Quem precisa fazer a gestão do próprio negócio sabe que estoque significa dinheiro e que, por isso, não ter produtos parados é essencial para o sucesso do empreendimento. Então, para que você não sofra com esse problema e tenha equilíbrio na rotina de vendas, neste artigo apresentamos orientações valiosas para girar produtos na loja de piscinas. Siga com a gente!
5 dicas práticas para girar produtos na loja de piscinas
Antes de mais nada, tenha em mente que as dicas que separamos para girar produtos na loja de piscinas não funcionam apenas para quando a mercadoria ficar parada. Algumas delas também podem ser aplicadas no dia a dia do negócio mesmo, para auxiliar e agilizar a gestão das outras áreas também. Veja só:
1 – Capriche nas promoções
Organizar ações promocionais é sempre uma boa tática para girar produtos na loja de piscinas, pois é possível reduzir a quantidade de itens do estoque e até eliminar algum que esteja há muito tempo parado. Porém, é preciso ter cuidado na hora de estabelecer as regras dessas ofertas. Elas precisam ser vantajosas para os clientes, claro, mas não podem gerar prejuízos para a sua loja.
Ao estabelecer o valor do desconto, lembre-se de nunca ultrapassar o limite do preço de custo do produto (valor da aquisição + manutenção do estoque). Você pode até não ter tanto lucro com a venda de algum item, por exemplo, contudo, não vai perder dinheiro e ainda abrirá espaço para novas mercadorias.
2 – Atenção com a gestão do estoque
Como é feita a gestão do estoque da sua loja de piscinas? Se ainda é manual, talvez seja hora de pensar em automatizar esse processo! Primeiro, porque a tecnologia facilita muito a rotina de um negócio. Segundo, porque uma loja de piscinas exige um controle preciso para acompanhar a movimentação dos produtos.
Tenha sempre em mente que os produtos armazenados são a riqueza da sua empresa e que, justamente por isso, não dá para lidar com eles de qualquer jeito. Com o suporte de um processo mais automático, você consegue catalogar tudo o que tem no seu estoque e controlar o que entra e sai de maneira integrada. É possível saber, inclusive, qual vendedor vendeu o quê, as datas de saídas e, se você quiser, até qual cliente adquiriu determinada mercadoria.
Essa automatização pode dar um diferencial competitivo poderoso para a sua loja de piscinas! Acompanhando de perto o fluxo de reposição de seus clientes, você pode entrar em contato com eles quando chegar a época de compras e até oferecer descontos e promoções especiais, como indicamos lá no primeiro tópico. É uma forma, aliás, de mostrar que você se importa com a clientela e, consequentemente, fidelizá-la.
3 – Capacitar as equipes também está na lista
Na dica anterior, falamos que a tecnologia pode ser uma aliada poderosa da sua gestão. Mas de nada adianta uma boa ferramenta se não há profissionais com competência para operá-la, certo? Invista na capacitação do seu time de colaboradores para lidarem com o sistema. Assim, eles ficarão preparados para administrar o estoque com eficiência.
Mas não pare no treinamento técnico! Junto a ele, repasse aos funcionários a importância estratégica desse espaço de armazenamento, mostrando suas implicações nas finanças da loja de piscinas e também na conquista e retenção de clientes. Esta é mais uma recomendação que vale para a gestão da empresa de modo geral, afinal, uma equipe bem treinada só traz vantagens para todos!
4 – Organize sua política de compras
Uma das melhores formas de girar produtos na loja de piscinas é criar uma política de compras, estabelecendo as regras para a aquisição dos produtos. Dessa forma, você evita compras em excesso e também garante que não vai deixar sua clientela na mão com itens faltantes.
Para isso, olhe para o seu histórico de vendas, avalie o impacto da sazonalidade para os próximos períodos e converse com seus fornecedores. E falando novamente da tecnologia, aproveite-a para reunir os dados, cruzá-los e analisá-los. Desse modo, você consegue ter um panorama geral do seu estoque e pode trabalhar para não deixar faltar e nem sobrar nada.
5 – Cultive o bom relacionamento com os fornecedores
A regra é clara: uma boa loja de piscinas precisa de bons fornecedores. Isso porque, além de oferecer produtos de qualidade, eles podem atuar como verdadeiros parceiros do seu negócio, auxiliando, inclusive, a não deixar o estoque parado. Conhecendo bem os pacotes e as condições de negociação oferecidas, você consegue garantir sempre os melhores produtos com o melhor custo-benefício do mercado.
E de parceria a gente entende! A Bel Piscinas oferece um catálogo completo de produtos de qualidade reconhecida, com garantia de procedência e com alta concentração de cloro ativo, garantindo piscinas sempre bem tratadas e uma clientela pra lá de satisfeita com a sua loja!
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