fazer seus exercícios. Eles precisam garantir que a manutenção da água seja realizada corretamente, seguindo à risca o passo a passo dos tratamentos físico e químico do processo de limpeza e sanitização. Principalmente pelo fato de que esses locais são espaços coletivos.
Isso não significa, entretanto, que, se você optar por se exercitar na própria piscina, não precisa se preocupar tanto com a manutenção dela. Pelo contrário! Os procedimentos de manutenção devem ser realizados com muita atenção, independentemente do uso do espaço. Fique ligado em aspectos como a limpeza da área ao redor, a peneiração, a alcalinidade, o pH, a aplicação de cloro e a filtração para que a água esteja sempre limpa, saudável e cristalina. E para isso, conte com a Bel Piscinas! Nós garantimos o melhor custo-benefício do mercado.