ducha da piscina

Entenda por que a ducha da piscina é tão importante

Quando chega um dia quente e ensolarado, a área de lazer ganha um charme especial. Afinal, se tem algo que combina com um céu azul é a água cristalina de uma piscina, não é verdade? No ímpeto de dar um bom mergulho, é comum que um elemento essencial nesse cenário passe despercebido: a ducha da piscina. Mais do que um incremento à decoração da área externa, esse chuveiro é muito importante tanto para a manutenção da água quanto para a saúde e o bem-estar dos banhistas. É justamente por esta razão que ele sempre marca presença nesses ambientes.

A importância da ducha da piscina

Como explicamos antes, a ducha da piscina proporciona benefícios para a saúde das pessoas e a limpeza da água. E aqui cabe ressaltar que apenas passar rapidamente pelo chuveiro não é suficiente, pois é necessário um banho de, pelo menos, quarenta segundos. Esse é o tempo mínimo para que a água proporcione o resultado necessário, que vamos explicar melhor nos tópicos a seguir.

Impacto na saúde dos banhistas

Um dos principais problemas que a falta da ducha pode causar é o choque térmico quando o banhista entra na água. Esse fenômeno acontece quando o corpo entra em contato com um ambiente mais quente ou mais frio que ele. Essa diferença brusca de temperatura proporciona alterações no organismo, como a mudança na pressão sanguínea, que pode resultar em hipertensão e facilitar a ocorrência de Acidente Vascular Cerebral, o conhecido AVC.

No caso das piscinas, a situação mais comum é quando o banhista está com o corpo quente (por conta da exposição ao sol ou mesmo da temperatura local) e entra na água fria. Afinal, por mais que esteja calor, a água demora para elevar a temperatura e, por isso, normalmente está mais fria que o ambiente. O ideal é, portanto, acostumar o corpo com a temperatura a que ele será exposto antes de se jogar na água. E a ducha da piscina tem exatamente esta função.

Além disso, o banho de chuveiro também elimina o excesso de moléculas orgânicas no corpo, presentes no suor, fluidos corporais, microrganismos e produtos de higiene. Isso é importante porque quando são levadas para a água, o cloro reage com essas moléculas, formando um subproduto denominado cloraminas. Ele é o responsável por causar irritação na pele e nos olhos das pessoas, agravar alergias e problemas respiratórios, ressecar pele e cabelos e proporcionar aquele cheiro de cloro que sentimos em algumas piscinas. Trata-se, portanto, de manter a água saudável e oferecer bem-estar a todos.

Influência na qualidade da água da piscina

Continuando a ideia do tópico anterior, ao reduzir as moléculas orgânicas na água e, consequentemente, dificultar a formação de cloraminas, a ducha ajuda a prolongar a qualidade do líquido. Dessa forma, o tempo de ação do cloro é prolongado, diminuindo a necessidade de fazer a manutenção com uma frequência maior do que é normalmente é indicado. Isso não só permite que a piscina esteja sempre adequada para uso, como também proporciona uma importante economia em relação aos produtos de tratamento da água.

E lembra quando falamos, em outros posts, sobre o acúmulo de oleosidade na superfície ou nas bordas da piscina? Esse fenômeno acontece naturalmente por conta dos protetores solares e bronzeadores utilizados pelos banhistas, porém, pode ser reduzido quando as pessoas tomam um banho na ducha antes de entrar na piscina. O motivo é simples: o chuveiro tira o excesso desses produtos do corpo das pessoas, evitando eles se acumulem rapidamente na água (isso não significa que as pessoas ficam desprotegidas!). Claro que a limpeza das bordas pode ser facilmente realizada com o Limpa Bordas, mas esse trabalho fica ainda mais fácil com essa simples prática.

Escolhendo a melhor ducha para sua piscina

Agora que já mostramos o quão importante a ducha da piscina é, você pode aproveitá-la, ainda, para incrementar a decoração da sua área externa, com o modelo que melhor combine com os elementos do seu espaço. Por isso, avalie o deck, a cascata, o tipo de piscina, os móveis, o jardim… Enfim, todo o projeto paisagístico, assim, seu chuveiro fica harmonioso com o restante do ambiente, deixando-o funcional e belo.

No mercado, existem duchas de vários materiais e modelos para agradar a todos os gostos e bolsos, podendo ser desde os de plástico até outros mais requintados. Os de aço inox, por exemplo, são os mais comuns para esse uso, mas também é possível encontrar chuveiros de aço com madeira, com fibra ou outros materiais. Além disso, ainda há os modelos automáticos, que ajudam a reduzir o desperdício de água, já que muitos banhistas (principalmente as crianças) acabam esquecendo de fechar corretamente o registro durante a ansiedade de pular na piscina com a turma.

Feita a escolha, não se esqueça de alguns detalhes importantes para a instalação. Lembre-se de que, embora a ducha deva estar próxima à piscina, o escoamento da água nunca deve ser direcionado para o tanque. Além do mais, o chão precisa oferecer higiene para que os banhistas não levem sujeira nos pés. Uma boa opção é utilizar o mesmo piso antiderrapante da área ao redor da piscina ou pedras, caso o chuveiro seja instalado na grama.

A ducha da piscina é realmente essencial. Por isso, não se esqueça de planejar o espaço dela e incentivar os banhistas a utilizarem corretamente. Afinal, isso significa garantir a segurança e o bem-estar de todos. Lembre-se também de que fazer a manutenção correta da água da piscina é indispensável e exige produtos de qualidade!