treinar a equipe de vendas

Como treinar a equipe de vendas da sua loja de piscinas para a alta temporada

Quem é empreendedor sabe que não pode se dar ao luxo de pensar e planejar as atividades considerando uma estação do ano de cada vez. É preciso se adiantar e, especialmente para quem atua no ramo das piscinas, estar com tudo preparado com antecedência para quando o calor chegar de verdade. E treinar a equipe de vendas é um dos passos mais importantes para garantir um faturamento de peso no verão.

Afinal, como um dos modelos de negócio que mais são afetados pela sazonalidade, as lojas de piscinas precisam aproveitar a alta temporada para potencializar ainda mais seus lucros — mesmo que existam algumas ações para garantir boas vendas o ano todo, como já falamos neste artigo. Ainda mais se considerarmos que, com as temperaturas mais altas, além da frequência de uso das piscinas ser bem maior, a velocidade com que os produtos evaporam na água também aumenta, acelerando a proliferação de algas e microrganismos e, consequentemente, exigindo atenção mais constante.

Oportunidade para treinar a equipe de vendas

E se já sabemos que com a chegada das temperaturas mais altas e os banhos mais constantes o movimento na loja de piscinas também tende a aumentar, que tal aproveitar a boa oportunidade para trabalhar o seu mix de produtos e oferecer pacotes e opções com soluções mais completas e de ação mais intensa para o tratamento de piscinas? Mas lembre-se: são possibilidades que podem acabar passando despercebidas se a sua equipe de vendas não estiver capacitada e alinhada com a estratégia do negócio.

Pensando nisso, preparamos 4 dicas para ajudar você a deixar seus vendedores preparados para um verão cheio de vendas e com o faturamento no máximo!

1 – Inclua sua equipe na gestão do estoque

Qualquer estratégia de vendas capaz de gerar resultados reais precisa, obrigatoriamente, passar também por um bom planejamento, especialmente quando falamos no estoque. Isso porque, naturalmente, existem muitos anseios e medos que permeiam esse assunto: “e se eu comprar muitos produtos e não vender? ”. “Ou se eu comprar poucos produtos e não cumprir a demanda? ”. Ninguém quer correr o risco de colocar os pés pelas mãos e terminar o ano com prejuízo, certo?

Que tal, então, incluir a sua equipe de vendas na gestão do estoque? Além da soma de forças na hora de controlar o que entra e o que sai da loja, você vai poder contar com informações e com a perspectiva de quem está na linha de frente do negócio, capaz de fornecer um quadro muito mais realista sobre a demanda da sua clientela. Ao mesmo tempo, esses funcionários podem trabalhar com “um olho no cliente e outro no estoque”, tendo mais rapidez para identificar quais produtos estão vendendo bem juntos e sugerindo vendas adicionais para casos específicos, por exemplo.

2 – Apresente seu portfólio com clareza

Mesmo que a importância do seu uso seja indiscutível, o protetor solar não costuma ter a mais amigável das relações com a piscina. Dependendo da composição do produto — e o mesmo vale para bronzeadores —, a água pode ficar com o aspecto oleoso, turva ou até esverdeada. Agora, se um cliente da sua loja estiver enfrentando um problema comum desses, seus vendedores vão saber qual solução indicar para o tratamento da piscina? E se não souberem, quais as chances desse cliente procurar a concorrência e encontrar a resposta?

Além de perder o que poderia ser uma boa venda, é possível que esse cliente nunca mais volte à sua loja. Isso não significa, é claro, que sua equipe precisa ser toda composta de especialistas em tratamento de água, mas instruir os funcionários com profundidade e precisão a respeito do funcionamento, composição e aplicação dos produtos que a sua loja oferece é um bom caminho. Lembre-se que, ao entregar uma solução completa, as chances de fidelizar esse cliente são muito maiores!

3 – Preste atenção na abordagem

Saber como solucionar aquele problema urgente do cliente é importante, claro, mas não é tudo. A abordagem é outro fator indispensável no processo de atendimento. Imagine uma situação em que um dono de piscina de “primeira viagem” vá até a sua loja. Aproveitando-se da pouca experiência desse cliente, seu vendedor o convence a levar para casa diversos produtos que, embora façam parte do tratamento da piscina, talvez não sejam compras emergenciais ou poderiam ser levados em quantidades menores.

Porém, seu vendedor não procurou nem saber o tamanho, a frequência de uso e outros detalhes da piscina antes de empurrar um combo completo de produtos. Apesar de um bom ticket de venda, você tem certeza que mandou para casa um cliente satisfeito? Cedo ou tarde, ele vai entender que muitos daqueles produtos não foram úteis para a manutenção que ele pretendia fazer e lá se foi a chance de conquistar mais um cliente fixo. Por isso, vale incentivar seus vendedores para que conversem e busquem conhecer a real necessidade dos consumidores. Assim fica até mais fácil saber quais soluções e marcas se encaixam em suas demandas.

4 – Não esqueça das metas e indicadores

Por fim, se na sua loja ainda não existe o hábito de trabalhar com metas e indicadores, esse é um ótimo momento para começar. Afinal, com processos bem definidos, seus vendedores vão ter mais liberdade para agir e tomar decisões. É muito mais eficiente do que deixar todas as decisões sob responsabilidade do dono do negócio. Imagine que, toda vez que um cliente pedir um desconto, o vendedor tenha que consultar você para saber até que ponto pode baixar o preço.

Além do tempo perdido, o cliente reconhece que o vendedor não tem autonomia e, posteriormente, vai ter muito mais dificuldade para aprofundar o laço com a loja. Mas não esqueça que, para que isso funcione, é necessário criar metas atingíveis e de fácil compreensão, dividindo-as entre todos os seus vendedores. Dessa forma, toda a equipe vai saber como agir para reverter resultados ruins ou situações que possam colocar o faturamento em risco.

E você? Já preparou a sua equipe para ultrapassar todas as metas e fazer um fechamento de ano com o faturamento nas alturas? Quais são as grandes dificuldades e desafios de gestão que a sua loja enfrenta? Conte para a gente!