Um dos maiores desafios para quem atua no ramo das piscinas é fazer o controle do inventário. Afinal, além de ser essencial para que a sua empresa possa oferecer os produtos certos no momento certo, a gestão de estoque na loja de piscinas também funciona como uma poderosa ferramenta para monitorar tudo o que está disponível no depósito. Ela permite, inclusive, que o lojista programe promoções, vendas especiais e confira o mix de produtos sempre que necessário.
Por isso, é natural que esta área seja uma das primeiras a ser considerada quando falamos no planejamento estratégico do negócio. Mas quem precisa lidar com o estoque pode acabar enfrentando também algumas dúvidas na hora da tomada de decisão, especialmente no que diz respeito ao excesso ou a falta de determinado item, já que as duas situações são ruins.
Isso porque não há nada pior do que ter as vendas prejudicadas ou emperradas pela falta de produtos. Ao mesmo tempo, comprar uma quantidade excessiva pode comprometer o faturamento se as vendas forem baixas. É neste cenário, em que é preciso organizar, catalogar e controlar o fluxo de entradas, registros e saídas o tempo todo, que conhecer os principais pilares de uma boa gestão do estoque pode ajudar a descomplicar, e muito, a rotina do lojista.
É por isso que, neste artigo, revisaremos os principais fatores para garantir equilíbrio, precisão e qualidade no controle do inventário da sua loja de piscinas. Vamos lá?
1 – Contabilização de inventário
Por mais que pareça evidente, é importante ressaltar que qualquer ação voltada ao controle do estoque deve passar, obrigatoriamente, por um levantamento criterioso de todo o inventário. Nele, é preciso considerar os itens que estão na estrutura física do estoque, bem como aqueles que só são comercializados de vez em quando ou sob demanda específica de alguns clientes.
É fundamental registrar tudo, garantindo ainda que todos os integrantes das suas equipes possam sempre consultar e alterar o status de um produto quando necessário. Assim, com o inventário contabilizado e com um bom fluxo de processos para mantê-lo sempre atualizado, as chances da sua loja ser pega de surpresa com uma eventual alta ou queda da demanda diminuem consideravelmente — e vamos entender o porquê no tópico seguinte.
2 – Previsão de demanda
Em países tropicais, a primavera costuma ser marcada por dias bastante úmidos e com temperaturas um pouco mais elevadas, combinação ideal para a proliferação de algas e microrganismos nas piscinas. Por isso, é geralmente com a chegada dessa estação que a venda de algicidas recebe um impulso. Agora imagine que, por estarmos relativamente distantes do verão, o lojista ainda não tenha renovado o estoque de produtos e, com o repentino aumento na demanda, foi pego de surpresa.
Esse é um erro que, apesar de bastante comum, pode prejudicar muito a relação do cliente com a sua loja, especialmente se ele costuma comprar todos os produtos para o mês com você. Ao mesmo tempo, é um erro fácil de evitar: converse com colegas, parceiros e, principalmente, com os fornecedores. Eles podem ajudar a elaborar um cronograma e, geralmente, conhecem bem os efeitos da sazonalidade e os ciclos de vendas dos seus produtos. Além disso, se sua loja estiver com a contabilização do inventário em dia, também fica mais fácil acompanhar a saída dos produtos e providenciar sua reposição.
3 – Fornecedores e reposição
E por falar em reposição, aqui entramos em mais um tópico indispensável para a gestão de estoque, que é a definição do seu modelo de reposição. Isso porque, agora que a sua loja de piscinas já possui um inventário e conhece melhor as previsões de demanda, chegou a hora de organizar também a frequência, a quantidade e quais indicadores vão ser levados em consideração para determinar como e quando as suas mercadorias vão ser repostas. Obviamente, não se pode definir um modelo ideal para todos os negócios, visto que cabe ao lojista analisar os números da loja e esquematizar o seu próprio fluxo de compras.
A dica aqui é dar uma atenção especial ao relacionamento com os fornecedores, conhecendo seus pacotes e suas condições de negociação, e com os clientes, se inteirando melhor das necessidades dele e, com isso, tentar prever os picos de consumo. Mas lembre-se: evite deixar o nível do seu estoque diminuir muito antes de pedir a reposição. Afinal, é mais fácil escoar alguns produtos em excesso com promoções ou ações de queima de estoque do que recuperar um cliente que escolheu outro estabelecimento para fazer suas compras, certo?
4 – Queima de estoque
Desde o fim de 2017, o varejo brasileiro está com um alto índice de estoques parados. Uma pesquisa da Fecomércio de São Paulo, por exemplo, revela que 33,3% das lojas ficaram com os estoques acima do ideal em julho de 2018 – no mês anterior, o índice foi de 32,4%. E quem é dono do próprio negócio sabe que estoque parado é igual a dinheiro parado. A boa notícia é que, nesse contexto, as queimas de estoque são grandes aliadas do lojista para recuperar o investimento com uma margem de lucro aceitável e, com isso, escoar aqueles produtos que estavam pegando poeira nas prateleiras.
Mas não esqueça que uma boa queima de estoque deve oferecer descontos de verdade, que realmente tenham a capacidade de cativar o público sem afetar a saúde financeira da loja. Vale, por exemplo, montar kits completos de produtos e, no pacote, incluir alguns daqueles que estão parados no estoque, oferecer descontos progressivos para incentivar o cliente a comprar mais e até mesmo trabalhar com a distribuição de brindes. Por mais simples que possa parecer, promoções que oferecem recompensas para aquelas compras acima de um determinado valor são muito eficientes na hora de aumentar o ticket médio das compras.
Colocando a gestão de estoque na loja de piscinas em prática
Agora que você já sabe quais os principais pilares para uma gestão eficiente da loja de piscinas, que tal tirar as ideias do papel e organizar o inventário de uma vez por todas? Além de ganhar mais tempo para dedicar ao negócio, você também vai contar com mais segurança e assertividade na hora de tomar as decisões importantes!
E já que o assunto da vez é organização, vale lembrar que além do estoque, existem outras áreas importantes que precisam de atenção constante. Por isso, indicamos ainda dois outros artigos aqui do blog: um sobre como definir preços de produtos na loja de piscinas e outro sobre os principais erros na gestão do negócio.
Você usa outras práticas e indicadores para montar o seu estoque? Comente aqui embaixo e divida a sua experiência com a gente. Vamos, juntos, ampliar o debate sobre o tema!