plantas de verão

Saiba quais são as melhores plantas de verão para decorar a área da piscina

Que o verão proporciona os melhores e mais ensolarados períodos para curtir a piscina ninguém discorda. Agora imagine que, além do banho refrescante, você possa desfrutar de um jardim cheio de vida ao seu redor! Bem melhor, não é mesmo? E a boa notícia é que, sabendo escolher corretamente as suas plantas de verão, você pode caprichar no paisagismo da área externa sem gastar muito e ainda contar com um espaço vibrante e aconchegante para receber seus amigos e familiares!

Em meados de outubro, a maioria das plantas tropicais sai do período de dormência, florescendo mais rapidamente e dando um novo colorido às ruas e jardins. Por isso, nada melhor do que aproveitar o embalo e dar uma cara nova para os arredores da piscina, certo? Mas atenção: para quem deseja começar ou redecorar o canteiro nessa época, é importante lembrar que as temperaturas mais altas também exigem cuidado redobrado com o cultivo dessas plantas.

Cuidados com as plantas de verão

Nas épocas mais quentes do ano, nós precisamos nos hidratar com mais frequência e nos alimentar com mais atenção, pois acabamos gastando mais energia e nutrientes graças ao calor, não é verdade? Com as plantas de verão isso não é diferente. Apesar de serem espécies mais resistentes a temperaturas elevadas, elas também precisam receber uma quantidade maior de água e sua manutenção precisa ser mais frequente.

E como se as altas temperaturas já não representassem um problemão para as plantas, é preciso lembrar ainda que a maioria dos ambientes ao redor das piscinas externas é bem seco e com incidência direta do sol, agravando ainda mais a situação.

É claro que, ao montar a área da piscina com pedras, cerâmicas e até mesmo os elegantes decks de madeira, além de garantir um visual muito bonito, é possível facilitar o acesso para o banho e ainda evitar os acidentes com quedas na área externa. A contrapartida, contudo, é que esse tipo de chão mais seco também funciona como um perigoso condutor de calor, fazendo com que todo esse espaço superaqueça com mais facilidade, aumentando também as chances de suas plantas ficarem desidratadas e acabarem morrendo.

Por isso, é importante que a rega seja feita todos os dias, não apenas para garantir que as plantas cresçam saudáveis, mas também para remover os resíduos da evaporação do cloro. Isso porque, com o aumento na intensidade do calor, é normal que a água evapore mais depressa. Assim, os produtos químicos presentes na água acabam se espalhando pelo espaço e grudando nas superfícies das folhagens, o que pode queimar a planta e deixá-la amarelada.

Além disso, também é importante sempre aparar os arbustos e retirar os ramos de flores que acabam murchando com o tempo e com as altas temperaturas. Uma boa dica é aproveitar o início da estação para refazer a adubação de todas as plantas de verão, garantindo que elas cresçam e floresçam fortes até que as temperaturas comecem a diminuir.

Lembre-se ainda de contar com produtos de qualidade para a manutenção tanto do jardim quanto da piscina. Afinal, de nada adianta ter plantas vistosas se a água da piscina não estiver saudável e cristalina. E para isso, você já sabe: conte com as soluções da Bel Piscinas e da Bel Jardim!

As melhores plantas de verão para decorar a área piscina

 E agora que você já conhece os principais cuidados com suas plantas durante o calor, que tal conferir algumas das plantas de verão recomendadas para a área em volta da piscina? Trazemos opções tanto para quem deseja adotar uma estética visual mais neutra quanto para quem pretende aproveitar a temporada e dar um upgrade total no visual do ambiente. Conheça, escolha a que mais combina com a sua área externa e mãos à obra:

1 – Bico de papagaio

Famosa no Brasil pelo nome de flor do Natal, a bico de papagaio é uma planta muito utilizada para fins decorativos, especialmente na época do Natal, devido às suas folhas semelhantes a pétalas de flores vermelhas. Nativa do México, essa planta floresce muito bem em contato direto com o sol, podendo ficar em ambientes externos sem a necessidade de sombras ou regas muito constantes.

Além disso, a bico de papagaio é uma das favoritas não apenas por sua capacidade de suportar o calor, mas principalmente por agregar beleza às decorações com sua colorização versátil — a folhagem pode ser vermelha, roxa, rosa, amarela ou branca. Enquanto as folhas podem chegar a 30 centímetros de comprimento, as flores podem alcançar até 20, fator que contribui bastante para a limpeza da piscina caso as chuvas ou ventos arrastem as folhagens para a água.

2 – Lavanda

Bastante conhecida por suas propriedades relaxantes e o seu cheiro particular, a lavanda tem uma aparência muito atrativa e delicada. Apesar disso, é uma planta extremamente resistente, que se desenvolve melhor em solos arenosos e só precisa de luz e água para se desenvolver. Suas flores são pequenas, o que pode dificultar um pouco a manutenção da piscina. Contudo, seu aspecto delicado é uma boa alternativa para quem quer criar um ambiente elegante e sóbrio.

3 – Tulipas

As tulipas também são ótimas flores para o verão, uma vez que florescem entre o meio e o fim da primavera. Muito procurada por quem quer fazer a decoração de áreas externas, a tulipa existe em grande variedade de cores e texturas, que vão desde as tulipas em miniatura, ideais para ter dentro de casa ou em jardins pequenos, até as chamadas tulipas gigantes, ótimas para espaços externos. Suas folhas e pétalas boiam com facilidade, facilitando a limpeza da piscina.

4 – Agave

Agora, se você está em busca de uma decoração mais neutra e quer evitar as flores, então é hora de conhecer a agave. Rasteira e fácil de cuidar, a agave é uma planta que se prolifera bem rápido e pode passar mais de 15 dias diretos ao sol sem uma gota de água. Suas folhagens nunca caem e essa planta não possui flores, fato que deixa todo o processo de limpeza das piscinas muito mais fácil.

5 – Hibiscos

Essa aqui já apareceu lá nas nossas dicas de plantas de primavera, mas vale resgatá-la como uma ótima opção para a temporada de verão. Ideal para quem está buscando um jardim extravagante e colorido, os pés de hibiscos se desenvolvem muito bem nas altas temperaturas. Lembrando que os hibiscos fazem parte de um gênero botânico com mais de 300 espécies e, por isso, é possível misturar as mudas e brincar com as composições do jardim.

Saiba mais sobre paisagismo e jardinagem

Preparado para começar ou renovar o paisagismo ao redor da sua piscina? Não esqueça que nas festas de fim de ano as chances de que esse espaço seja o mais frequentado da casa são grandes. Por isso, na hora de planejar a decoração e escolher suas plantas de verão, que tal aliar beleza e praticidade para criar um visual único?

Confira nosso guia completo sobre paisagismo e jardinagem ao redor da piscina e inspire-se em ótimas ideias para transformar sua área externa!

E se você tiver outras ideias ou quiser tirar dúvidas sobre o assunto, deixe um comentário!