sulfato de alumínio ou clarificante

Sulfato de alumínio ou clarificante? Entenda as diferenças entre eles

Usar sulfato de alumínio ou clarificante na rotina de tratamento da piscina tem resultados bem semelhantes: além de coagulantes, ambos eliminam a água turva e auxiliam na rotina de aspiração e limpeza. É por isso que muitas pessoas ainda confundem os dois produtos, já que suas funções são basicamente as mesmas.

Mas não se engane: apesar dos paralelos, a aplicação de cada um deve acontecer sob diferentes condições. É por isso que, neste artigo, vamos mergulhar nas semelhanças e diferenças entre eles e ajudar você a entender quando é a hora certa para utilizá-los. Acompanhe!

Para que servem esses produtos?

Quem tem piscina a céu aberto sabe que sem pelo menos uma capa de proteção, é impossível manter a sujeira longe da água por muito tempo. Isso porque os ventos e as chuvas se encarregam de arrastar poeira, impurezas e pequenas partículas para a superfície — e elas ficam lá, mesmo que invisíveis aos nossos olhos.

O problema é que, quando há acúmulo dessas partículas, a tendência é que a água fique turva. É aqui que soluções como sulfato de alumínio ou clarificante entram em cena: esses produtos aglutinam a sujeira na água, criando flóculos mais concentrados. E por serem mais pesados, esses aglomerados de partículas vão para o fundo da piscina, simplificando a aspiração.

Além disso, o sulfato de alumínio e o clarificante otimizam e aumentam a segurança do processo de filtração, já que impedem a formação de crostas no pré-filtro e facilitam a ação do filtro de areia, deixando a água cristalina com mais facilidade.

E qual usar: sulfato de alumínio ou clarificante?

Ambos! A diferença é que o clarificante vai ajudar você aglomerando as pequenas partículas de sujeira presentes na piscina, enquanto o sulfato de alumínio contribui floculando e decantando os resíduos pesados. Para não restar dúvidas sobre o uso do sulfato de alumínio ou clarificante, organizamos uma divisão prática! Olha só:

  • Clarificante Bel Piscinas

Função:

É ideal para lidar com as pequenas partículas de sujeira presentes na piscina. Ele pode ser utilizado também quando existirem partículas em suspensão que custam a decantar. O produto pode ser aplicado semanalmente ou em intervalos menores, dependendo da carga de sujeira presente na água.

Modo de usar:

– Ligue o filtro da piscina;

– Dilua previamente o Clarificante em um balde plástico com água;

– Adicione o produto e deixe recircular por aproximadamente 2 horas ou conforme instrução do fabricante do filtro;

– Desligue o filtro e deixe a água parada por mais 2 horas;

– Aspire o fundo, filtrando a sujeira depositada;

– Ao fim da limpeza, realize a retrolavagem do filtro;

– Meça o teor de pH e cloro utilizando o Kit Teste Bel Piscinas. Se o resultado não estiver dentro do parâmetro ideal, realize a correção.

Dosagem recomendada:

Para manter a água sempre cristalina, utilize semanalmente 1,5 ml do produto para cada mil litros de água. Caso a sujeira presente na piscina esteja elevada, utilize de 3 a 6 ml do Clarificante para cada mil litros de água.

Precauções:

O bom funcionamento do clarificante depende também de uma piscina com parâmetros químicos estabilizados. Por isso, regule o pH, a alcalinidade total e o cloro livre antes de aplicar o produto na água.

  • Sulfato de Alumínio Bel Piscinas

Função:

É um aliado poderoso para quem precisa lidar com a sujeira pesada presente na água da piscina. Ele pode auxiliar em situações em que ela foi atingida por enchentes, depois de grandes ventanias ou mesmo quando ficou muito tempo sem receber a manutenção adequada.

Modo de usar:

– Dissolva 40 g de Sulfato de Alumínio para cada mil litros de água em um balde plástico com água;

– Adicione o produto na piscina e deixe recircular por aproximadamente 30 minutos;

– Ajuste o pH da água em 7,5 com auxílio da Barrilha Leve;

– Deixe a água parada por 24 horas para completa decantação;

– Após esse período, aspire o fundo da piscina com o filtro na posição drenar;

– Caso necessário, repita o procedimento;

– Meça o teor de cloro utilizando o Kit Teste Bel Piscinas. Se o parâmetro de cloro estiver dentro da faixa ideal, de 1 a 3 ppm, o uso da piscina está liberado.

Precauções:

Depois de usar o Sulfato de Alumínio, é sempre necessário verificar o pH da água, pois o produto altera este índice, que deve ficar entre 7,2 e 7,6. Essa verificação pode ser feita com o Kit Teste Cloro e pH ou com a Fita Teste.

Conte com a Bel Piscinas!

Ficou mais fácil entender as diferenças e aplicações de cada um dos produtos, certo? Tenha sempre em mente que, na hora de decidir entre sulfato de alumínio ou clarificante, a dica é estudar bem a situação da piscina e, claro, conferir a recomendação de uso do fabricante dos produtos.

E para quem faz questão de utilizar soluções de qualidade superior e ação comprovada, a Bel Piscinas oferece um portfólio completo para tratamento de piscinas, incluindo, claro, o sulfato de alumínio e o clarificante. Visite nosso site e conte com a gente para garantir uma água sempre saudável e cristalina!

Ah, lembre-se que também disponibilizamos uma série de materiais aqui mesmo, no nosso blog, com dicas valiosas para o dia a dia de quem precisa lidar com a piscina. Um bom exemplo é nosso guia completo para o tratamento da água, que você pode acessar gratuitamente clicando no botão abaixo. Aproveite!