Entenda como prevenir a dor de ouvido no verão

Calor, piscina, mar, diversão e, de repente, dor de ouvido. Essa visitante indesejada é muito comum na estação mais quente do ano e pode atrapalhar os planos de quem quer curtir a temporada sem preocupações. Afinal, ao contrário do que se pode imaginar, dor de ouvido no verão é tão frequente quanto aquela que ocorre no inverno, apesar de serem duas coisas diferentes.

O que causa a dor de ouvido no verão

A dor de ouvido no verão é ocasionada por uma infecção chamada otite externa. Ela é causada por inflamações que ocorrem no conduto auditivo, a parte do ouvido que liga a orelha ao tímpano. Essas inflamações, por sua vez, acontecem quando bactérias e fungos se alojam no conduto auditivo, que é quente, escuro e úmido, ou seja, o ambiente perfeito para esses microrganismos se instalarem.

Ela se diferencia da otite média, que ocorre em outras épocas do ano, porque esta última impacta a segunda parte do ouvido, isto é, a membrana do tímpano, os ossículos e a tuba auditiva. Os dois tipos de otite apresentam sintomas diferentes e podem requerer tratamentos diferentes também. Além disso, a otite média também pode ser causada por vírus.

Mas por que a dor de ouvido no verão é tão comum? Bom, com o calor, as pessoas costumam tomar mais banhos de piscina e de mar. Dessa forma, a água retira a cera, que é a camada protetora natural do ouvido, e abre as portas para que os microrganismos entrem. Usar hastes flexíveis ou outros itens dentro dos ouvidos também contribui para esse tipo de infecção.

Como prevenir e tratar a dor de ouvido no verão

Não se preocupe, você não precisa deixar de se divertir na piscina ou no mar para prevenir a dor de ouvido no verão! O que você pode fazer é utilizar protetores de ouvido caso os banhos sejam muito frequentes e secar os ouvidos sempre depois de aproveitar a piscina ou o mar utilizando as pontas de uma toalha seca.

O ideal é secar apenas a superfície do canal e nunca chegar ao fundo dele para preservar a cera que é a protetora natural dessa parte do corpo. Nesse sentido, utilizar hastes flexíveis também é uma medida contraindicada, assim como inserir qualquer outro objeto pontiagudo no ouvido, já que eles também podem causar lesões e aumentar ainda mais o risco de infecções.

O tratamento da dor de ouvido no verão é feito, geralmente, com antibióticos ou antifúngicos de uso tópico e com analgéiscos de uso oral. Utilizar compressas quentes também ajuda a aliviar a dor e, se a coceira persistir ou for muito incômoda, o indicado é fazer a aspiração do prurido retido no ouvido para aliviar a pressão sobre o tímpano.

Em todo caso, é fundamental consultar um médico ao apresentar sintomas como prurido e secreção no ouvido, dor intensa e algum nível de perda da audição. Dessa forma, é possível tratá-los de modo rápido e eficaz, combater a infecção e voltar para a diversão rapidinho!

Como o tratamento da água da piscina pode ajudar

Aqui no blog, nós sempre falamos sobre como o tratamento da água da piscina é importante para a saúde dos banhistas. Em se tratando da dor de ouvido no verão, não é diferente. Quando a piscina é tratada da forma correta, ela fica protegida dos microrganismos que causam infecções e, assim, você garante mais bem-estar para toda a família e os amigos.

Por isso, conte com a Bel Piscinas! Nós temos uma linha completa de produtos para você verificar, ajustar, purificar e tratar a água da sua piscina com eficiência. E tudo isso com o exclusivo método VAPT, que oferece mais facilidade nessa tarefa indispensável para um bom banho de piscina. Acesse o nosso site e confira todos os produtos!

E então, ficou com alguma dúvida sobre a dor de ouvido no verão? Deixe seu comentário para que a gente converse melhor! Se você já sofreu com esse incômodo, fique à vontade para comentar e contar a sua experiência. Quem sabe você ajuda outras pessoas a evitarem esse problema e curtirem o verão na piscina ainda melhor!