Na hora de investir na construção de uma piscina em casa, é natural que as dúvidas a respeito do tamanho da obra comecem a aparecer. Em momentos assim, é muito comum que a empolgação fale mais alto e o dono do espaço acabe optando por uma piscina grande demais para a quantidade de banhistas. Mas já parou para pensar que a construção e o tratamento de piscinas pequenas pode sair muito mais barato e ainda assim garantir a diversão e o conforto da família?
É claro que ter uma piscina enorme em casa tem suas vantagens: além de um espaço ideal para receber todos os amigos e familiares no verão, ela ainda contribui para a valorização do imóvel e permite a prática regular de natação e outros exercícios físicos. Contudo, é verdade que nem sempre existe espaço físico e financeiro para encaixar um empreendimento desses no orçamento.
Mas quem foi que disse que uma piscina pequena também não possui seus benefícios? Neste artigo, separamos as principais vantagens relacionadas com a construção e o tratamento de piscinas pequenas e algumas dicas de cuidados especiais que esse tipo de estrutura exige durante a manutenção para ajudar você a se decidir de uma vez por todas sobre o tamanho da sua piscina!
Uma aliada poderosa para a suas finanças
Como já falamos das finanças, nada mais justo do que começar por este aspecto. Afinal, o investimento em uma piscina pequena, além de economizar espaço, é econômico também na hora de construir. Isso porque, independentemente do material escolhido — alvenaria, fibra de vidro ou vinil —, o gasto costuma ser sempre diretamente proporcional à dimensão do projeto.
Trocando em miúdos, gasta-se menos pois consome-se uma quantidade menor de material. E se engana quem pensa que essa economia fica só por conta do material e da mão de obra: é possível economizar até mesmo na instalação das bombas e dos filtros. Tenha em mente que piscinas menores não vão exigir a utilização de bombas com muita potência e nem de filtros muito grandes, fatores que ajudam a baratear o projeto como um todo.
Outro fator que tem um peso importante na hora de escolher o tamanho da piscina é a presença de crianças em casa. Ora, se existem crianças pequenas na residência, você com certeza vai ficar muito mais tranquilo sabendo que sua piscina é pequena e rasa e, consequentemente, não oferece riscos de afogamentos ou de outros acidentes, não é verdade?
Sem contar que, por aqui, vivemos em um país tropical. Isso significa que, em projetos de piscinas pequenas, os donos têm a grande vantagem de poder usufruir dela durante o ano inteiro. Basta considerar que, nas piscinas maiores, a água é extremamente gelada nos meses mais frios, mesmo naqueles dias de sol excepcionalmente quentes. Na piscina pequena, a temperatura da água pode ser ajustada com muito mais facilidade, por exemplo.
E é claro que não podemos deixar de falar da evidente economia com limpeza e manutenção! Afinal, uma quantidade menor de água significa menos cloro, menos algicida e uma quantidade inferior de todos os produtos químicos utilizados nesse processo. Adicionalmente, bombas e motores precisam trabalhar por um período mais curto de tempo para assegurar uma filtragem eficiente — economia também com energia elétrica!
Atenção com o tratamento de piscinas pequenas!
Você já viu que existem diversas vantagens em ter uma piscina pequena em casa, especialmente no aspecto financeiro. Contudo, aqui vale um lembrete importante: independentemente do tamanho da estrutura, não esqueça que toda piscina precisa de tratamento químico! Ainda que a quantidade de água seja pequena, lembre-se de que é a sua saúde e a saúde dos banhistas que está em jogo.
Por isso, crie uma rotina de manutenção semanal e, claro, utilize equipamentos eficientes para acompanhar os níveis de cloro e de alcalinidade da água. E nesse contexto, é preciso ter cuidado extra para não exagerar nas quantidades: faça aplicações proporcionais à quantidade de água e não esqueça de renová-la sempre que for preciso.
Ah, e não esqueça que produtos e equipamentos de manutenção, como as famosas pastilhas de cloro, flutuadores e aspiradores, também podem ser utilizados para o tratamento de piscinas pequenas. Os produtos da Bel Piscinas, por exemplo, ajudam você a garantir uma água sempre cristalina e saudável para a sua família e seus amigos!
Sem contar que o método VAPT, que é nossa novidade por aqui, traz todas as indicações de produtos e processos que a sua piscina precisa para ficar sempre pronta para aquele mergulho refrescante em muito menos tempo! Então não perca tempo: conheça nossos produtos e, se ficou com alguma dúvida ou quer mais detalhes sobre quais soluções utilizar na manutenção do seu espaço, entre em contato com a nossa equipe ou deixe seu comentário aqui no blog!