Se montarmos uma relação com os principais processos envolvidos na rotina de tratamento da água, a peneiração da piscina certamente aparece no topo dessa lista. Afinal, a imagem clássica de alguém passando a peneira na superfície é quase uma marca registrada quando o assunto é a limpeza desse espaço.
Quem tem piscina em casa sabe que esse processo é extremamente simples e rápido. É tão descomplicado, na verdade, que acaba fazendo com que muitas pessoas não atribuam a esta etapa a verdadeira importância que ela merece — um erro grave, já que deixar essa ação de lado pode comprometer a pureza da água e até aumentar o consumo de cloro durante a higienização da piscina!
Afinal, qual é o papel da peneiração da piscina?
Quando algum tipo de sujeira entra em contato com a água, ele geralmente fica suspenso por algum tempo, flutuando, até que a gravidade faça seu trabalho e empurre as impurezas para o fundo. Isso vale para a poeira em geral e também para pequenos insetos, folhas e matérias orgânicas. Até aqui nada novo, certo?
O problema começa quando esse material começa a se dissolver. Depois que essa sujeira fica dividida em pequenas partículas, a tendência é que não se consiga mais reter essas partículas com a peneira. Daí em diante, só a escovação e a aspiração podem resolver a situação — com a ajuda de muito cloro, é claro!
Em piscinas instaladas a céu aberto esse processo acontece de forma natural o tempo inteiro, todos os dias. Inclusive, é por isso que água deve ser tratada com frequência, mesmo em períodos de baixa utilização. E é justamente aqui que a peneiração da piscina entra como uma aliada poderosa de quem quer manter esse espaço limpo.
Afinal, a peneira permite que você remova as impurezas suspensas na superfície antes que elas comecem a dissolver, evitando o acúmulo de matéria orgânica na água, freando a proliferação de algas e, consequentemente, deixando a água cristalina por muito mais tempo. Esse processo ajuda até mesmo a evitar que a água assuma o tão temido aspecto esverdeado!
Além disso, é só fazer as contas: se a peneiração da piscina mantém a água limpa por mais tempo, isso também significa um intervalo maior entre as rotinas de tratamento, incluindo a aplicação de cloro, algicida, decantador e dos outros produtos que fazem parte do ritual. Em outras palavras, a peneira faz bem para a água e para o seu bolso.
Como usar a peneira na piscina da forma correta
Como explicamos, a maioria dos insetos, plásticos, poeira e pequenas folhas tem dificuldade de romper a tensão superficial da água logo que cai na piscina. Em termos práticos, isso significa que a peneiração não possui um calendário preciso: quando você identificar alguma impureza flutuando, encaixe a peneira no cabo telescópico e mãos à obra!
Uma dica importante é sempre fazer a peneiração no mesmo sentido em todos os usos. Isso evita que a sujeira caia da peneira de volta na piscina e também contribui para a longevidade desse equipamento, já que a trama da rede costuma ficar cada vez mais fragilizada conforme vai sendo usada.
E na hora de fazer a peneiração, também é importante ter a tensão superficial em mente: se você passar a rede na superfície com muita força, a tendência é que a sujeira se divida ou mesmo afunde. Então, o ideal é fazer a peneiração de forma lenta e constante, tirando o equipamento da água apenas quando o serviço estiver concluído ou quando a rede acumular um grande volume de detritos.
Tenha em mente que, assim como todos os equipamentos que são usados na piscina, a peneira entra em contato com uma água que possui alta concentração de cloro. Se esse material for utilizado e depois abandonado ao tempo — para secar ao sol, por exemplo —, a rede vai acabar se tornando quebradiça depois de alguns usos. O ideal é que ela seja lavada em água corrente após o uso e fique armazenada em um local seco e com sombra.
Atenção com a escolha dos seus produtos!
Vale lembrar que todos esses cuidados com o tratamento e a peneiração da piscina só vão ser eficazes se você utilizar as soluções certas para isso! Busque sempre produtos de qualidade, caso contrário, não há peneiração que resolva o problema: sua piscina vai acabar suja e imprópria para o banho.
Por isso, cuidado redobrado na hora de escolher seu fornecedor! Aqui na Bel Piscinas, você encontra um portfólio completo de soluções para o tratamento da sua água. Além de diversas alternativas de cloro, com diferentes concentrações, você ainda conta com algicida, barrilha, decantador e estabilizador com garantia de procedência.
E então, ficou mais fácil entender a importância da peneiração da piscina? Esperamos que este artigo ajude a simplificar esse processo aí na sua rotina. Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato com a gente ou deixe seu comentário aqui no blog! Temos um time de profissionais preparado para atendê-lo!