Saiba quais são os tipos de revestimentos para piscina e como escolher

Ao escolher os revestimentos para piscina, duas coisas são fundamentais: estética e funcionalidade. Quer dizer, eles precisam ser bonitos e refletir a personalidade de seus donos, mas também devem ser fáceis de limpar e de manter, além, é claro, de garantir segurança aos banhistas. Para ajudar você na missão de escolhê-los, elencamos os principais modelos neste artigo. Confira!

Azulejos

Os azulejos são um dos revestimentos para piscina mais utilizados, já que exigem pouco investimento em material e mão de obra e têm fácil aplicação. Somado a isso, eles possuem várias cores, formatos e designs, o que torna a variedade para escolha maior e permite a criação de mosaicos com o desenho que você preferir no fundo e nas bordas da piscina.

É essencial escolher azulejos, rejuntes e impermeabilizantes próprios para piscina, a fim de que eles não absorvam a umidade e mantenham o tom natural. Os azulejos também são bons revestimentos para piscina porque resistem aos raios ultravioletas e aos produtos químicos. Sua desvantagem fica por conta da limpeza, que precisa ser cuidadosa, pois o rejunte costuma juntar limo.

Cerâmica

A cerâmica exige um pouco mais de investimento do que os azulejos, mas é mais barata do que outros tipos de revestimentos para piscina. Por isso, é outra opção bastante utilizada nesses espaços. Ela é resistente aos produtos químicos e aos raios ultravioletas, assim como os azulejos, além de ser mais durável em relação à abrasão e à movimentação da estrutura.

Outro benefício da cerâmica é que ela e o rejunte não permitem que fungos cresçam na superfície, o que evita o acúmulo de sujeira e torna a limpeza mais fácil. Além disso, há uma grande diversidade de tamanhos, cores, estampas e designs que podem ter acabamento fosco, esmaltado ou rústico, possibilitando diversas composições estéticas.

Pastilhas de vidro

As pastilhas de vidro são um revestimento excelente para quem tem uma piscina com curvas, uma vez que são um dos únicos tipos de revestimentos que permitem acompanhar qualquer formato, já que são pequenas. Elas também têm fácil manutenção e dificilmente acumulam limo, o que torna a limpeza mais simples.

O custo desse material, porém, é uma das desvantagens dele. As pastilhas de vidro são caras e, além disso, exigem mais cuidado para a instalação, demandando mão de obra especializada. Também é necessário utilizar argamassas, impermeabilizantes e rejuntes específicos para esse revestimento, o que exige um investimento maior.

Pedras naturais

Embora o uso de pedras não seja tão comum como o de outros materiais, elas também são uma alternativa para revestir sua piscina. As pedras oferecem um toque mais natural para essa área e o que são falta são tonalidades para usar no projeto paisagístico. Além disso, elas são porosas, o que as torna naturalmente antiderrapantes, garantindo mais segurança para os banhistas.

Um ponto que merece atenção em relação ao revestimento de piscinas com pedras naturais é que, justamente por serem porosas, elas acabam favorecendo o acúmulo de sujeira. Nesse caso, deve-se ter mais cuidado com a limpeza que, em algumas situações, pode necessitar de mão de obra especializada e do uso de lavadores de alta pressão.

Vinílico

O revestimento vinílico é outra possibilidade para as piscinas. Neste caso, o vinil é aplicado sobre o concreto e se ajusta a qualquer formato e profundidade, já que é um material muito flexível. Outra vantagem desse tipo de revestimento é que você pode criar desenhos personalizados, que são estampados no material antes da aplicação, ou escolher entre as diversas opções disponíveis.

Como o vinil é impermeabilizante, você não precisa se preocupar com esse processo, além de não precisar utilizar rejunte na instalação. Por ser liso, esse material também oferece mais facilidade na limpeza da piscina, uma vez que não acumula sujeira. A desvantagem é que, se houver um rasgo no vinil, é preciso contar com uma equipe especializada para fazer o reparo.

Revestimentos para piscina: estética e funcionalidade

Como vimos, existem várias opções de revestimentos para piscinas! Para escolher a ideal para você, calcule o que melhor se ajusta à sua possibilidade de investimento, identifique qual é o seu tempo disponível para se dedicar à limpeza e analise quais são as suas preferências estéticas para o local. Temos certeza de que, assim, a escolha será certeira!

Se você ficou com alguma dúvida sobre revestimentos para piscina, deixe seu comentário! Aproveite ainda conhecer o site da Bel Piscinas e conferir todas as nossas soluções para manter a sua água sempre limpa e cristalina!