Você já deve ter visto em fotos, filmes e até mesmo pessoalmente aquela piscina com bordas transparentes que, muitas vezes, estão voltadas para cômodos internos dos imóveis, dando a sensação de que você está observando um aquário. Tendência de mercado e utilizada há tempos em apartamentos e casas de luxo, as piscinas de vidro garantem um visual elegante e tornam as áreas de lazer modernas e atrativas. Então, que tal realizar o sonho de ter aquela “piscina de novela” na sua casa também?
Para ajudá-lo a entender as vantagens de construir uma piscina de vidro em seu espaço de lazer, reunimos neste artigo dicas importantes sobre aspectos construtivos, os cuidados necessários e como essa tendência que tem se espalhado pode deixar sua casa ainda mais aconchegante e com um cenário digno de televisão. Confira!
Como são construídas as piscinas de vidro?
Assim como o próprio nome sugere, a piscina tem uma estrutura de chapas de vidro. Certamente você se pergunta: mas como pode uma piscina ser feita de vidro? Como ela vai suportar toda a pressão da água? Nós estamos aqui para explicar tudo isso.
O vidro utilizado para a construção da piscina é diferenciado e se assemelha muito àqueles utilizados em carros blindados. Ou seja, ele possui alta resistência para suportar pressões e pesos.
Embora seja laminado, assim como o utilizado em construções e mobiliários, o vidro utilizado na estrutura das piscinas se diferencia dos laminados comuns por sua espessura, que varia de acordo com a profundidade e a largura de cada piscina, o que garante a resistência.
As piscinas possuem várias camadas intercalando películas e chapas de vidro laminado. Dessa maneira, mesmo em caso de rachaduras, a estrutura intercalada impede a ruptura total. Mas atenção! Caso você note qualquer dano em sua piscina, ele precisa ser reparado rapidamente.
A estrutura geral da piscina de vidro é semelhante às utilizadas em piscinas convencionais: bases de concreto, impermeabilização e sistema de drenagem.
Agora que você já sabe como as piscinas de vidro são construídas e que, além de belas são seguras, vamos dar uma olhadinha nas vantagens que elas podem trazer para o seu ambiente!
Beleza e elegância aliadas à diversão
Pensar em piscinas de vidro faz a memória viajar por visuais deslumbrantes e inusitados. Muito utilizadas em resorts, hotéis e apartamentos de luxo, elas podem ter somente uma lateral de vidro, apenas o fundo ou ser completamente construída de material transparente, proporcionando um desenho leve que permite brincar no momento de integrá-la ao ambiente.
O visual decorativo faz da piscina de vidro um curinga, podendo ser utilizada tanto em ambientes externos quanto integrada ao ambiente da casa, tendo uma ou mais bordas anexadas aos cômodos internos.
A iluminação é outro ponto forte. As bordas, quando iluminadas pelo sol, por exemplo, criam efeitos de luz interessantíssimos e belíssimos. Além disso, a iluminação da piscina de vidro pode ser realizada com luzes de LED que criam um ambiente diferenciado e, claro, garantem o uso também à noite.
Tudo isso já é motivo suficiente para começar a pesquisar onde colocar uma piscina de vidro na sua casa não é mesmo? Mas ainda tem mais: os modelos! Como vimos, as piscinas podem ter uma ou todas as bordas de vidro, o que amplia muito o leque de opções.
Você já viu aqui no blog o quanto uma piscina com bordas infinitas permite a contemplação de ambientes e paisagens. Com as piscinas de vidro não é diferente! Elas podem ser instaladas em ambientes externos, dando mais charme ao local, ou integradas a residências e prédios. Neste caso, as molduras são uma diversão à parte e podem ser escolhidas de acordo com a arquitetura do seu imóvel.
Mas claro, assim como toda piscina, ela também exige cuidados. Vamos ver.
Quais os cuidados necessários com as piscinas de vidro?
As piscinas de vidro são belas em sua essência. Seu desenho leve e as incontáveis possibilidades de instalação as tornaram as queridinhas do momento. Para garantir que sua piscina chame a atenção apenas pela beleza, e não por qualquer problema, listamos aqui alguns cuidados que você precisa tomar:
- Certifique-se que estruturas, base e possíveis laterais de concreto e ferragens que garantem sustentação ao vidro estejam dimensionadas respeitando tanto a resistência de cada material quanto a medida de cada uma das peças;
- Cada uma das peças de vidro deve estar em perfeitas condições. Qualquer irregularidade, inclusive nas bordas, pode interferir na resistência do material;
- Antes de instalar sua piscina, elabore um projeto analisando todo o local em que ela será inserida. Tire todas as medidas para que os materiais respeitem o ambiente e sua piscina seja segura a todos que irão utilizá-la.
Viu só? São cuidados simples, mas que garantem a sua segurança de todos que, com certeza, vão aproveitar muito o espaço!
Bom, como vimos, as piscinas de vidro garantem charme, beleza e elegância a qualquer residência, não é mesmo? Mas para que o visual seja completo, também é necessário garantir que a água esteja limpa e tratada. E neste quesito você já sabe com quem contar: Bel Piscinas!
Temos uma linha completa de produtos de alta qualidade para deixar a água da sua piscina sempre saudável e cristalina. Para saber mais sobre os procedimentos, equipamentos e produtos necessários para cuidar da sua piscina você pode baixar gratuitamente o nosso e-book e, claro, acessar nosso site e ficar por dentro de todas as soluções que temos para oferecer!