cuidados regulares com a piscina

Semanais, mensais e anuais: confira os cuidados regulares com a piscina

Embora a manutenção nem sempre seja a parte mais divertida de quem tem um espaço de lazer em casa, são os cuidados regulares com a piscina os responsáveis por manter a água e seus equipamentos funcionando corretamente. Mas muita gente ainda se perde na lista de tarefas: o que precisa ser feito toda semana? E mensalmente? Ou tem algo que pode ser checado apenas uma vez por ano?

Fique tranquilo, pois neste artigo elencamos uma lista de tarefas organizada por período para auxiliar você a montar um cronograma eficiente de tratamento da água. Então prepare sua agenda e acompanhe com a gente as ações que precisam estar no topo da lista de prioridades de quem quer manter a piscina sempre saudável e, ao mesmo tempo, economizar!

Organizando um cronograma de cuidados regulares com a piscina

Mais do que aliviar o gasto com produtos químicos, seguir uma rotina de cuidados regulares com a piscina também ajuda a prolongar a vida útil da estrutura, evitando o desgaste acelerado dos componentes do motor e dos equipamentos de limpeza, como mangueiras, aspiradores, skimmers e afins. Por isso é tão importante saber quando e como fazer essa manutenção da forma correta. Anote aí:

  • Cuidados semanais

Em outro artigo, explicamos que a maioria dos cuidados regulares com a piscina leva tempo e não pode ser acelerada ou sobreposta, já que cada etapa serve justamente para equilibrar os parâmetros químicos que mantêm a água limpa e higienizada. Não é à toa que, na relação de cuidados semanais com esse espaço, a verificação e o ajuste desses indicadores estão no topo da lista!

Por isso, semanalmente, é fundamental que se façam os testes — e os ajustes, se necessário — dos níveis de pH (ideal entre 7,2 e 7,6), cloro livre (ideal entre 1,0 ppm e 3,0 ppm) e alcalinidade (ideal entre 80 ppm e 120 ppm). Na sequência, inspecione a cristalinidade da água, busque por pontos de proliferação de algas e remova folhas e detritos com a peneira.

Também é bom checar o estado da pastilha de cloro no flutuador, limpar as bordas e conferir o cesto do skimmer, removendo as impurezas presentes ali. Saiba ainda que, naturalmente, o nível do cloro vai diminuir por conta da evaporação da água. Por esse motivo, faça a reposição semanal da quantidade indicada para o volume de água presente na piscina.

  • Cuidados mensais

Se você seguir a rotina semanal de cuidados regulares com a piscina, pode ter certeza de que o cronograma mensal de tarefas será o mais simples de todos. Afinal, você já estará seguindo o melhor roteiro possível para garantir uma água sempre bem cuidada.

Aqui, a dica é verificar, a cada 30 dias, o nível de dureza cálcica da piscina, indicador que aponta a concentração de sais de cálcio dissolvidos na água. A faixa ideal fica entre 200 ppm e 400 ppm. Também vale aproveitar o momento para inspecionar os equipamentos, como a motobomba e o filtro, para confirmar que tudo está funcionando como deveria.

E dependendo do tipo de revestimento, faça também uma verificação visual em busca de furos ou rasgos, realizando os reparos necessários. Lembre-se que esse tipo de problema, quando diagnosticado a tempo, pode poupá-lo de uma série complicações mais tarde.

  • Cuidados anuais

Quem já é familiarizado com toda essa bateria de cuidados regulares com a piscina sabe que ela pode passar anos e anos sem exigir nenhuma intervenção além da rotina básica. Até porque, da estrutura à casa de máquinas, fato é que esse espaço foi feito para durar. Contudo, existem, sim, algumas questões que podem sair do controle e merecem uma verificação extra de tempos em tempos.

É o caso da areia do filtro, por exemplo, que possui uma durabilidade bastante prolongada e, em alguns casos, pode manter sua eficiência por diversos anos. O problema é que, quando o produto atinge seu limite, a qualidade da filtragem se deteriora rapidamente, comprometendo toda a rotina de tratamento. Por isso, vale checar a qualidade da areia e, se necessário, substituí-la.

Ah, e se a sua piscina não vê muito agito durante o ano e você quer facilitar a manutenção, uma dica adicional é investir em uma lona de proteção para esse espaço. A capa evita que os produtos químicos que são utilizados no tratamento evaporem com facilidade e deixa a superfície da piscina mais protegida contra folhas, insetos e outros resíduos arrastados pelo vento.

E não esqueça: escolha seus produtos para tratamento com cuidado

Como sempre falamos aqui no blog e reforçamos novamente neste artigo, a melhor solução para evitar problemas com a piscina é ter uma rotina regrada de manutenção. E contar com produtos de qualidade para o tratamento da água da piscina, como os oferecidos pela Bel Piscinas, é fundamental nesse sentido!

Além de toda a garantia de qualidade e procedência que já é nossa marca registrada, nossas soluções têm alta concentração de cloro ativo, sendo ideais para manter a água saudável e cristalina, inclusive simplificando a rotina de cuidados regulares com a piscina. Sobre isso, aliás, indicamos ainda nosso guia prático. Nele, apresentamos as melhores soluções e um método inovador para prevenir e tratar os principais problemas que podem ocorrer na sua piscina. Faça o download e deixe o material sempre em mãos para facilitar o seu dia a dia:

E então, tudo entendido? Se você ficou com alguma dúvida ou quer entender mais sobre a importância da rotina de limpeza desse espaço, deixe um comentário no espaço abaixo para continuarmos a conversa!